Top 5: aplicativos para melhorar a produtividade

No post de hoje quero indicar os aplicativos relacionados a produtividade, organização e e gestão do tempo que eu mais uso. Aplicativos são ferramentas muito úteis para aplicar nossos métodos de organização e produtividade favoritos, quaisquer que sejam eles. Isso porque hoje em dia estamos quase que o tempo todo com o celular na mão. Tanto que ele é muitas vezes uma distração e motivo de procrastinação. Nada mais justo então que tentar convertê-lo em algo para ajudar a se manter produtivo.

Seguindo a mesma linha do post de ontem, eu não listei aqui os melhores aplicativos e sim aqueles que eu mais uso e que mais são úteis para mim. Há um tempo atrás eu já fiz um post por aqui com indicação de aplicativos. Alguns que eu vou citar aqui eu também falei por lá. Se quiser mais sugestões além dessas que vou falar aqui é só clicar no post que eu linkei.

Trello

O Trello é o aplicativo que eu mais gosto e provavelmente o que eu mais uso. Gerencio boa parte da minha vida por lá: coisas relacionadas ao blog, metas de longo prazo, projetos em andamentos, prioridades do mês. Gosto da facilidade de inserir e encontrar informações e do aspecto visual, que permite compreender tudo em uma rápida olhada.

Eu mantenho no Trello todo o controle do meus projetos (apesar de também manter uma cópia em papel). Por lá eu acompanho meus projetos em andamentos, quais estão suspensos ou aguardando alguma coisa, quais ainda pretendo começar (projetos futuros). Lá eu também mantenho minhas metas anuais, os objetivos de longo prazo. Guardo ainda informações e dados importantes relacionados a cada projeto.

O Trello funciona usando quadros e listas. Cada quadro na verdade é uma lista de listas, ou seja, você pode, por exemplo, definir um quadro como sendo um projeto qualquer e dentro dele dá para criar várias listas com tudo relacionado aquele projeto. É possível  adicionar comentários, carregar arquivos (seja do seu computador ou de algum site de armazenamento online), incluir checklists, etiquetas e prazos (datas de entrega).

O Trello pode ser usado acessando o site ou baixando o aplicativo

Todoist

O Todoist é o segundo aplicativo que faz parte da base do meu sistema de organização, junto com o Trello. Se no Trello eu organizo os projetos, no Todoist é onde ficam as minhas ações. Ou seja, todas as minhas tarefas e atividades ficam lá.

Quando estou trabalhando em um determinado projeto, ele de certa forma migra do Trello para o Todoist. Enquanto no Trello ficam todas as informações referentes ao projeto, no Todoist eu listo todas as ações necessárias dentro do projeto. Também contém as tarefas simples, que não fazem parte de nenhum projeto. É daqui que vem a informação referente a quais tarefas preciso fazer em determinada semana ou dia. É a base do meu planejamento.

Se você não trabalha com o conceito de projetos, o Todoist também serve como um gerenciador de lista de tarefas, para administrar suas tarefas diárias. Quando você adiciona uma tarefas na caixa de entrada, ela é automaticamente listada na pasta “Hoje”, mas nas configurações dá para ajustar a data, adicionar lembretes, vincular a algum projeto se ela fizer parte de um e ainda marcar como prioritária se for o caso.

Assim como o Trello também dá pra usar acessando o site ou baixando o aplicativo.

aplicativos produtividade trello todoist

Trello e Todoist. As imagens são da Google Play Store

Pomodoro Timer Lite

Esse aqui não tem muito segredo. É o aplicativo que eu uso para aplicar a técnica Pomodoro/método Time Boxing. É basicamente um cronômetro para controlar a duração do seus blocos de trabalho e intervalos de descanso.

Existem inúmeros aplicativos similares, mas esse foi o que eu mais gostei porque é leve, não fica travando e tem uma interface bem simples. Ele vem configurado com os tempos padrão do método Pomodoro (ciclo de trabalho de 25 minutos, intervalo curto de 5 minutos), mas dá para mudar e colocar conforme sua preferência.

Aqui o link para baixar na Play Store.

Forest

Eu gosto muito desse aplicativo e costumo usar quando estou com dificuldade de concentração ou distraída. Ele tem uma proposta parecida com o anterior no sentido de programar um intervalo de tempo para focar no trabalho.

A diferença aqui é que você programa o tempo que quiser (de 10 minutos a 2 horas) e escolhe uma plantinha que irá “crescer” durante esse tempo que você programou. Seu celular fica aberto com essa plantinha na tela e caso você saia do aplicativo para fazer alguma outra coisa no celular, a plantinha “morre”.

Ele se baseia no sentimento de realização de ver a sua plantinha “viva” e no senso de responsabilidade com ela. Ao longo do dia você pode ir plantando várias árvores até ter uma floresta, e pode também acompanhar sua evolução na semana ou no mês. É muito legal ver quantas árvores você “plantou” em um dia, por exemplo. Principalmente porque você sabe que cada plantinha ali representa um período de tempo em que você focou em trabalhar e fazer suas tarefas.

É uma ideia simples, pode parecer até meio boba, mas comigo funciona muito bem, principalmente naqueles dias em que qualquer coisa é motivo para pegar o celular e procrastinar.

Aqui está o link para baixar na Play Store.

Loop – Acompanhador de Hábitos

Esse também é um tipo de aplicativo que existem vários similares, mas de todos o que testei foi o que eu mais gostei, por ser fácil de usar, interface simples e não trava. Ele funciona como um habit tracker.

Para quem não sabe, habit tracker é uma forma para você controlar os seus hábitos. Isso vale tanto para coisas que você obrigatoriamente precisa se lembrar de fazer todos os dias (como tomar um medicamento, por exemplo) como para coisas que você deseja que se tornem hábitos (ler diariamente, meditar).

A ideia é listar o hábito que você quer ou precisa ter e ir marcando cada dia que você fez. No aplicativo dá para configurar uma notificação com um horário específico para te lembrar sobre aquilo. E também não precisa ser algo a ser feito todos os dias, podem ser coisas que você faz semanalmente, ou 3 vezes por semana, por exemplo.

No meu aplicativo, fora os hábitos diários que eu coloquei, tem também lembretes para checar minha caixa de entrada uma vez por semana (às sextas-feiras) e para estudo de idiomas (3 vezes por semana).

Aqui está o link para baixar na Play Store.

pomodoro forest habitos
Da esquerda para a direita:  Pomodoro Timer – Forest – Hábitos. As imagens são da Google Play Store

 

Estes são os aplicativos que eu mais gosto e que mais me ajudam a me manter produtiva. Vocês usam algum desses? Se não, usam qual ou quais? Me contem nos comentários, vamos trocar indicações!

Até mais,

Juliana Sales

maratona 7 dias de post grupo interative-se

(Essa maratona de comemoração do aniversário do blog faz parte do projeto “Maratone-se” do grupo Interative-se)

20 comentários sobre “Top 5: aplicativos para melhorar a produtividade

  1. Oi Ju!
    Adorei as dicas e quero testá-los.
    Tentei usar o Trello logo que saiu, mas acho que não o entendi e deixei de lado.Vou voltar para tentar de novo.
    Olha só que bacana, hoje vi num site o Forest e achei a proposta interessante.
    O tracker eu faço no papel, no meu bullet journal
    Excelente post, querida
    Bjs

    Curtir

    • Que bom que gostou Cláudia! Isso que você falou sobre o Trello aconteceu comigo com o Evernote. Muita gente adora mas eu acho que não entendi bem a proposta, não me adaptei e acabei deixando pra lá. Eu fazia o tracker no meu bullet journal também, mas testei no celular e achei bem mais prático e agora só uso o app.

      Curtir

  2. Sabe que não conhecia os apps? Me interessei pelo Trello! Achei super bacana pela questão da organização do blog. Eu uso muitos para artes e gosto também do Evernote. Obrigada pelas dicas! Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Sabe que inicialmente eu usava o Trello só para organizar o blog? Então eu gostei da forma como funcionava, fui acrescentando um projeto, depois outro e quando eu vi estava tudo lá! Acho muito prático. Que bom que gostou das dicas!

      Curtir

  3. Ai Ju, confesso que não sirvo para modernidade em certas coisas. Organizar-me para mim ainda precisa ser no velho papel, com lápis (pentel 0,5) e borracha. Preciso arrancar folhas, riscar e rabiscar. Acho o máximo quem consegue usar apps. Eu já me dou por satisfeita por usar a agenda do google para receber aquelas notificações no celular dos meus compromissos.
    Eu tenho agenda de papel, bullet journal (desde os tempos de colégio) e bloco de notas. Só não tenho mais aquele quadro antigo onde fixar os post its, mas já pensei em retomar. Adoro aquilo. rs
    Eu sou antiga…. adoro isso.

    bacio

    Curtido por 1 pessoa

    • Lunna querida, a base da minha organização ainda é analógica e não digital. Tudo fica centralizado no meu bullet journal e em um ou dois cadernos. Os apps funcionam como backup de segurança e para agilizar a execução no dia a dia sabe? Planejar de fato eu só faço no papel, me ajuda a pensar melhor, ver as coisas com mais clareza, não sei. Os app são mais para gerenciamento mesmo. Acho que a mistura dos dois funciona muito bem pra mim. Eu defendo sempre que cada um faça da forma que achar melhor, o que importa é funcionar!

      Curtir

  4. Eu uso o Todoist, mas confesso que odeio quando ele fica me mandando mensagens dizendo que estou 10 dias atrasada na minha tarefa hahahahaha. Sou a pior.
    Já tentei usar o Trello, vi muitas pessoa falando bem, mas não consegui entender como funcionava, vou pesquisar um pouco mais e dar uma chance para ele.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    • Essas mensagens do Todoist me irritam um pouco também! rs
      O que você falou do Trello eu tenho com o Evernote: muita gente fala bem e adora, mas comigo não funcionou, sei lá, tentei usar mas não rolou. Mas o Trello eu adoro, dá mais uma chance pra ele sim!

      Curtir

      • Eu cheguei a usar o evernot, mas tbém fiquei meio perdida, mas mesmo assim entendi melhor que o Trello. Mês que vem estarei de férias e vou dar uma chance aos app de organização. Vou estudar sobre o assunto 🙂

        Curtido por 1 pessoa

  5. Oi Juliana!
    Eu adorei a proposta do Forest, só pra ver plantinhas crescendo! ahaha Acho que eu ia ficar vidrada na plantinha e não ia fazer mais nada, desvirtuando totalmente o propósito todo do app… ahahah
    De todos o que chamou mais a minha atenção e que talvez me ajude na organização do dia a dia seja o Todoist, achei bem legal a proposta e método que ele parece trabalhar. Tô migrando esse mês de planner pra bullet, porque acho que terei mais facilidade em manter minha organização com mais liberdade e acho que será bem legal ter um app pra auxiliar! ❤ Já coloquei pra baixar aqui!
    xoxo

    Curtido por 1 pessoa

    • Rê, não se preocupe porque o Forest não mostra a plantinha crescendo. Ela só fica lá e quando termina o tempo que você programou ela “cresce”. O Todoist é bem prático para o dia a dia mesmo, principalmente quando tem muita coisa para fazer. E bem vinda ao bullet journal! Eu uso tem uns 3 anos e não troco, você tem toda razão em dizer que a liberdade que ele dá facilita muito as coisas. Meu sistema de organização tem o bullet journal + trello + todoist.

      Curtido por 1 pessoa

      • Oi Ju! Ah que bom, eu com certeza ia perder meu tempo encarando plantinha crescer, eu me conheço… ahahaha O Todoist já baixei e tô mexendo nele pra ver como funciona, tô achando bem legal e prático até então!
        E o bullet tem só uma semana e já estou amando, porque estou conseguindo organizar melhor umas coisas que no planner não ficava como eu queria! ❤
        Obrigada pelas dicas!
        xoxo

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s