7 dicas essenciais para melhorar sua produtividade

O post de hoje será  bem simples: sete dicas para melhorar sua produtividade. Pode-se dizer que esse post é uma reunião das dicas mais básicas para quem quer ser mais produtivo.

Tudo que está aqui aqui pode ser encontrado de forma mais detalhada nos posts do blog, com explicações bem completinhas. Aqui temos um resumo , uma visão geral para começar a levar uma vida mais produtiva. Vamos as dicas:

Planejamento é fundamental

Planejar é tentar sair na frente, determinando com antecedência o que você irá fazer. Quem quer ser produtivo precisa administrar muito bem o seu tempo e para isso o planejamento é fundamental. Nossa vida é cheia de imprevistos e para impedir que urgências e situações inesperadas te desviem do caminho para alcançar seus objetivos, planejamento é a ferramenta.

Planejar envolve se preparar para realizar uma atividade, organizar como suas tarefas serão feitas, gerenciar como o seu tempo será usado, administrar metas e planos. É uma atitude proativa, que permite priorizar o que é importante e evitar urgências.

Organize suas tarefas

Organização de tarefas está diretamente ligada ao planejamento. Você pode planejar suas tarefas fazendo uma simples To Do List, é claro. Mas se você organizar suas tarefas dentro dessa To Do List, terá um resultado muito melhor.

Organizar tarefas nada mais é do que agrupá-las seguindo algum critério que facilite na hora de executá-las. Você pode usar diversos critérios: reunir as tarefas por contexto, por tempo necessário, por energia disponível, por prioridade. Escolha a forma que preferir.

Saiba suas prioridades

Produtividade tem haver com alcançar resultados. Para alcançar resultados você precisa realizar tarefas que façam parte do caminho para chegar aos seus objetivos. O problema é que normalmente estamos tão ocupados, tão cheios de atividades, que podemos acabar deixando de lado essas tarefas importantes e viver resolvendo urgências e fazendo coisas sem importância.

O primeiro passo para sair dessa situação é saber de forma bem clara o que é prioridade. Uma ferramenta que ajuda nesse definição é a matriz de Eisenhower, que permite identificar em meio a tantas coisas que temos para fazer, o que realmente é importante e e merece maior atenção.

Faça uma coisa de cada vez

A ideia de que ser multitarefa é sinônimo de ser produtivo é uma das maiores armadilhas da produtividade. Isso porque somos condicionados pela sociedade, e até mesmo pelo nosso próprio cérebro, a acreditar que multitarefa é sinônimo de eficiência. Mas isso não é verdade.

Ao contrário, nosso cérebro não é multitarefa. Ele é fisiologicamente incapaz de prestar atenção em mais de uma coisa ao mesmo tempo. Quando achamos que estamos sendo multitarefa, na realidade nosso cérebro está pulando atrapalhadamente entre uma tarefa e outra. O resultado é que não dedicamos atenção suficiente a nenhum delas, aumentando as chances de erro ou de produzir um trabalho de má qualidade.

Além disso, tentar ser multitarefa prejudica nossa capacidade de atenção e concentração, uma vez que treinamos o cérebro a não se concentrar devidamente em nada por períodos maiores de tempo , uma vez que estamos o tempo todo mudando nosso foco de uma tarefa para outra.

notebook xicara cafe oculos caderno

Foto de Thought Catalog em Unsplash

Faça pausas

É muito importante saber que ser produtivo não significa trabalhar o tempo todo. Eu já falei em diversos posts por aqui sobre a importância de fazer intervalos de descanso entre nossa tarefas.

O que acontece é que nosso cérebro precisa de pausas para descansar, absorver conhecimento, enxergar as coisas com mais clareza e relaxar. Cansaço mental é um grande inimigo da produtividade.

E aqui também vale falar sobre a importância de cuidar bem do sono: dormir bem e em quantidade suficiente é indispensável para manter-se produtivo. É legal lembrar disso porque a sociedade em geral tende a ver quem dorme tarde, acorda cedo e está sempre cansado como alguém trabalhador e dedicado. Ter momentos de descanso é fundamental para se ter energia, sem qual fica difícil realizar nossas tarefas.

Controle as distrações

Aqui estamos falando de dois grandes vilões da produtividade: a procrastinação e os ladrões de tempo.

Quando temos uma tarefa chata ou monótona, qualquer distração ou interrupção pode funcionar como um pretexto para deixar para depois a tal tarefa. O problema é que, se ela realmente precisa ser feita, quanto mais você adia, mais difícil fica encontrar a motivação para fazê-la. Isso se não houver um prazo a ser cumprido, de forma que o adiamento pode trazer ainda mais problemas. Então, cuidado com essas distrações que você usa como desculpa para fugir de uma tarefa que você não está com vontade de fazer.

Ladrões de tempo são aquelas coisas que fazemos e que são sem importância e por isso acabam roubando o tempo que deveríamos dedicar as tarefas realmente importantes. Alguns dos ladrões de tempo mais comuns são: redes sociais, e-mails, mensagens instantâneas, sites em geral, telefonemas, visitas inesperadas.

Então, qualquer que seja o tipo de distração ou o motivo que te leva a se distrair, esteja atento: controle essas distrações para que elas não prejudiquem suas tarefas e atrapalhem sua produtividade.

Tenha e use uma caixa de entrada

Para quem não sabe, o conceito de caixa de entrada se refere a um local (um caderno, aplicativo de notas do celular, uma pasta ou caixa) onde você registra e armazena tudo que está passando pela sua cabela e tudo que chega até você (informações, pedidos, compromissos, lembretes, etc).

A ideia da caixa de entrada é liberar seu cérebro da função de ficar te lembrando de tudo o que você precisa fazer. Afinal, esse é uma gasto desnecessário de energia mental, que poderia estar sendo direcionada para coisas mais importantes, como desenvolver um novo projeto, resolver um problema, ser criativo, ter novas ideias.

Mas para que a caixa de entrada cumpra sua função de aliviar seu cérebro da tarefa de te lembrar constantemente suas pendências, são necessários dois cuidados. Primeiro, sua caixa de entrada deve ser confiável, ou seja, você precisa ter certeza que as informações ali registradas não correm o risco de se perder e que podem ser facilmente acessadas. E segundo, você precisa desenvolver o hábito de verificar constantemente sua caixa de entrada e analisar e processar o que está ali. Porque também não adianta anotar e nunca mais olhar suas anotações.

7 dicas essenciais de produtividade resumo

Esse post de hoje foi meio que um resumos de vários pontos que eu já levantei em posts aqui do blog. Um apanhado geral de dicas para melhorar sua produtividade. Me contem, o que estão achando da maratona de posts? Estão gostando? Amanhã vamos falar um pouco sobre organização.

Até mais,

Juliana Sales

maratona 7 dias de post grupo interative-se

(Essa maratona de comemoração do aniversário do blog faz parte do projeto “Maratone-se” do grupo Interative-se)

12 comentários sobre “7 dicas essenciais para melhorar sua produtividade

  1. Eu acho que todos, o mais complicado é o ladrão de tempo. Oh bichinho infeliz, esse danado.
    Você vai até a cozinha preparar um café e se depara com a louça suja (isso me irrita) e preciso lavar. Atraso o que estava a fazer. O interfone toca e são as entregas (feitas pelo app para economizar tempo) e você precisa guardá-las porque elas não seguem para o armário. Isso são pequenos exemplos.
    Acabo fugindo de casa duas vezes por semana e vou para um café, onde só preciso pagar pelo café que vem pronto e consigo focar o máximo de tempo possível. Até entendo porque as pessoas preferem escritórios fora de casa. Mas eu sou capaz de listar vários exemplos de ladrões de tempo em escritórios também. rs

    aff

    bacio cara mia

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    • Concordo com você Lunna, os ladrões de tempo são bem complicados. Até porque muitas vezes são coisas que fogem do nosso controle: um telefone que toca, alguém que chama, a internet que resolve ficar lenta e atrasa tudo (vive acontecendo comigo)… O jeito é controlar o que dá pra gente controlar e o resto a gente vai driblando aqui e ali do melhor jeito possível.

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    • A caixa de entrada já ajuda bastante só por centralizar tudo em um único lugar… mas por mais que a gente planeje e se organize o tempo as vezes insiste em escoar por nossos dedos mesmo.

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  2. Miga, amo seu blog, digo sempre, né?!;) Olha, as dicas são perfeitas! Planejar eu planejo, costumo anotar tudo que pretendo fazer, principalmente em dias de muita correria, agora, fazer uma coisa de cada vez é que é o meu dilema! Rsrsr
    Beijos!

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    • Oi Ana Claudia, obrigada, fico bem feliz que goste do blog! Fazer uma coisa de cada vez é um treinamento diário. Eu sempre fui multitarefa e só a pouco tempo eu venho tentando deixar de ser. Digo tentando porque as vezes consigo e as vezes não. Acontece. Mas noto que quando foco em uma coisa rendo muito mais, então isso é um incentivo para continuar tentando.

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  3. Oi Ju!
    Eu li o post, os comentários e fiquei rindo porque pensei exatamente nos mesmos ladrões de tempo que a Lunna citou como maores vilões. São meus maiores problemas, as distrações, logo em seguida, acho que vem a parte de tentar fazer mil coisas ao mesmo tempo e acabo não concluindo nenhuma delas.
    Com o tempo a gente vai percebendo que certas manias acabam só atrapalhando e, conseguimos prosseguir e nos desapegar.
    Casa vez que leio um post aqui saio inspirada para tentar me organizar e planejar melhor e conseguir alcançar os resultados que desejo! Adoro seu trabalho! ❤
    xoxo

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    • Rê, fico feliz demais em saber que sai daqui inspirada, obrigada por me contar isso! Foi o que eu disse para a Lunna, ladrões de tempo são complicados porque muitas vezes são coisas que fogem do nosso controle. As nossa próprias distrações, com certo esforço, conseguimos controlar (pelo menos a maioria das vezes). Com as distrações externas fica bem mais difícil… E multitarefa, somos quase ensinados que é melhor ser assim. Mas quando a gente para pra prestar atenção é como você mesma disse, percebemos o que nos atrapalha e deixamos essas coisas de lado.

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  4. Eu tenho feito listas, mas acho que preciso melhorar rs pois vou colocando coisas que depois não dou conta. Preciso melhorar o item 1 para o resto funcionar kkkkkk
    Fazer uma coisa de cada vez é o próximo, começo uma coisa, largo porque a outra tem mais prioridade e o ladrão do tempo melhor nem comentar. Ele é meu inimigo número 1 e só vive me perseguindo e fazendo os ponteiros do relógio correr mais que o normal.
    🙂

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  5. Olá! Adorei as dicas,
    O meus problemas são sempre as distrações e fazer uma coisa de cada vez. Gente ansiosa dá nisso. To tentando me moldar todos os dias. Preciso de organização mais profunda.
    amei as dicas

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