Motivação: você sabe como se manter motivado?

Todo mundo sabe o que é motivação sem precisar pesquisar ou olhar no dicionário. Motivação é o que nos impulsiona a agir para atingir nossos objetivos. É a vontade de fazer as coisas, a diferença entre agir e ficar parado vendo a vida passar. Uma pessoa motivada tem a energia necessária para ser por em movimento.

Estar motivado não quer dizer necessariamente estar muito empolgado. Pode ser apenas ter a energia e a força de vontade para fazer o que precisa ser feito. E a motivação é essencial para conseguirmos alcançar nossos objetivos. Do contrário, apenas definimos metas, traçamos planos, mas não saímos do lugar, porque não estamos suficientemente motivados a agir.

A motivação é uma das faces da produtividade, pois dificilmente seremos produtivos se não tivermos ânimo para realizar nossas tarefas. A falta de motivação anda lado a lado com um dos maiores inimigos da produtividade: a procrastinação. Isso porque muitas vezes é a falta de motivação que faz com que fiquemos procrastinando indefinidamente algumas tarefas.

Acredita-se que a motivação seja formada por três componentes: ativação, intensidade e perseverança.

  • Ativação é o desejo inicial, a decisão de fazer alguma coisa.
  • Intensidade é o esforço envolvido, o quanto é preciso se dedicar e se concentrar para executar qualquer coisa.
  • Perseverança representa a persistência, por quanto tempo se é capaz manter o esforço e a dedicação necessárias.

Para se alcançar qualquer objetivo, para se realizar qualquer tarefa é preciso que os três componentes estejam presentes. Claro que cada tarefa requer uma dose diferente de motivação, seja em função da sua complexidade, do tempo necessário ou mesmo da importância em nossas vidas.

Basicamente, existem dois tipos de motivação: intrínseca (ou interna) e extrínseca (ou externa).

A motivação intrínseca origina-se em nós mesmos, quando queremos fazer alguma coisa apenas pela nossa vontade. É, portanto, fácil de manter, de forma que tendemos a realizar a tarefa a que nos propomos independente de recompensa. Entretanto, está sujeita a mudanças de humor e de interesse.

Já a motivação extrínseca é desencadeada por algum fator externo. Pode ser representada por dinheiro, reconhecimento ou elogios, por exemplo. Esse tipo de motivação é fácil de ser criada (através de recompensas) e torna mais tolerável a realização de tarefas chatas ou difíceis. Porém, aqui existe mais chance de surgir a indesejada procrastinação.

A partir dessas classificações, podemos perceber que é mais fácil executar uma tarefa quando a motivação é interna, ou seja, quando a vontade de fazer alguma coisa parte de nós mesmos, independente de qualquer agente externo. Entretanto, sabemos que quando uma tarefa é muito complexa, chata ou extremamente longa, só a motivação interna não basta. Inclusive, muitas vezes a motivação interna sequer existe. E aí que entra a motivação externa, a recompensa que almejamos e que nos incentiva a realizar alguma coisa.

Pois bem, está claro então que ter motivação é fundamental para nos mantermos produtivos e, mais que isso, para que possamos caminhar em direção aos nossos objetivos. Mas como ser manter motivado? Antes de falar sobre isso vamos tentar entender quais são os motivos que levam nossa motivação lá para baixo.

mesa escritório mensagem motivacional

Foto de rawpixel em Unsplash

Por que você não se sente motivado a realizar uma tarefa?

Existem diversos motivos que nos impedem de ter motivação suficiente para realizar uma tarefa. Muitos deles, inclusive, são os mesmo motivos que nos fazem procrastinar. Alguns são mais fáceis de eliminar, outros mais complexos. Vejamos alguns deles.

  • Medo de falhar, de fazer algo errado, mal feito, não conseguir atingir o objetivo desejado ou mesmo concluir a tarefa de forma insatisfatória. Muitas vezes não nos sentimos motivados a fazer alguma coisa porque o medo de não conseguir fazer nos impede.
  • Não saber por onde começar. Como ter motivação para fazer alguma coisa se não sabemos sequer qual deve ser o primeiro passo?
  • Estar sobrecarregado, com muitas coisas para fazer. É realmente difícil ficar motivado quando temos uma pilha de tarefas a serem realizadas.
  • Sentir-se cansado. Descansar é uma necessidade fisiológica básica. Não dá para estar motivado se uma necessidade básica não for atendida.
  • Não compreender porque a tarefa precisa ser realizada. É fácil perder a motivação quando não se sabe porque alguma coisa tem que ser feita, qual o resultado a ser alcançado.
  • A tarefa é chata. Atividades entendiantes pedem uma dose extra de motivação.

Como resolver os problemas que te fazem não ter motivação

Todos as causas responsáveis pela falta de motivação poderiam ser generalizadas em uma só: falta de vontade. Essa falta de vontade apresenta diferentes aspectos, que eu listei ali em cima. Então, para conseguir se sentir motivado, um bom primeiro passo é entender porque você está sem vontade de fazer determinada tarefa. A partir daí fica mais fácil encontrar uma forma de criar motivação.

Medo de falhar

Se o problema é o medo de falhar, medo das coisas não darem certo, é tudo uma questão de perspectiva. Pare e imagine o pior cenário possível, que é a falha, fazer tudo absolutamente errado. Depois imagine a situação se você simplesmente deixar de fazer a tarefa. Pense nas consequências. Provavelmente seria bem pior.O ponto é aceitar que é melhor tentar fazer e correr o risco de falhar do que não fazer. E se por acaso deixar de fazer a tarefa não parecer tão ruim assim, talvez realmente ela não valha a pena ser feita.

Outro aspecto do medo de falhar é o anseio por querer fazer tudo perfeito. Se as condições não forem perfeitas, ou se o resultado final não for exatamente o esperado, falta a motivação. Aqui entra um clichê que você já deve ter ouvido muito por aí: feito é melhor que perfeito. Faça o seu melhor, mas não deixe que a busca pela perfeição te paralise.

Não saber por onde começar

Caso a dificuldade seja não saber por onde começar, por que isso está acontecendo? Você não entende do assunto, não sabe o que precisa fazer? Peça ajuda! Simples assim. Ninguém precisa saber de tudo o tempo todo. Se for o caso de a tarefa ser grande ou complexa, o que você precisa é de organização e planejamento. Faça uma lista com tudo o que tem que ser feito. Depois analise o que você listou: quais atividades estão ligadas entre si, quais precisam ser feitas primeiro porque outras dependem delas, quais podem ser atribuídas a outras pessoas, que recursos você vai precisar. Isso ajuda a te enxergar qual caminho deve ser seguido e, principalmente, qual o primeiro passo.

Estar sobrecarregado, cansado ou com sono

Se você está sobrecarregado, com um milhão de coisas a serem feitas, pare para analisar: todas as tarefas realmente precisam ser feitas? Se sim, precisa mesmo ser você ou elas podem ser delegadas? Alguma pode ser adiada? Defina as atividade prioritárias e foque nelas. Se você for tentar fazer tudo, além de desmotivado, provavelmente você ficará com várias coisas em andamento e nenhuma concluída, o que vai te deixar estressado e contribuir ainda mais para a falta de motivação. Outra coisa: aprenda a dizer não. Não se comprometa desnecessariamente ou com coisas sem importância.

É impossível ficar motivado quando estamos cansados ou com sono. Aqui não tem muito o que fazer além do óbvio: descansar. Não lute contra o seu corpo, o organismo  precisa dos momentos de descanso para se restabelecer e funcionar bem. Falta de sono, além de não ser saudável, prejudica sua concentração, seu foco e sua atenção. Resultado: além de desmotivado para fazer a tarefa, a chance de erros e falhas é maior simplesmente porque você não tem energia suficiente para manter-se atento ao que está fazendo. Aqui também entram questões como uma boa alimentação e controle do estresse.

notebook em cima da mesa

Foto de Mark Solarski em Unsplash

Não entender porque a tarefa precisa ser feita ou a tarefa é chata

Se a falta de motivação vem do fato de você não entender a utilidade da sua tarefa, é preciso identificar ou relembrar qual o objetivo final. Pergunte-se: por que estou fazendo isso? Mesmo se for algo chato ou difícil, entenda que é apenas uma etapa de um processo maior, uma parte do caminho que te leva até seus objetivos. Claro, o objetivo tem que valer a pena.

Se a tarefa for chata, releia o que eu disse no parágrafo anterior: aceite que, mesmo cansativo ou entendiante, o que você está fazendo é necessário para chegar a sua meta. Aqui pode ser útil usar a motivação externa através de uma recompensa. Dê a si mesmo um intervalo de descanso, um doce, ou qualquer outra coisa que lhe agrade após concluir a execução da tarefa. Mantenha a recompensa em mente enquanto estiver trabalhando.

Algumas outras dicas gerais que podem ajudar: concentrar-se na tarefa ao invés de no tempo que vai levar para terminar; acompanhar o seu progresso (saber quanto já foi feito. Você pode fazer uma lista de “terminados”, como mostrado no post linkado); evitar focar demais na recompensa e pouco na tarefa em si (faz com que você fique animado apenas pela recompensa e não pela tarefa. Isso é bom a curto prazo mas tende a não funcionar para tarefas mais longas).

Motivação é um assunto muito interessante e que precisamos dedicar atenção a entender se quisermos ser mais produtivos. Afinal, porquê você faz o que você faz? O que te anima a fazer suas coisas? E mais, qual a sua motivação para buscar melhorar sua produtividade? Futuramente quero fazer outro post sobre o assunto aqui, abordando a motivação por um lado mais psicológico.  Acabei optando por não colocar tudo aqui porque o post ficaria muito grande. Mas certamente voltarei a tratar do assunto aqui no blog.

Agora, vá até os comentários (ou pode mandar e-mail também) e me diz: você tem se sentido motivado para fazer suas tarefas? Se não, o post te ajudou a entender o porquê? As dicas ajudaram? É esse feedback que eu recebo em cada post que me faz ter mais ideias de conteúdo aqui para o blog. Então, continuem falando comigo.

Até mais,

Juliana Sales

 

30 comentários sobre “Motivação: você sabe como se manter motivado?

  1. Atualmente tenho me sentido sim motivada a realizar minhas tarefas, acredito que pelo fato de serem atividades que me dão prazer, então sempre quero fazê-las. Acho que a chave da motivação é essa: procurar por aquilo que vai preencher suas necessidades não apenas financeira, mas também pessoal. Claro que nem sempre isso é possível, então é preciso encontrar meios de fazer a motivação brotar. As dicas apresentadas podem ajudar a resolver essa questão.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Patrícia! Você tem razão, a dificuldade maior de se manter a motivação é para aquelas tarefas difíceis ou desinteressantes, mas que mesmo assim precisam ser feitas. Que bom seria se todas as nossas tarefas fossem agradáveis, né?

      Curtir

  2. Esse post me lembrou um pouco a aula que tivemos no curso de psicologia sobre atenção, e como fazer algo que gostamos nos motiva a ficar mais focado. Seus posts, de certa forma, sempre me lembram um pouco minhas aulas haha.
    Eu sempre tento me manter motivada, mesmo quando a tarefa a ser realizada é chata. Geralmente eu coloco pequenos prêmios para depois das tarefas (eles geralmente envolvem lanchinhos ). Por incrível que pareça, nos últimos tempos eu venho me sentindo bem animada para fazer a maioria das coisas que me proponho, especialmente quando envolvem algum livro que gosto, matérias interessantes ou meu blog 🙂
    Adorei o post! :*

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Luana! A recompensa ajuda muito mesmo para tarefas mais chatinhas. E eu penso que motivação também é treino, quando mais a gente tenta se manter motivado, mais fácil vai ficando, mesmo para tarefas chatas. Achei interessante você dizer que os posts lembram as suas aulas!

      Curtir

  3. Oi Ju!
    A cada visita aqui eu fico mais encantada com você e seus posts!
    Adorei o post e a forma simples e didática que vc explica temas complexos como motivação.
    Motivação é essencial na vida! Eu procuro me motivar e não deixar para depois, embora às vezes seja bem difícil…rs
    Gostei também do post que vc recomendo a leitura. Esclarece bastante.
    Bjks mil

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Cláudia! Obrigada pelo elogio! Fico feliz demais que goste do trabalho que eu faço aqui! Motivação é fundamental mesmo, embora para algumas tarefas seja mais difícil né? Espero que as dicas ajudem quando ficar difícil. Obrigada pelo comentário!

      Curtir

  4. Oi Juliana!
    Já estou parecendo repetitiva, mas adorei o post.
    A motivação é um ponto essencial na produtividade, como você colocou lá no começo. É engraçado como fazemos algumas tarefas às vezes longas e difíceis sem tanta dificuldade exatamente porque somos movidos por essa tal de motivação, sem ela, coisas que são aparentemente simples e corriqueiras, podem parecer verdadeiras montanhas a serem escaladas.
    Eu sempre tento trabalhar muito mais a questão da minha própria motivação para as coisas do que a de agentes externos. Claro que esse segundo às vezes ajuda em algumas coisas, mas, se do lado de dentro a gente não está funcionando bem, dificilmente haverá algum agente externo que nos fará entrar no eixo de maneira satisfatória. Adorei ler os pontos sobre o que pode ser feito para melhorar a motivação! ❤
    xoxo

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Rê, obrigada! Você está certíssima em buscar essa motivação interna, bom seria se em tudo que fizéssemos ela existisse! Nem sempre é possível, mas quanto mais trabalharmos nisso, melhor. Fico feliz que tenha gostado das dicas.

      Curtir

  5. Boa noite cara mia, olha, uma das coisas que me desmotiva é o cansaço, mas o mental, sabe? As vezes, eu preciso me desligar da vida-realidade e ficar dentro por algum tempo. Sem ouvir notícias. Sem saber do mundo, Das pessoas e suas formas particulares de ver as coisas. A realidade é uma coisa muito desgastante, ainda mais nesse tempo moderno onde tudo acontece o tempo inteiro sem nos dar folga. Desgasta a pele, a mente, a alma e nem sempre é fácil se manter alheio. Mas eu tento, com músicas, leituras e exercícios para fazer abrir os poros e sair toda essa sujeira que acumula dentro. rs

    bacio

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Lunna! Cansaço mental acaba com qualquer motivação mesmo. E é bem comum, ainda mais porque somos bombardeados com uma quantidade absurda de informações e estímulos o tempo todo. Sempre é bom ter esses momentos off, senão a gente enlouquece! rs

      Curtir

  6. Eu acho que a motivação é o combustível pra nossa vida. Seja na área pessoal ou profissional. Precisamos ter um objetivo pra nossa existência e creio que o fato de querermos alcançar esse objetivo nos motiva a executar tarefas, a correr atrás dos sonhos e a viver! Adorei o post 😉

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oie!!
    Adorei o post!
    Motivação é tudo para as coisas da vida! E acho que quanto mais gostamos de uma coisa, mas motivação temos para realizá-la.
    Uma das coisas que tira minha motivação é o cansaço, geralmente o mental, e isso acontece quando estou passando por algum problema que acho que não vai ter solução, ai desanda todo resto. Tive um período assim ano passado e foi complicado de achar minha motivação e empolgação para as coisas e sem isso é difícil sair do lugar.
    bjs

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Fernanda! Você tem razão, é mais fácil manter-se motivado quando fazemos algo que gostamos. E realmente é complicado quando bate o cansaço, seja físico ou mental. Espero que o problema que você teve ano passado já tenha se resolvido e esteja tudo ok 🙂

      Curtir

  8. Adorei o post, mas vou estudá-lo com mais afinco rs pois estou precisando de muita motivação em algumas áreas da minha vida. Ler esse post deu uma clareada nas ideias, mas quero ler mais algumas vezes tópico por tópico e ir anotando as minha dificuldades no papel pra chegar a algum lugar.
    Pra falar a verdade acho que teria que pegar um fds, desligar a TV e ficar só lendo seus textos, pois tem coisas boas demais e muitas delas que eu preciso colocar na minha vida.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Cilene! Seu comentário me deixou muito feliz! É esse meu objetivo com o blog, que as pessoas se sintam assim como você descreveu ao ler as informações que eu posto aqui. Quero poder ajudar de verdade, e mostrar que organização e produtividade não são coisas chatas e sim formas de levar uma vida melhor. Obrigada pelo comentário!

      Curtir

  9. A motivação está em nós mesmos!!! Podemos motivar as pessoas desde que elas estejam abertas a isso né!! Eu trabalho com gente muito jovem e eles vivem atrás de motivação kkkk é complicado as vezes!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s