Não consigo me concentrar! Atitudes, dicas e técnicas para resolver o problema.

Você sabe a diferença entre concentração e foco? Vamos dar uma olhada no significado de cada uma dessas palavras.

Concentração: ato de manter-se concentrado, ou seja, dedicar voluntariamente toda a atenção para alguma coisa, um objetivo ou uma atividade. Foco: ponto para o qual converge alguma coisa.

Podemos perceber que os dois conceitos estão diretamente relacionados. Estar concentrado é estar dirigindo nossa atenção para alguma coisa. Essa “alguma coisa” é o foco da nossa concentração. Portanto, quando falamos de estar concentrado ou estar focado, estamos falando de coisas complementares e interligadas.

Manter nossa atenção por um certo período de tempo em alguma tarefa é uma dificuldade que muitas pessoas enfrentam no dia a dia. E existem inúmeros motivos para isso: interrupções, distrações, falta de motivação, procrastinação. Essa situação também é reflexo de vivermos em uma sociedade que acredita que ser multitarefa é sinônimo de produtividade, de forma que involuntariamente treinamos nosso cérebro para fazer várias coisas ao mesmo tempo e, no final das contas, não conseguimos nos concentrar direito em nada. (Existem inúmeros estudos que mostram que ser multitarefa é prejudicial a nossa produtividade, tem post aqui no blog sobre isso.)

Outro ponto é que a concentração varia de pessoa para pessoa, alguns tem maior facilidade e outros não.  Depende também das condições biológicas, da hora do dia, do bem estar físico e mental, do que está acontecendo na sua vida e de quão  interessado ou motivado você está em concluir sua tarefa.

A boa notícia é que manter-se focado e concentrado é também uma questão de prática. Quando mais você treinar para se manter assim, mais fácil ficará com o tempo. 

Existem diversas técnicas, métodos e dicas para ajudar a manter a concentração e o foco. Vamos falar um pouco sobre isso agora.

Atitudes a longo  prazo

Um estado físico e mental saudável é fundamental para nos ajudar a melhorar e manter nossa concentração. Uma pessoa que se sente bem fisicamente e está com a mente tranquila e em ordem tem mais facilidade para se concentrar.

As dicas a seguir podem parecer óbvias, mas me diga: você as aplica no seu dia a dia?

  • Mantenha-se descansado. Descubra o número ideal de horas de sono para você e seja fiel a esse tempo de descanso. Não durma horas a mais nem horas a menos.
  • Se planeje. Planejar é essencial para sabermos o que precisa ser feito e como será feito. Desperdiçamos muito tempo quando não temos claro em nossa mente o que precisamos fazer e de que forma deve ser feito.
  • Medite. Diversos estudos científicos mostram que a meditação reduz a ansiedade e o estresse. E quanto menos ansioso e estressado você estiver, mas fácil será se concentrar. A própria definição de meditação fala por si: “A meditação é uma prática que, através de um conjunto de técnicas, busca treinar a focalização da atenção”. Você pode se aprofundar no estudo e treino da meditação ou não, isso não importa. Mas aprender o básico e fazer dessa prática um hábito pode ajudar significativamente a manter o foco.
  • Trabalhe em um local adequado. Garanta que seu ambiente de trabalho ou estudo esteja organizado e confortável. É bem mais difícil se concentrar quando você está desconfortável e no meio da bagunça.
  • Se alimente bem.  Prestar atenção e manter-se concentrado requer energia. Uma alimentação saudável é essencial para manter nossa saúde física e mental.
  • Pratique atividades físicas. Manter-se ativo ajuda a aumentar a disposição, melhorar a sensação de bem estar e diminuir a ansiedade.
  • Faça intervalos. Por maior que seja sua facilidade para se concentrar, as pausas são necessária. Nosso cérebro não consegue se manter em foco ininterruptamente por longo períodos, então o ideal é dividir nossas atividades em etapas, alternadas com rápidos momentos de descanso. Esse é o princípio da técnica Pomodoro. Quando seu cérebro pedir um descanso, escute.

Na imagem a seguir, um resumo dessas dicas. Se você quiser pode imprimir e deixar em um local visível para se lembrar de adotar essas atitudes até que elas se tornem hábitos.

resumo texto atitudes que ajudam a melhorar sua concentracao post blog produtivamente

Soluções Práticas

Aqui quero apresentar algumas soluções pontuais, dicas para resolver na prática algo que esteja te atrapalhando ou te impedindo de se concentrar. Porque todos sabemos que, mesmo que nós tenhamos dormido o tempo necessário, nos alimentado bem, praticado exercícios e meditado, ainda existirão momentos em que a dificuldade de se concentrar pode aparecer.

  • Você pode usar protetores ou fones de ouvido. Use-os apenas para bloquear o som ambiente ou ouça alguma música desde que seja instrumental ou já bem conhecida. Não fique prestando atenção na trilha sonora. Ruídos brancos (ou rosa ou marrom) e sons de natureza também podem funcionar.
  • Quando sentir que sua mente está “viajando” e você está perdendo o foco anote em um pedaço de papel. Se possível, além do horário, anote também o motivo de estar tendo dificuldade para se concentrar. Registrar sempre que a mente começar a se distrair ajuda a identificar quando e porquê você tende a estar mais desligado.
  • Escolha alguns momentos do dia em que você se permite perder o foco. Segundo a dica anterior, ao anotar todas as vezes em que se distrair, você conseguirá identificar um padrão dos momentos em que você fica mais desatento. Evite fazer tarefas importantes e complexas nesse período, escolha fazer atividade mais simples e de rotina ou mesmo descansar.
  • Aumente o fluxo de oxigênio no cérebro. Faça alguns minutos de exercícios físicos, alongue-se.

Técnicas

  • Técnica da aranha: se um aranha sente alguma vibração ou som próximo a sua teia, ela tende a sair e verificar o que é. Entretanto se isso se repetir alguma vezes, em determinado momento a aranha não se preocupará mais e acabara ignorando essa vibração. Da mesma forma, podemos nos treinar para ignorar barulhos e outras situações que tirem nossa concentração: uma porta batendo, telefone tocando, pessoas conversando, e por aí vai. Esteja preparado para as distrações. Ignore os estímulos externos que podem interferir na sua concentração.
  • Regra dos “cinco mais”: essa é uma técnica bem conhecida e extremamente simples. Quando você estiver fazendo alguma tarefa e sentir que está perdendo a concentração, diga a si mesmo que vai fazer aquilo apenas mais cinco vezes. Se estiver lendo, diga que vai ler só mais cinco páginas. Se estiver escrevendo, pense que escreverá mais cinco linhas. Se estiver muito difícil, tente se obrigar a manter-se concentrado por apenas mais cinco minutos. Nosso cérebro é praticamente incapaz de resistir ao apelo do “só mais 5 minutinhos”.  Repita o quanto for possível e logo a tarefa estará concluída. 
  • Técnica da palavra-chave: encontre uma palavra-chave que represente o que você está fazendo. Sempre que perder a concentração comece a repetir a palavra-chave mentalmente até retomar o foco para a sua atividade.

tecnicas para melhorar a concentracao

Eu quis trazer nesse post várias forma de melhorar sua concentração. Desde de dicas rápidas para você aplicar no momento em que a dificuldade de se concentrar estiver acontecendo até atitudes que se você adotar na sua vida farão a diferença.

Mas e a sua concentração, como vai? Acha fácil manter o foco ou tem dificuldade? Me conta nos comentários, e aproveita para dizer também se gostou das dicas e se tem alguma coisa que você faça e que dê certo para você.

Até mais,

Juliana Sales

 

 

 

 

 

 

31 comentários sobre “Não consigo me concentrar! Atitudes, dicas e técnicas para resolver o problema.

  1. ótimas dicas de concentração, após a gravidez estou sofrendo com a falta dela, pois qualquer coisa me distrai, comecei a visualizar tudo á minha volta e agora não consigo me concentrar em algo em concreto.

    Curtir

  2. Boa leitura! Às vezes tenho picos de concentração e consigo ficar focado por horas em uma atividade. Outras vezes, a cada cinco minutos nem lembro o que estava fazendo. VOu seguir suas dicas. Abraço!

    Curtir

  3. Adorei o post!!!
    Muito boas as dicas….
    Difícil é conseguir seguir todas… 😦 Hoje em dia somos muito multi tarefas e acabamos tendo que trabalhar em ambientes não tão tranquilos e precisamos entregar tarefas em curto prazo. Realmente é muito difícil… Mas suas dicas nos levam a uma boa reflexão para tentarmos nos organizar em alguns pontos.
    Já é uma melhoria neh!!!

    Curtir

    • Tem razão Maia, realmente o fato de vivermos em uma sociedade que acha que é bom ser multitarefa e termos que trabalhar com distrações e prazos apertados são fatores que dificultam mantermos nossa concentração. Mas, é justamente por causa desses mesmo fatores que precisamos nos esforçar e treinar para melhorar nossa organização. Claro que não vamos melhorar da noite pro dia, mas melhorando um pouquinho de cada vez chegamos lá. Obrigada pela visita!

      Curtido por 1 pessoa

  4. Olá, ótimo post. Por conta da internet que é cheia de coisas legais, estamos muito distraídos, e perdemos nosso poder de concentração, e se não tiver disciplina fica difícil mesmo.
    Emerson Lemes.

    Curtir

  5. A técnica da Aranha é o máximo! Eu particularmente tenho muita dificuldade de manter o foco, por isso, me identifiquei muito com o seu post! Obrigado

    Curtir

    • Oi Lary, que bom que você conseguiu achar uma forma de contornar seus problemas de concentração. Essas pausas que você faz são o que recomenda a técnica Pomodoro. Afinal, nosso cérebro precisa mesmo de descanso, não dá pra ficar concentrado 100% do tempo. Você está fazendo a coisa certa!

      Curtir

  6. O meu maior problema é me concentrar em meio a falatório. Trabalho em uma sala com umas 15 pessoas e quando todas estão falando ao mesmo tempo é bem complicado pra mim. Minha tática é colocar o fone de ouvido se escutar música enquanto trabalho. Por que enquanto o falatório me atrapalha, a música me deixa concentrada na atividade!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s