Reflexões sobre como organizar seus estudos

A grande maioria dos posts aqui do blog são focados em falar de organização e produtividade no trabalho e na vida de forma geral. Eu falo pouco por aqui sobre estudos (na verdade, só tem um post falando exclusivamente disso, clica aqui para ler) porque a minha realidade é trabalho. Mesmo que esteja sempre estudando sobre uma coisa ou outra, não tenho uma rotina de estudos como quem ainda está na escola, faculdade ou se preparando para um vestibular ou concurso.

No começo do ano eu fazia minha pós graduação (finalizei em maio) mas ainda assim era uma parte pequena da minha rotina, já que eu não gastava tantas horas com isso. Mas vez ou outra eu recebo e-mails pedindo dicas de como se organizar melhor nos estudos, principalmente de quem está se preparando para concurso ou vestibular.

Antes de mais nada, eu acredito que qualquer dica de produtividade ou organização que eu já falei por aqui pode ser adaptada para organizar seus estudos e melhorar seu rendimento. Algumas coisas são básicas: fazer um planejamento, organizar sua rotina, administrar bem o seu tempo. O deep work, por exemplo, é uma técnica que eu recomendo muito para quem está estudando, até porque o objetivo dela é garantir maior atenção e foco ao que você está fazendo, e ambos são essenciais quando se estuda.

Outro ponto que eu quero levantar é que a forma como você organiza seus estudos é diferente dependendo de que fase da vida você está. Quem está no ensino fundamental ou médio, geralmente não tem maiores obrigações além de estudar. O objetivo aqui costuma ser apenas não reprovar de ano. Para quem estuda para algum processo seletivo, o estudo tende a ser mais consciente, há uma preocupação maior em assimilar o conhecimento, uma vez que ele será testado e esse teste está associado a uma mudança de vida desejada (entrar na faculdade ou conseguir um cargo público). Quem está na faculdade ou na pós também tem uma dinâmica diferente. Da mesma forma a organização dos estudos é diferente para quem apenas estuda do que para quem estuda e trabalha.

Mas independente de qual seja a sua situação, algumas coisas são básicas e funcionam para todo mundo. O primeiro ponto é a importância do planejamento. Não importa qual seja a sua rotina ou suas obrigações, se você leva a sério seus estudos precisa planejá-los de forma que eles se encaixem no seu dia a dia e que haja tempo suficiente para estudar tudo o que é necessário.

mulher estudando escrevendo mesa caderno caneta livro

Foto de Lonely Planet em Unsplash

O planejamento também é necessário para que você mantenha sob controle prazos importantes: a data do vestibular, o dia do concurso, um trabalho da faculdade a ser entregue. Ter em mente essas datas limite é fundamental para distribuir as tarefas ao longo do tempo.

Para planejar seus estudos o primeiro passo é rastrear sua rotina e entender quanto tempo você tem disponível para estudar. Se você ainda está na escola, além do horário normal das aulas,  apenas algumas horas para fazer exercícios, revisar a matéria  dada e se informar sobre os próximos conteúdos, já é suficiente. Na faculdade ou pós, existem outras obrigações como trabalhos, pesquisas, relatórios, leituras extras, além da monografia. São mais coisas a serem gerenciadas e a atenção a isso deve ser maior.

Para quem se prepara para vestibular ou concurso, o planejamento envolve listar os tópicos de conhecimento que precisam ser estudados, e dividir isso ao longo do tempo que você tem disponível até a data da prova. Se além de estudar, você também trabalha, cada hora livre deve ser aproveitada, então o planejamento se mostra ainda mais importante.

Identificado quanto tempo você tem, distribua os conteúdos a serem estudados ao longo dessas horas. Algo que pode ajudar é definir pequenas metas semanais ou mensais, de conteúdos que precisam ser finalizados. Outra dica é dividir o que precisa ser estudado em duas categorias: “fácil” ( quando você tem maior domínio ou maior facilidade para aprender) e “difícil” (o que você tem maior dificuldade). Ao planejar seu cronograma de estudos dedique mais tempo ao que você considera mais difícil.

Algo que ajuda bastante é usar técnicas de memorização e metodologias de aprendizado. Escolher qual a melhor técnica para você passa por identificar de qual forma você absorve melhor o conhecimento: lendo, escrevendo, assistindo aulas, ouvindo áudios. Teste várias técnicas até encontrar qual funciona bem para você. Algumas das metodologias mais comuns são: quadro de horários, método de ciclos, resumos, mapas mentais, fichas de estudo.

notebook laptop caderno mochila

Foto de Matt Ragland on Unsplash

Para quem está na escola, organizar os estudos é mais simples: prestar atenção na aula, fazer os exercícios de casa, revisar a matéria do dia e fazer uma leitura rápida da matéria do dia seguinte é suficiente. Mantendo essa rotina, as épocas de provas serão mais tranquilas porque não haverá conteúdo acumulado uma vez que ele foi estudado um pouquinho todos os dias.  Uma breve revisão deverá ser suficiente.

Para quem está na faculdade, a ideia é a mesma: atenção a aula, revisão do conteúdo, leitura prévia do conteúdo futuro. A diferença é que existem outras tarefas que deverão ser encaixadas na rotina e o tempo não pode ser dedicado integralmente aos estudos. E se você concilia trabalho e estudo, uma observação: talvez você simplesmente não tenha tempo de revisar o conteúdo ou se preparar para as próximas aulas. Nesse caso é ainda mais importante focar em prestar atenção na aula, pois ali será o momento em que você está totalmente dedicado a conhecer o assunto, estudar e aprender. Aqui é fundamental saber como você assimila melhor o conhecimento: se é escrevendo, procure técnicas para otimizar a tomada de notas; se é ouvindo, foque apenas em prestar o máximo de atenção ao professor sem se preocupar em anotar. Cada um tem seu jeito de aprender e não é porque o seu colega passa a aula inteira enchendo o caderno que isso vai funcionar para você também.

Para quem se prepara para algum processo seletivo o importante é assimilar bem a teoria e consolidar o aprendizado fazendo exercícios. Também é importante trabalhar o gerenciamento de tempo, uma vez que vestibulares e concursos costumar ser provas longas e o que atrapalhar muita gente nem é a falta de conhecimento, mas sim saber gerenciar o tempo da prova. Muita gente acaba não passando não por não saber o conteúdo mas porque não teve tempo de responder todas as questões. Então faça simulados, treine resolver provas anteriores cronometrando o tempo.

Por fim algumas dicas básicas que ajudam a executar bem qualquer atividade que temos que fazer, seja estudo ou trabalho:

  • cuide do seu sono, descanse bem, não durma demais nem demos;
  • preste atenção a sua alimentação, é ela que fornece energia para as suas atividades;
  • tenha um local adequado para estudar, que seja confortável e silencioso. Mantenha seu material de estudo sempre organizado e a mão.
  • se o seu problema é dificuldade de concentração, tente algumas técnicas que podem auxiliar. Mantenha seu objetivo sempre em mente, isso ajuda a se manter motivado.

Espero que esse post tenha ajudado quem já tinha pedido dicas de estudos por aqui. Se você é estudante e tem alguma coisa que você faz e funciona, compartilha nos comentários! Sua dica pode ajudar outras pessoas. E continuem sempre mandando e-mails, gosto muito quando faço um post atendendo a uma sugestão de vocês.

Até mais,

Juliana Sales

 

Anúncios

10 comentários sobre “Reflexões sobre como organizar seus estudos

  1. Boa tarde Ju, ao ler seu post, fiz uma viagem no tempo. Faz tempo que cheguei ao fim de meus estudos. Acho que a fase mais complicada para mim foi a de doutorado porque era em outro país e tinha o trabalho. Era tudo mais prático devido a eficiência dos meios de transportes, mas foi cansativo e difícil de impor uma rotina. O que é essencial, sempre, no meu caso. A rotina.
    O que é muito engraçado dizer isso porque durante muito tempo eu fazia questão de bradar que odiava rotina e fugia disso. era uma mentira inconsciente. Eu me enganava e descobri isso ao ler um dos livros indicados para uma questão de TOC em que para você determinar o grau de neurose adquirida pelo paciente, precisa que relate, justamente a sua rotina, de maneira bastante detalhada e depois disso, quebre-a.
    Enfim, mas isso é outra história-tema-assunto, mas funcionou comigo para compreender que a rotina é natural, e necessária.
    Hoje eu percebo que quando a rotina se quebra, é uma das causas do caos e tudo se organiza quando determino os movimentos diários novamente, como agora em que os dias estão presos as atividades de outubro e imersos no planejamento de 2019. Tudo em paz e a minha mesa já está desorientada com seus papéis, livros e anotações. rs

    bacio

    Curtido por 1 pessoa

  2. Em meus tempos de estudante costumava focar nas matérias que tinha mais dificuldade (tudo que envolvia números: matemática, física) fazendo exercícios repetidas vezes. Na faculdade foi mais fácil porque eram matérias que falavam sobre assuntos do meu interesse, com os quais me identificava. Claro que todo estudo tem suas dificuldades, mesmo quando gostamos de determinada matéria, o importante é manter o foco e seguir em frente.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Ju, também já passei dessa fase, embora, minha profissão exija sempre estudos! E concordo com você o primeiro passo é o planejamento…Tento passar isso para minha filha…Aqui sempre fazemos resumo! Estou me organizando melhor, voltei a usar a agenda, e como adoro cadernos, resolvi, ter cadernos para determinados assuntos…Comigo funciona, mas, cada um deve encontrar o melhor jeito…
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oie!!

    Realmente durante meu período escolar mudei muitas vezes minha forma de organizar os estudos, conforme o tempo.
    Eu focava muito nas matérias que tinha mais dificuldade e cuidava também dessa parte do sono, que era fundamental para mim.
    E eu procurava usar técnicas de memorização, que me ajudaram muito.
    Eu adorei o tema do post! Ficou ótimo!

    bjs

    Curtido por 1 pessoa

  5. OI Ju!
    Ótimo post!
    Eu estudei na faculdade muito melhor do que até o ensino médio. Acredito que foi porque me interessava muito mais
    Hoje as redes sociais são grandes vilãs da concentração.
    O sono e o descanso também conta muito!
    Adorei as explicações
    Vou mostrar o post para os meus filhos
    Beijão

    Curtido por 1 pessoa

  6. Olá!
    Adorei seu post. Ótimas dicas (vou inclusive compartilhar com os amigos que estão estudando no momento *-*). Eu “terminei” meus estudos mas pretendo retomá-los e breve, então com certeza seguirei muitas dicas que você deu, principalmente a de saber administrar bem o tempo e de concentração (vou já ler seu outro post :D)

    Beijinhos, obrigada pelas dicas super valiosas e bom fim de semana.
    Isabelle – https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oi Juliana!
    Adorei ver esse post sobre estudos aqui. Eu já formei na faculdade (eta época caótica da minha vida em equilibrar o tempo pra estudos fora das salas de aula com o trabalho… ahahah) e não estou estudando pra concurso nem nada, mas quero começar a estudar escrita criativa e preciso me organizar pra conseguir estudar um pouquinho por semana, pelo menos.
    Acho que as dicas serão muito boas!
    xoxo

    Curtir

  8. Moça hahaha esse post me lembrou o quão atrasada estou com os estudos esse semestre. Tipo… o que aconteceu com o pique eu tinha no primeiro semestre?! Acho que virei universitária de verdade, ou deve ser tudo que anda acontecendo nos últimos tempos. Eu estou muito pilhada! Preciso me organizar, preciso dormir, preciso copiar a matéria…
    Em fim, seu post está ótimo, como sempre ❤ eu amo suas dicas, mesmo que Às vezes eu não consiga seguir todas.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Gostei imenso do post, pois possui dicas bastante úteis! Neste momento, apesar de os meus estudos já terem terminado, estou a trabalhar numa empresa que oferece certificações em diversas área de estudo. Este post vai ser útil para começar a organizar e planear os meus estudos, quando tiver de fazer uma dessas certificações 🙂
    Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s