Dica de leitura: indicações para a Black Friday

Na próxima semana teremos a Black Friday. Eu não sei vocês, mas eu gosto de me planejar antecipadamente para conseguir aproveitar as ofertas desse dia. Todos sabemos que muitas vezes as promoções são meio “furadas”, com descontos insignificantes. Algumas lojas até mesmo sobem os preços alguns dias antes e depois os abaixam como se fossem grande descontos, quando na verdade o produto está pelo mesmo preço de sempre.

Enfim, por isso eu sempre me planejo, mantendo uma lista das coisas que eu quero comprar e acompanhando a variação de preços desde algum tempo antes, para saber se os preços estão realmente valendo a pena.

Ano passado eu fiz no blog uma lista com indicação de livros que eu já tinha lido e recomendava que aproveitassem a Black Friday para comprar. Esse ano eu resolvi compartilhar a minha lista de intenções de compra. A verdade é que eu tenho duas listas enormes de livros que eu tenho interesse em comprar, divididas em ficção e não ficção. Trouxe aqui os livros relacionados a produtividade, organização, desenvolvimento pessoal.  Vamos a lista.

Trabalhe 4 horas por semana, Timothy Ferriss

Sinopse: Trabalhe 4 horas por semana ensina passo a passo como construir esse estilo de vida que valoriza o tempo livre desde agora, ou seja, antes mesmo da aposentadoria. Seguindo as sugestões do autor, você não apenas conseguirá aproveitar seu tempo como poderá multiplicar seu salário e viver onde quiser. Seja você um funcionário sobrecarregado ou um empreendedor preso em seu próprio negócio, este livro é o guia fundamental para um mundo novo e revolucionário.

Já vi muitas recomendações sobre este livro, então resolvi colocar na minha lista. Acredito que seja um livro bem conhecido e acho interessante porque ele parece propor uma mudança de mentalidade com relação ao trabalho e uso do tempo.

O Poder do Quando, Michael Breus

Sinopse: Muito já se falou sobre o que e como fazer algo para ter uma vida melhor, mas saber o momento certo para fazer cada coisa possibilita elevar o que e o como à máxima potência. Mesmo que você não mude nada sobre o que faz e como faz, realizar pequenos ajustes no quando já o torna mais saudável, feliz e produtivo. Dr. Breus descobriu que, embora o relógio biológico de cada pessoa seja diferente, a maioria de nós pertence a um dos seguintes cronótipos: urso, lobo, golfinho ou leão. Depois que fizer o teste desenvolvido pelo autor e descobrir o seu cronótipo, aprenderá o melhor momento para fazer tudo — desde planejar algo importante, praticar exercícios e memorizar informações novas, até discutir com seu parceiro. Recheado de fatos fascinantes, recomendações e dicas fáceis de seguir, O Poder do Quando é o guia definitivo para ajudá-lo a atingir seus objetivos, conduzindo-o rapidamente a uma vida de sucesso.

Eu já falei desse livro em um post antigo aqui do blog, sobre picos de energia. Na época do post eu li o livro rapidamente em e-book, e me atentei só aos pontos principais. Agora pretendo comprar o livro físico e fazer uma leitura mais calma para absorver melhor o conteúdo.

A Mente Organizada, Daniel J. Levitin

Sinopse: O autor e neurocientista Daniel J. Levitin aborda o problema do excesso de informação no século XXI em seu novo best-seller do New York Times. Poderia a boa e velha organização ser o segredo fundamental para se navegar no mar de informações do mundo moderno? Enquanto notícias, textos, contas e aplicativos invadem nosso cotidiano, espera-se que tomemos rapidamente decisões cada vez maiores. Em capítulos instigantes sobre temas que vão desde a gaveta bagunçada da cozinha até cuidados com a saúde, David Levitin apresenta avanços recentes nos estudos sobre o cérebro e mostra métodos que podemos aplicar no dia a dia para adquirir uma sensação de controle sobre a maneira como organizamos nossos lares, nossos ambientes de trabalho e nossas vidas.

Não me lembro onde peguei a indicação desse livro, mas gosto da ideia de abordar a organização como ferramenta para gerenciar a quantidade de informações a que estamos expostos. Respondendo a pergunta da sinopse, eu concordo totalmente que a organização é o segredo.

livros black friday post blog produtivamente

A Arte da Procrastinação,  John Perry

Sinopse: Pode soar contrário ao senso comum, mas funciona: você pode realizar muitas coisas deixando-as para depois. Essa é a filosofia apresentada no livro ‘A arte da procrastinação’. Se você é do tipo que reluta em entregar as coisas no prazo estabelecido, se distrai facilmente, navega na internet em vez de pagar as contas, ou é do tipo que compra o presente do seu amigo a caminho da festa, este livro vai mudar sua vida. Com uma linguagem simples e direta, John Perry nos mostra, por meio de exemplos práticos, como repensar a importância de nossos afazeres e conseguir realizar todos eles (e muito mais!), mesmo quando adiamos aquelas tarefas mais chatas. Prepare-se para descobrir estratégias efetivas e cientificamente testadas contra a procrastinação, mas lembre-se que, acima de tudo, é necessário aceitar sua tendência a deixar as tarefas para amanhã. Crie coragem, faça o que tem de ser feito, mas não deixe, é claro, de aproveitar o tempo que você perde.

Me parece interessante a proposta desse livro de apresentar estratégias para lidar com a procrastinação ao mesmo tempo em que afirma que para isso precisamos admitir que as vezes até gostamos de procrastinar.

O Milagre da Manhã, Hal Elrod

Sinopse: Conheça o método simples e eficaz que vai proporcionar a vida dos sonhos — antes das 8 horas da manhã! Hal Elrod explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. O milagre da manhã permite que o leitor alcance níveis de sucesso jamais imaginados, tanto na vida pessoal quanto profissional. A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal vai proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.

Esse livro é bem conhecido e eu já tenho ouvido falar sobre ele tem um bom tempo. Mas sempre tive algumas ressalvas, principalmente porque eu não acordo cedo. Eu odeio acordar cedo. De acordo com o livro do Michael Breus que eu  falei lá em cima, meu cronótipo é Lobo. Eu simplesmente não funciono de manhã, não tenho energia e disposição. Mas por outro lado eu sou sempre a favor de rotinas e rituais que facilitem o nosso dia a dia. Minha curiosidade com o livro é ver se a proposta dele é aplicável mesmo para quem  não acorda cedo.

Menos é Mais, Francine Jay

Sinopse: Best-seller nos Estados Unidos, Menos é Mais é um guia divertido que chega para revelar os segredos de uma vida com menos consumo e mais plenitude. Na primeira parte do livro, Francine Jay discute os benefícios de viver com menos. Arrumar a casa e ter uma vida menos desordenada pode ser um desafio para a maioria das pessoas. A solução? Não se engane achando que precisa de mais coisas, como dezenas de caixas organizadoras. Pelo contrário: o caminho é perceber que precisamos de muito menos objetos do que somos levados a acreditar. Na segunda parte, a autora apresenta os Dez Passos que vão acabar com a bagunça da sua casa, e em seguida ensina a aplicar essas técnicas a todos os cômodos da casa, com instruções práticas e específicas para cada um deles. Por fim, Francine Jay dá dicas de como envolver a família inteira no estilo de vida minimalista – incluindo formas de fazer com que todos mantenham os novos hábitos, para que sua casa seja cada vez mais arrumada e sua vida muito mais serena!

Descobri esse livro pesquisando para o post da semana passada, sobre minimalismo. No post eu tentei trazer a ideia do minimalismo mais para o lado da gestão de tarefas, projetos, ideias. E admiti que em termos de posses materiais eu tenho sim certa dificuldade em ser minimalista. Tanto que o desapego proposto pela Marie Kondo, por exemplo, é extremo demais para mim. Quero ver se o argumento desse livro faz mais sentido no meu modo de vida.

Trabalho Organizado, Thais Godinho

Sinopse: Aprenda aqui o passo a passo para viver uma vida com menos estresse. Um dos grandes temas atuais quando se fala em trabalho é sobre a mobilidade e a possibilidade de trabalhar em formato home-office ou em qualquer lugar. No entanto, precisamos nos atentar também para a conectividade permanente. Sabendo que não tem volta, como podemos viver dessa forma e ainda assim manter a sanidade, a tranquilidade e as nossas escolhas positivas sobre o caminho que desejamos trilhar na vida? Como podemos desenvolver uma rotina de trabalho mais gentil conosco?

Eu já falei muito sobre a Thais por aqui. Eu acompanho o blog dela e leio tudo que ela escreve. Os dois livros anteriores foram muito bons e acredito que com esse não será diferente.

a arte da procrastinacao o milagre da manha menos e mais trabalho organizado

Esses são os livros que tenho interesse em comprar. Se já leram algum deles, me digam o que acharam. Se tiverem alguma sugestão de livro sobre organização, produtividade, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, deixem nos comentários para eu saber. Vocês também fazem listas assim? Tem planos para a Black Friday? Me contem!

Até mais,

Juliana Sales

12 comentários sobre “Dica de leitura: indicações para a Black Friday

  1. Oie!!

    Todo ano eu também gosto de preparar com antecedência, inclusive na comparação de preços, que já começo um pouco mais de um mês. Mas esse ano, infelizmente, com tantos imprevistos e gastos, não vou poder gastar com nada. Então, estou fazendo ao contrário, me mantendo afastada para não passar vontade, rs.
    Eu adorei sua lista e tenho vontade de ler o livro Menos é Mais, achei bem interessante.
    Excelente post!!!

    bjs
    Fernanda

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Fernanda! Essa preparação anterior é importante mesmo, senão a gente acaba gastando mais achando que está aproveitando a promoção. Sempre faço esse acompanhamento de preços também. E eu te entendo, esse ano também não devo gastar muito não.

      Curtir

  2. Para te falar a verdade, não sou muito crente com Black Friday aqui no Brasil não… Sei lá!… Mas falar em indicações literárias, isso sim eu adoro! Sobre procrastinar, é algo que invade meu cotidiano (haha)! Parece que a vida me dá mais um up assim ! Rsrs! O Milagre da Manhã tenho muita vontade de ler! Amei as dicas! Já estava com saudades de passar por aqui!
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Mesmo não costumando ler livro nesse estilo, alguns títulos me chamaram a atenção, em especial “O Milagre da Manhã”. Também gosto de planejar bem minhas compras, ainda mais nessa época do ano, mas acho que esse ano não vou comprar nada porque eu estou doida por um celular novo hehe. Boas compras!

    Curtido por 1 pessoa

    • É isso mesmo Luana, só dá certo comprar na Black Friday se a gente já estiver fazendo antes um acompanhamento dos preços. E eu te entendo, ano passado minha única compra também foi um celular. E valeu super a pena!

      Curtir

  4. Infelizmente esse ano tive muitos gastos inesperados e não vou poder comprar nada no Black Friday, mas me interessei bastante por O Milagre da Manhã. Me identifiquei com o método porque eu funciono melhor pela manhã, quando puder vou comprar. Obrigada pela indicação Juliana.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oi Juliana!
    Eu também sempre acompanho as oscilações de preços dos livros e coisas que quero aproveitar na Black Friday, pra não cair nas Black Fraudes da vida… ehehe
    Dessa listinha eu não conheço nenhum, mas vi feedbacks bem legais sobre O Milagre do Amanhã e curti muito a premissa de A Arte da Procrastinação, esse acabou de ir pra lista de desejados! 🙂
    xoxo

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oi Juliana, eu passo longe das Blacks Fraudes por aqui. Juro que não consigo acreditar nelas não. Aliás, nem sei quando será. Mas minha caixa de entrada tem uma considerada quantidade de e-mails a respeito desse ‘evento’.
    Não conheço os livros pretende adquirir, mas nessa área, meu nível de conhecimento é fraquinho, quase inexistente. Ainda bem que recorro ao seu blogue e indicações. rs

    bacio cara mia e boa sorte na BF

    Curtido por 1 pessoa

  7. Da sua lista de indicações eu já adquiri O Milagre da Manhã, mas ainda não li, esta na pilha rs
    Esse ano me manterei longe da Black Friday para não cai em tentações pois não estou podendo gastar, mas também gosto de me planejar e fico de olho nos preços. Ano passado comprei minha lava louças que passei o ano todo de olho nela e tive um ótimo desconto.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s