7 coisas para fazer antes que 2018 acabe

Dezembro acabou de começar e junto vem aquela sensação de que o ano já acabou. Que não dá para fazer mais nada, que é melhor deixar tudo para janeiro. Mas, espera um pouco, ainda temos quase um mês inteiro pela frente. Claro que um mês não dá para fazer tanta coisa, ainda mais considerando que tem Natal, Ano Novo e mil e uma confraternizações e encontros.

Mas eu acho que dá sim para fazer pequenas coisas, concluir certas situações, tomar algumas atitudes que com certeza farão com que o próximo ano comece um pouco melhor do que se você deixar tudo para fazer em janeiro. Vamos dar uma olhada então em 7 coisas que você pode fazer agora em dezembro relacionadas a organização e produtividade. São coisas simples que provavelmente não vão tomar muito do seu tempo.

1. Faça um backup dos seus arquivos. Todo mundo sabe da importância de ter um backup, tanto para seus arquivos pessoais quanto profissionais. Apesar de toda a tecnologia que temos hoje e mesmo que seu computador seja novo e esteja em bom estado nunca se sabe quando pode acontecer um problema. E aí não adianta chorar por ter perdido aquele relatório importante ou aquelas fotos que você tanto gosta. Eu comecei a fazer meu backup semana passada, então agora em dezembro só falta finalizar. Na realidade eu penso que o mais correto e seguro é fazer esse backup periodicamente (mensalmente, talvez?) e não deixar para fazer tudo no fim do ano. Na verdade, isso é algo que pretendo fazer ano que vem, backups mensais.

2. Destralhe sua casa ou escritório. Calma, eu não estou dizendo para fazer uma super faxina. A ideia aqui é aplicar um conceito do método FlyLady: destralhar 15 minutos por dia. É simples: tire 15 minutos do seu dia (só 15 minutos, de um dia de 24 horas!) para fazer um pequeno destralhe. Seja em sua casa ou ambiente de trabalho, recolha coisas que não usa mais e jogue fora ou doe. Fazendo isso todos os dias até o final do ano, garanto que seu ambiente ficará mais organizado e agradável. E quem sabe isso não te anima a continuar fazendo o mesmo no ano que vem?

3. Desenvolva um novo hábito. Qualquer um.  Para adquirir um novo hábito ou mudar um antigo, além de seguir a fórmula “deixa-rotina-recompensa” (se não sabe do que estou falando, dê uma olhada nesse post aqui), é preciso de consistência ao longo do tempo. Ou seja, não se faz nada do dia para a noite. Mas se você conseguir manter um hábito durante um mês inteiro, são grandes as chances de mantê-lo de forma permanente.

planner celular caneta laptop

Foto de Hey Beauti Magazine em Unsplash

4. Tire um dia para separar coisas para doação. Vale desde roupas, acessórios, livros, brinquedos. Qualquer coisa que você não use mais e que esteja em bom estado, podendo se útil para outras pessoas. Além da vantagem de manter sua casa mais organizada, você pode fazer a alegria de outras pessoas, especialmente nessa época do ano.

5. Organize sua caixa de e-mails. Parece impossível, mas juro que não é. Se descadastre daquelas newsletters e e-mails de promoção que você nunca abre. Crie filtros para direcionar e-mail específicos para pastas específicas. Aqueles e-mails que você não apagou para não se esquecer de algo que precisa fazer, anote a tarefa na sua caixa de entrada ou o compromisso na sua agenda e exclua de uma vez. Responda o que precisa ser respondido, sem enrolação.

6. Faça um revisão do seu ano. Avalie os seus projetos. O que você concluiu? O que ficou pelo caminho? Por que? O que vale a pena levar para o próximo ano e o que você pode deixar para lá porque não tem mais importância? Veja quais são seus projetos pendentes e o que dá para fazer em relação a eles. Reavalie suas metas.

7. Tire um dia de folga. E não, não precisa ser no Natal ou no Ano Novo. Se programe e tire um dia para você. Descanse se estiver precisando, relaxe. Leia um livro, veja uma série. Passe um dia com a família, brinque com seus filhos. Saia com seus amigos. Todos nós precisamos dar uma pausa de vez em quando e recarregar as energias.

Me digam, o que acharam das ideias? Eu provavelmente farei todas elas, exceto organizar o e-mail porque ele já está satisfatoriamente em ordem. Tem alguma coisa que vocês querem muito fazer antes de 2018 acabar? Me contem!

Até mais,

Juliana Sales

4 comentários sobre “7 coisas para fazer antes que 2018 acabe

  1. É verdade Juliana, quando chega dezembro vem aquela sensação de que o ano já acabou e não há tempo pra fazer mais nada, mas a verdade é que se pode fazer muitas coisas durante esse mês. Gostei da sugestão de doação e de adquirir um novo hábito, novas formas de melhorar o dia a dia são sempre bem-vindas e ter a possibilidade de ajudar outras pessoas é muito gratificante.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Juliana, buongiorno.
    Estou nessa fase de finalizar-limpar-organizar coisas.
    O ano de 2018 foi complicado em alguns momentos. Eu me desorganizei por inteiro em alguns instantes, mas eu acho natural esse sobe e desce de emoções. Não dá para manter tudo no mais perfeito equilíbrio.
    Adorei as dicas. Acho que pausas reflexivas fazem muito bem para que a gente possa compreender onde erramos e acertamos e evitar desacertos ou pelo menos nos dar ferramentas para lidar com o imponderável, que é esse repetir-se ao qual, estranhamente, vivemos. Às vezes, me irrito ao perceber que estou a repetir-me. Respiro fundo e faço uma pausa. rs

    Adorei o post, caríssima…
    Achei estranho que não recebi a atualização dos posts em meu e-mail (snif) e vi que tem dois posts novos. hunft. Lá vou eu tentar descobrir o que houve com as notificações do wordpress.

    bacio

    Curtir

    • Você tem razão Lunna, é natural essa oscilação, esses momentos de desorganização, de sair do prumo. E é por isso mesmo que eu acho essas reflexões tão necessárias: para mim, elas são essenciais para voltar as colocar cada coisa em seu lugar.
      Estranho não ter recebido as atualizações dos posts! Me avisa se descobrir qual o problema. Amanhã tem post novo, vou conferir se por aqui está tudo ok com as notificações.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s