Por que eu não consigo me organizar?

Quem acompanha o blog e costuma ler os meus textos sabe que eu sempre bato na tecla de que não existe produtividade sem organização. E por isso eu já fiz vários posts aqui sobre o assunto: dicas de como organizar suas tarefas além da série que eu chamei de Manual da Organização, abordando como se organizar em vários aspectos.

Mas o fato é que muita gente sabe que precisa e quer começar a se organizar, mas não sabe como. E mais gente ainda jura que “não nasceu pra isso”, que não consegue se organizar, que já tentou e não deu certo e logo tudo ficou uma bagunça de novo. Se você se reconheceu nessas frases, então esse post é para você. Principalmente se você já leu vários posts, livros, conhece vários métodos, mas ainda assim não conseguiu colocar ordem nas coisas.

A primeira coisa que eu acho importante falar é: você sabe porque você quer se organizar? Eu acredito muito que tudo que fazemos na vida tem que ter um propósito. Senão, a gente perde a motivação. Como manter o ânimo para fazer alguma coisa se você está fazendo aquilo só por fazer? Ou só porque te disseram pra fazer? Ou só porque todo mundo está fazendo? Então, para conseguir se organizar você tem que querer. Tem que realmente estar disposto. E precisa entender que organização é algo que vai facilitar a sua vida, algo para ajudar o seu dia a dia a fluir de forma mais leve e eficiente. Organização não pode ser mais uma tarefa chata que você se sente na obrigação de cumprir. Organização é para ajudar e não atrapalhar.

Eu sei que tem gente que diz que não se importa com a bagunça e até gosta de viver no caos. E eu não estou dizendo que é errado, quem sou eu para afirmar isso. Mas pela minha experiência, pela forma como eu vivo meus dias,  organização é a chave que torna tudo mais fácil. Mas como eu disse, você tem que querer. Você precisa ter essa certeza que o processo de organizar as coisas e mantê-las assim é algo que você quer porque vai te ajudar a viver/trabalhar/estudar de forma mais eficiente. Do contrário, organização vai ser só mais uma tarefa incômoda ocupando tempo no seu dia.

E daí vem uma segunda coisa que acho importante dizer: organização não é para ser chata ou complicada. Correndo o risco de me tornar repetitiva, vou dizer de novo: organizar tem o objetivo de facilitar. Então, se você não consegue se organizar pode ser que você esteja usando um método ou uma ferramenta que não é para você, que não se adapta a sua vida e a sua rotina.

Dando um exemplo bem simples: não adianta você querer usar um bullet journal para se organizar ou uma agenda de papel tradicional para anotar seus compromissos se você odeia escrever a mão. Da mesma forma, não adianta querer usar um aplicativo se você frequentemente fica sem acesso a internet.

cadernos organizados mesaFoto de STIL em Unsplash

Eu vejo muito por aí pessoas dizendo que um dos mais famosos métodos de organização, o GTD, é muito complicado. Que é cheio de detalhes e complicações e que o método não funciona. Ora, não é bem assim, inúmeras pessoas no mundo usam o GTD e ele funciona perfeitamente. Não há nada de errado com ele. E isso também não quer dizer que existe algo errado com quem não gosta do método. É tudo uma questão de adaptabilidade.  Cada um é cada um e só você sabe quais as suas necessidades no dia a dia e quais ferramentas você precisa para gerenciá-las.

Recentemente eu concluí  leitura do livro A mágica da arrumação da Marie Kondo. Esse livro é muito conhecido e muitas pessoas dizem que ele foi fundamental para que conseguissem organizar sua casa e até mesmo sua vida como um todo. O método KonMari é adorado por muitos no mundo inteiro. Entretanto, muito do que li lá não faz  sentido para mim. Isso quer dizer que o método está errado ou não funciona? Ou que eu não me dediquei suficiente a entendê-lo? Claro que não. Apenas as recomendações dele não se adaptam a minha realidade e a forma como eu vivencio a organização na minha vida.

Resumindo o que foi dito até aqui: por que eu não consigo me organizar? 1) Te falta motivação e isso está diretamente relacionado a saber se você realmente quer se organizar e porque. 2) Você não está usando um método que funcione para você, aquele que se melhor se encaixa no seu dia a dia.

Outro motivo muito comum que pode estar te impedindo de conseguir se organizar é a tão falada procrastinação. Sim, você quer realmente se organizar, escolheu um método ideal para você, mas ainda não conseguiu começar a se organizar de fato. Existem várias explicações de porque você procrastina uma tarefa e como escapar dessa situação. No caso de começar a ser organizar, o que eu vejo é que isso acontece principalmente porque não sabemos por onde começar; as vezes o caos ao nosso redor é tão grande que antes de começar já achamos que não daremos conta.

Para sair dessa condição primeiro é  preciso entender que a bagunça é resultado de um longo período de desorganização e, assim como as coisas não ficaram bagunçadas de uma hora pra outra, também não é de um dia para o outro que você conseguirá organizá-las. Eu acredito que é melhor começar a se organizar um pouquinho cada dia do que nunca organizar nada (aliás, esse é um dos pontos que eu discordo do método KonMari que eu falei lá em cima: ela acredita que toda a organização deve ser feita de uma vez e pra mim, na minha realidade, isso não funciona).

Outro ponto que pode ajudar muito é o planejamento. Tanto para organizar as coisas quanto para mantê-las organizadas. Planeje a forma como você vai realizar a organização, defina o que será organizado cada dia e se comprometa a fazer o que planejou. Mesmo que seja só fazendo uma simples lista de tudo que precisa ser organizado. Mas cuidado para não usar o planejamento também como uma forma de procrastinação: não adianta só planejar e não partir para ação. Não adianta conhecer vários métodos, ler um monte de livros e não colocar em prática o que aprendeu.

Organização é ação. Planejar tudo é ótimo, mas melhor ainda é tirar do papel e fazer. Estude e conheça todos as metodologias que quiser, mas não deixe de testá-las para ver na prática como é que funcionam. E se você não quiser usar nenhum método e preferir fazer tudo do seu jeito, tudo bem.  Faça da forma que funciona para você. O importante é te trazer resultados, não importa se é usando o método x ou y ou nenhum deles.

Eu quis fazer esse post porque eu realmente vejo muitas pessoas dizendo que não conseguem ser organizar. E não adianta muito eu trazer aqui um monte de técnicas e métodos se tem muita gente que não consegue realmente usá-los.

Eu queria muito saber: você não consegue se organizar? Qual a sua maior dificuldade? Me conta aqui nos comentários, quem sabe eu posso te dar uma dica ou talvez seu problema aconteça também com outras pessoas, e isso acaba virando um post do blog.

Até mais,

Juliana Sales

28 comentários sobre “Por que eu não consigo me organizar?

  1. Organização é uma coisa muito complexa. Cada um tem seu próprio jeito de se organizar e manter as coisas em ordem, mas, se sai disso, acaba dando tudo errado rs. Acho que a chave é saber entender o seu próprio tempo e conciliar isso com o que é preciso fazer/ser. No fim, quando temos isso em harmonia, as coisas fluem mais fácil do que imaginamos. A coisa do procrastinar, principalmente, deve ser levada bem a sério. De nada adianta termos cronogramas e inúmeras anotações se, de vez em quando, precisamos de um tempo para não fazer simplesmente nada. Teu post tá bem explicadinho ♥

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu sou a maior procrastinadora do planeta terra kkkkkkk gosto de me organizar e anotar minhas tarefas porque isso me ajuda a não procrastinar. Eu acabo fazendo as coisas pelo simples prazer de riscar uma tarefa porque foi feita, hahaha!
    Nossa, existem tantos métodos de organização hoje em dia né? Depois vou dar uma olhada no seu manual da organização! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  3. Comecei a perceber que eu fiquei mais produtiva quanto passei a tentar me organizar.
    Já melhorou boa parte na minha casa, que agora tenho mais facilidade pra escrever, pois minha escrivaninha agora vive sempre arrumada.
    Também li o livro da Marie Kondo e concordo com você, tem coisas que servem pra uma pessoa, mas não servem pra outra.

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  4. Acho que o meu maior problema não é nem organização e planejamento, mas procrastinação e preguiça. Eu organizo tudo e planejo direitinho, mas não levanto e faço, ou, às vezes, veio empecilhos dizendo que está faltando isso e aquilo.

    Vou começar a por em prática, porque essa falta de rotina me prejudica muito, principalmprincipalmente na faculdade.

    Parabéns pelo post.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Gostei muito do seu texto, bem direcionado e inspirado, mas o que mais me chamou a atenção foi quando vc colocou “Por que eu quero me organizar?” Parar para pensar um motivo. Atualmente muito se vÊ principalmente em midas de blogs uma preocupação coletiva com organização e as vezes não parece natural fica meio forçado, acredito que fazer este auto questionamento é fundamental para ver o proposito. Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  6. Post super completo e útil pra mim haha, olha o método de organização que mais da certo pra mim é o método de lista as coisas que eu devo fazer, e colar em um local bem visível. Não sabia desse livro, achei interessante. Beijos ♥

    Curtido por 1 pessoa

  7. Acho que meu problema com organização as vezes é falta de motivação mesmo. As vezes tô super motivada a arrumar tudo e organizar minha vida, finanças, etc… Mas as vezes, como na fase que estou agora, simplesmente não tenho vontade de organizar nada… Espero que após esse post eu me sinta mais motivada pra mudar isso!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Oii =)
    Menina eu procrastinava demais, sério. Hoje em dia eu consigo ser muito mais organizada (inclusive estou produzindo um post no blog sobre isso), tudo isso porque passei a fazer mais listas e escrever tudo numa agenda (andar com ela pra cima e pra baixo).
    Pra mim uma outra coisa que ajudou muito foi a organização de 15m e os mini brindes que dava pra mim ao completar todas as tarefas no final da semana HAHA sou dessas.

    ❤❤
    Beijos de Luz,
    Marina | http://www.meudoceapartamento.com

    Curtir

    • Oi Marina! Muito legal que você deixou de procrastinar e se tornou mais organizada! Pelo que escreveu, você usa duas ferramentas bem básicas e que por isso mesmo funcionam tão bem: fazer listas e anotar tudo. Essa ideia de se dar uma recompensa é ótima, ajuda principalmente para aquelas tarefas mais chatinhas! Quando fizer o post no seu blog me avisa, eu amo saber como as pessoas fazem para se organizar!

      Curtir

  9. Olá, tudo bom?

    Nossa que texto… bem esclarecedor é muito explicado da para entender melhor do que nas outras que eu pesquisava.

    Sou péssima em organização pessoal, infelizmente nada parece funcionar p me ajudar, acho que é por falta de tempo, pois trabalho/treino/estudo, assim fica difícil me organizar, mas, acho que deve ser questão de tempo. KKK

    Sou desorganizada em algumas coisas. Espero um dia as coisas melhorarem..

    Parabéns!

    Sucesso.

    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi xará! Fico feliz que tenha achado o texto claro e fácil de entender. É o que eu disse no texto, talvez você só não tenha encontrado um método que seja ideal para você. Ou então, se organizar não é prioridade no momento. Mas se quiser mais dicas o blog está cheio delas!

      Curtir

  10. Eu uso o método do bullet jornal mas ainda não consegui inseri-lo totalmente na minha vida. Eu na verdade ainda preciso estudar mais sobre ele para bota-lo totalmente em prática. Utilizo ele para anotar meu período menstrual,algumas anotações de redes sociais etc mas reconheço que ainda existem muitas falhas

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Marcinha! O bullet journal é ótimo mesmo! Inclusive pretendo fazer um post falando sobre o método em breve.
      Eu uso também, mas junto com um planner semanal e tem funcionado muito bem.

      Curtir

    • Tudo bem ser do caos Aline! Mas eu acho que se você usa planilhas e agenda, já tem pelo menos um pezinho na organização! rs Se tem funcionado bem pra você, então você já achou o seu método de organizar. Que bom que gostou do post!

      Curtir

  11. Eu tento me organizar o máximo possível, porém, principalmente na empresa acabam acontecendo situações que fogem do programado, mas eu sempre procuro tentar organizar pelo menos a minha semana, ter diretrizes, mesmo que as vezes algumas situações façam que saia do planejado.

    Curtir

  12. Arrasou! Muito bem esclarecedor este seu post. Tenho certeza que vai ajudar muita gente, aliás, me ajudou a prestar mais atenção em algumas coisas a respeito da organização da minha vida também.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  13. Eu procrastino muito, sei lá, parece que nada funciona, meu tempo se esvai e quase não tenho tempo de nada. Se uso app ou agenda sempre acabo esquecendo de olha depois as minhas tarefas. Serei eu um caso perdido? rs

    Curtido por 1 pessoa

  14. Comecei a perder o controle da organização, quando meu primeiro filho nasceu, são 9 anos. De lá pra cá, quando penso que estou me organizando. Aparece 1000 compromissos, e tudo volta. Até a comida, parece ter acompanhado a tendência. Hoje elogiam a minha comida, no dia seguinte parece que outra pessoa fez o alimento.
    Já não sei mais o que fazermos

    Curtido por 1 pessoa

    • Quando estamos perdidos em um mar de milhares de coisas a serem feitas parece ser impossível se organizar. Mas o que você precisa ter em mente que a bagunça não surgiu da noite para o dia então não é da noite para o dia que vai ficar tudo organizado, sabe? Porque as vezes a gente quer resolver tudo de vez e não dá mesmo, e aí bate o desânimo. Se quiser, pode me mandar um e-mail, posso tentar te ajudar.

      Curtir

  15. […] Ainda assim, se você decidiu começar a se organizar, é porque acredita ser algo necessário na sua vida e que vale a pena. E justamente por ser um processo, existem alguns erros bem comuns que as pessoas cometem e que, se não estivermos atentos a eles, podem fazer com que a gente desista de tudo e permaneça sempre com aquela frustração: eu não consigo me organizar! […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s