Metas de fim de ano: dicas para te ajudar a cumprir as suas

O ano está quase acabando e quando chega essa época quase ninguém consegue fugir do clichê de fazer as famosas resoluções de ano novo. Aquelas metas e planos que estabelecemos como objetivos para o ano que em breve começa.

Confesso que em determinada época da minha vida eu não me importava muito com isso, achava até desnecessário esse ritual todo. Mas atualmente faço questão de traçar sim minhas metas e, inclusive, não só no final do ano. Gosto de dividir uma meta principal em algumas “submetas” de forma que esse estabelecimento de metas acontece para mim algumas vezes durante o ano.

Uma coisa que eu vejo muito é as pessoas traçarem mil planos e objetivos, apenas para serem esquecidos com o correr dos dias, muitas vezes antes mesmo do fim do primeiro mês do ano. E, talvez, pessoas que não estabelecem metas acreditem que não é necessário justamente porque várias e várias vezes as metas foram abandonadas ao longo do caminho.

Pensando nisso, quis trazer nesse último post do ano alguns links que falam sobre esse assunto. Não quero estabelecer regras nem dizer que existe um jeito certo ou errado de fazer as coisas. O que existe é fazer da forma que funcione melhor para você. Espero que algum desses links te ajude a encontrar um jeito melhor de definir essas metas e fazê-las funcionar, colocando realmente em prática. E olha só: muitas vezes nem precisa ser final de ano para gente definir o que quer para nossa vida.

Vídeo 1 – Porque algumas pessoas cumprem metas e outras não

Nesse vídeo o Geronimo Theml nos fala sobre um dos principais culpados por desistirmos de nossas metas no meio do caminho. É o que ele chama de “Zeca Urubu”, aquela voz em nossa cabeça que nos diz que as coisas vão dar errado e que nós não somos capazes. O Theml fala que esta voz está o tempo todo nos dizendo: “eu não sei fazer isso”, “eu não tenho essas coisas”, “eu não sou como aquela pessoa”. E quando nós damos atenção a essa voz nós travamos e paramos no meio do caminho, deixamos de andar em direção as nossas metas. Para saber o que ele recomenda para se livrar do “Zeca Urubu” é só assistir o vídeo.

Vídeo 2 – Promessas de ano novo vs. realidade

Nesse vídeo o Seiiti Arata fala que, em se tratando de metas, existem duas dimensões: as promessas de ano novo que são da boca pra fora e a realidade, o que de fato vai acontecer. E logo de cara ele já diz que a verdade é que a maioria das pessoas vai fracassar em cumprir suas metas de ano novo. E você precisa entender isso para poder fazer algo diferente dessa maioria.

O ponto chave do vídeo é que ele recomenda fazer perguntas ao invés de promessas, substituir promessas vazias por perguntas poderosas. Segundo ele existem estudos científicos mostrando que fazer perguntas para nós mesmos aumenta as chances de conseguirmos atingirmos nossos objetivos. Ao invés de prometer, se pergunte porque vai valer a pena buscar aquela meta. Isso estimula a reflexão, o que melhora a qualidade das nossas escolhas e a forma como seu cérebro funciona com relação a isso.

Vou deixar também um outro vídeo do Seiiti, um pouco mais antigo, onde ela fala especificamente sobre a importância do comprometimento para conseguir realizar suas resoluções de ano novo.

Vídeo 3 – 5 coisas que te impedem de alcançar suas metas

Esse vídeo não é apenas sobre metas de ano novo, nele o Christian Barbosa fala de metas de forma geral e de algumas coisas que podem estar te impedindo de alcançar as suas. Alguns desses fatores são:  falta de uma meta clara, bem definida, específica (ter clareza da meta); criar metas irreais; não ter um plano de ação (etapas necessárias, definição de tarefas). Para saber os outros fatores e entender melhor todos eles, é só assistir o vídeo.

Para finalizar, quero recomendar um post do Eu organizado,  muito inspirador e bem completo: como definir e cumprir as suas metas de uma vez por todas. (O post é de janeiro de 2017, mas continua super válido). Aqui, a Ana Carolina fala sobre como definir metas, se manter motivado, além de varias dicas muito úteis para manter-se no caminho que vai te levar até suas metas.

Como este é o último post do ano quero agradecer a todos que acompanharam o blog esse ano, na verdade nesses poucos meses de existência. Agradeço a todos que comentam, mandam e-mails com sugestões, seguem a fanpage. Meu objetivo aqui é compartilhar o que eu sei para ajudar todo mundo a ter uma vida mais produtiva e organizada, e não faz sentido compartilhar se não tiver ninguém interessado em ler o que eu escrevo, então obrigada a todo mundo que passou por aqui. Ano que vem quero trazer muito mais conteúdo aqui e pretendo também fazer alguns projetos para ajudar quem quer melhorar sua produtividade e ser mais organizado.

Que 2018 seja maravilhoso para todos nós!

Até mais,

Juliana Sales.

 

4 comentários sobre “Metas de fim de ano: dicas para te ajudar a cumprir as suas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s