Dica de leitura: 5 livros sobre produtividade e organização

Eu acredito muito que ninguém (ou pelo menos a maioria das pessoas) nasce sendo organizado e sabendo como ser produtivo. Organização e produtividade envolvem conhecer métodos, técnicas e ter capacidade de identificar qual deles melhor se adapta a nossa rotina e atende nossas necessidades.

Para isso, é recomendado estudar e conhecer, tantos os métodos como as recomendações dadas por especialistas no assunto. Uma das melhores formas de se fazer isso é lendo. Então o post de hoje traz a indicação de 5 livros que eu recomendo para quem está querendo ser mais organizado ou precisando melhorar sua produtividade.

A arte de fazer acontecer – Getting Things Done, David Allen

capa livro a arte de fazer acontecer getting things done gtd david allen

Esse é um clássico, uma obra muito conhecida. Nesse livro o David Allen explica tudo que é preciso saber sobre o método desenvolvido por ele, o GTD. Aqui você encontra todas as informações necessárias para implantar o GTD em sua vida. O livro é dividido em três partes e conta com 13 capítulos. Na primeira parte vemos uma apresentação do método, dos cinco estágios para administrar um fluxo de trabalho (coletar, processar, organizar, revisar e fazer) e das cinco fases do modelo natural de planejamento de projetos (1. Definir o objetivo e os princípios; 2. Visualizar o resultado; 3. Fazer um brainstorm; 4. Organizar; e 5. Identificar as próximas ações). A segunda parte explica como o método funciona, as etapas (que são as fases do planejamento natural) e quais as ferramentas necessárias. Na terceira e última parte são descritos os princípios chave para o funcionamento do método (hábito da coleta, decisão da próxima ação e foco nos resultados). Recomendo a leitura para quem pretende começar a usar o GTD porque, por mais que tenhamos muita informação sobre isso na internet, é sempre bom conhecer a fonte original. A única observação é que o livro tem muito conteúdo, então no começo a leitura pode ser um pouco confusa e cansativa. Mas já que ele se propõe a ensinar detalhadamente como aplicar o GTD, o conteúdo detalhado e extenso se faz necessário.

Produtividade Máxima, Tamara S. K. Myles

capa livro produtividade maxima tamara schwambach kano myles

Tamara é uma brasileira que vive no Estados Unidos e trabalha como organizadora profissional e consultora em produtividade. O objetivo do livro é abordar todos os tópicos relacionados a produtividade de maneira sistemática e simples, segundo a autora. O livro é composto por 14 capítulos que explicam o conceito da “pirâmide da produtividade”, que seria o caminho para se alcançar a produtividade máxima. Essa pirâmide é dividida em 5 níveis e é preciso percorrer cada um deles para chegar ao topo da produtividade. Cada um dos níveis é explicado de forma bem simples e detalhada e os capítulos finais falam sobre como criar um ambiente de trabalho ideal e como avaliar se você precisa ou não contratar um consultor de produtividade. O livro é muito bom, tem um linguagem clara e fácil de entender e é recheado de dicas simples e rápidas de se aplicar. Além disso, tem vários estudos de casos, com exemplo reais de clientes atendidos pela autora, e isso também ajuda bastante a entender o que está sendo explicado. Eu já fiz post aqui no blog com um resumo/resenha desse livro.

Produtividade para quem quer tempo, Geronimo Theml

capa livro produtividade para quem quer tempo geronimo theml

O Geronimo é especialista em produtividade e em coaching. Ele com certeza é uma das minhas referências quando se fala no assunto. Nesse livro ele conta toda a sua trajetória de funcionário público, infeliz com sua vida profissional, até se tornar empreendedor, coaching, palestrante, autor de livros e profissionalmente realizado. Ele  aponta que essa mudança profissional só foi possível ao atingir o nível de Produtividade A, conceito que ele explica no livro. O conteúdo é bem detalhado, traz as mentiras e as verdades sobre produtividade e os pilares fundamentais para ser produtivo. Dá para encontrar alguns insigths bem interessantes, como o método DRD, a folha de produtividade A e certas reflexões sobre mentalidade vencedora e a importância de cuidar da nossa energia física e mental. Além disso,  tem uma certa interatividade, trazendo diversos pontos onde o leitor é convidado a parar e refletir sobre sua vida, bem como sugestões de ações práticas em pontos importantes. Também tem post sobre esse livro aqui no blog.

O poder do hábito, Charles Duhigg

capa livro o poder do hábito charles duhigg

Esse talvez seja o livro mais conhecido dessa lista e também é um dos meus preferidos.  Ele aborda um assunto que vai um pouco além do tema produtividade, mas sua leitura é bem útil se entendermos que produtividade, assim como quase tudo na vida, é resultado de mantermos a consistência de nossas ações, ou seja, transformá-las em hábitos. São 9 capítulos divididos em três partes onde o autor explica como nosso cérebro funciona em relação a nossas atividade habituais, como manter bons hábitos e como se livrar de hábitos ruins. A parte 1 trata dos hábitos dos indivíduos, a parte 2 sobre hábitos das organizações e a terceira parte é sobre hábitos da sociedade. Ao final existe um apêndice que funciona como um guia para colocar em prática as ideias do livro. Vale muito a leitura. Se quiser ver um resumo sobre ele é só clicar no link para ler o post que eu escrevi um tempo atrás.

Vida Organizada, Thais Godinho

capa livro vida organizada thais godinho

Esse deve ter sido um dos primeiros livros que eu li sobre organização. Eu leio o blog da  Thais (de mesmo nome do livro)  há muito tempo e ela é uma referência nacional quando se fala de organização.  O livro vai direto ao ponto no que refere a organização de casa, do trabalho e da vida como um todo. São 8 capítulos que falam sobre qual a melhor forma de começar a ser organizar,  trazem sugestões de algumas regras básicas de organização, dicas de planejamento e de como definir prioridades, enfim, como a organização deve trabalhar a nosso favor para atingirmos nossos objetivos. Uma coisa bem legal do livro é que, dentro de cada capítulo existem espaços para você escrever, que funcionam como exercícios para refletir sobre o que foi explicado e buscar colocar em prática o que está sendo falado. Hoje a Thais já tem mais dois livros publicados, o Casa Organizada e o Trabalho Organizado. Eu ainda não os li, mas pretendo fazer em breve, especialmente o segundo.

Eu já tinha falado pelo menos uma vez de cada um dos livros desse post e três deles até já tem post individuais por aqui. Mas esses são realmente os que eu mais recomendo para quem está começando a aprender sobre produtividade e organização, porque tem um conteúdo de valor, bem completo e em linguagem simples e acessível.

E a nossa maratona de posts está perto do fim, faltam só mais dois dias. Sim, amanhã e domingo também teremos post por aqui, então não percam. Ah, e se tiver algum livro sobre o assunto que vocês conhecem, me indiquem nos comentários! Se tem algum que você gostariam que eu fizesse post por aqui, me contem também.

Até mais,

Juliana Sales

maratona 7 dias de post grupo interative-se

(Essa maratona de comemoração do aniversário do blog faz parte do projeto “Maratone-se” do grupo Interative-se)

15 comentários sobre “Dica de leitura: 5 livros sobre produtividade e organização

  1. Não li nenhuma desses livros ainda, mas esta na minha lista o Poder do Habito, gosto bastante do Geronimo, assisti alguns vídeos dele, mas não sabia que ele tinha um livro. Vou colocar alguns dos livros na minha lista.
    Beijos

    Curtir

  2. Oi Ju, eu nunca li nenhum livro sobre esse tema. Aliás, tive um em minhas mãos porque tenho uma amiga que tenta se organizar desde que nos conhecemos, mas ela é o tipo de pessoa bagunçada por natureza. Engraçado, porque é uma expert em organizar a vida alheia. Sempre me divirto com isso. Talvez por ser o trabalho dela, seja algo cansativo para se impor, mas deveria servir de exemplo, sei lá.
    Enfim, ela estava com um livro em mãos e eu dei uma folheada, mas não é literatura para mim. É uma sessão da livraria da qual passo longe. rs
    Mas leio o seu blogue e fui lá conhecer o que indicou. Gostei do estilo, do ritmo e já linkei para ler. Gostei de algumas coisas que vi por lá, o que ela chamou de ‘armário-capsula-de-primavera’. Aqui no Brasil eu nunca fiz isso, mas na Europa era comum porque a gente precisava realmente trocar de roupas, de cobertas por causa das alterações de temperatura. Mas, aqui, em Sampa (pelo menos) a gente usa sempre as mesmas roupas. Eu, que amo agasalho adidas, uso o ano inteiro. Então meu armário não precisa de casulo. rs
    E outro post sobre a vida noturna das cidades (recordei meus dias em Coimbra) e sobre o evernote que eu tomei um susto quando li ‘o evernote vai acabar?”. rs

    Valeu pela dica, mas a dos livros, eu passo. Prefiro continuar a ler seu blogue
    bacio

    Curtido por 1 pessoa

    • Lunna, fico feliz por dizer que prefere continuar a ler o blog do que ler os livros. Obrigada! Em todo caso, as sugestões estão aí caso mude de ideia. Ah, e o blog da Thais é realmente muito bom.

      Curtir

  3. Adoro a proposta da Editora Sextante! Dou aqui a dica de “O Ponto de Equilíbrio”, de Christine Carter, também da Sextante. “O Poder do Hábito”, embora não tenha lido, mas acompanho as postagens da editora e dos instagrans literários, resume bem as suas abordagens do tema. Em tempo, quero ler!
    Beijos!

    Curtir

  4. Oi Ju!
    Eu adorei as indicações. Confesso que o único livro que comecei a ler sobre organização foi o da Marie Kondo, na época que estava mudando de casa e queria umas dicas sobre organização e destralhe. Acho que foi o livro 2, se não me engano. Aquele do ‘isso te traz alegria’. Boletos pagos não me trazem alegria alguma… ahaha Mas, tirando isso, eu parei o livro no meio do caminho e não tive mais vontade de retomar a leitura. Achei que as coisas são um pouco 8 e 80 e isso não me agradou muito. Fora que, eu sou super apegada, então qualquer tranqueira poderia facilmente se enquadrar no esquema do ‘me traz alegria’… rsrs
    Sobre os livros, o único que eu já vi foi O Poder do Hábito, que achei bem interessante e fiquei com vontade de ler desde que li seu post sobre ele. Parecer ser do tipo que eu ia conseguir ler e adaptar à minha rotina, sabe!?
    Da listinha o outro que me chamou mais a atenção foi o Produtividade para Quem Quer Tempo, só o título já me foi convidativo, e pela trajetória do autor que você descreveu e sobre os tópicos que ele trabalha, acho que seria algo que eu leria facilmente e conseguiria tirar algum proveito. Anotei o título dele aqui!
    xoxo

    Curtir

    • Rê, temos exatamente a mesma opinião sobre a Marie Kondo. Esse que você mencionou eu não li, mas li “A mágica da arrumação” e minha impressão foi exatamente o que você falou, ela é bem “extrema” com relação a essa coisa de destralhar. Não que seja errado, mas para mim não serve. E eu também tenho um pouco de apego com coisas bobas. Acho que você vai gostar de O Poder do Hábito, muita coisa nele dá pra colocar em prática sim. O livro do Geronimo também tem isso, você lê e realmente consegue aplicar.

      Curtir

  5. Adorei suas indicações e acredito que seja ótimos guias para melhorar o desenvolvimento pessoal. Mas Não entendo porq ” o poder do habito” não me cativou na leitura, e nem sequer concluir.
    Mas pra frente volto a entender esse motivo,
    Mas adorei as dicas ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • Anália, O Poder do Hábito tem umas partes que podem ser um pouco cansativas mesmo. Mas eu acho que leitura também tem muito de momento, as vezes a gente não está no clima do livro e não flui. Quem sabe tentando futuramente a leitura aconteça.

      Curtir

  6. Oi Ju
    Ótimas dicas!
    Não li nenhum da sua lista, mas tenho os dois últimos aqui, na fila interminável…rs
    Eu acompanho a Thais ha muito tempo e adoro o blog dela.
    Ao contrário de você e da Renata, eu adoro a Kondo! Acho a escrita dela um barato!
    Beijos, querida

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oi, ainda não li nenhum desses títulos mas tenho muita vontade de ler o poder do hábito, pois já vi muitas indicações positivas, adoro este assunto de organização. Acredito no poder da organização rsrs pois a vida parece no início que vai ficar monótona mas sabendo escolher o método certo para cada pessoa e rotina na verdade a vida fica muito mais leve e as coisas fluem melhor, tenho experimentado isso aqui em casa. Bjs!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s