Resoluções de produtividade para 2019

Eu não acredito muito em resoluções de Ano Novo. Acho que a maioria delas só serve mesmo para ser engavetada e esquecida antes até do fim de janeiro. O que eu acho que funciona  é traçar metas. Metas essas que são convertidas em projetos, no sentido de “o que é necessário/o que eu preciso fazer para alcançar esse objetivo?”. Acredito em planejar tais projetos, cada etapa deles, para ser possível concretizar as metas. E isso na verdade nem precisa ser feito só no início de um novo ano.

Mas eu entendo o apelo que o final do ano traz. Aquela sensação de que podemos começar tudo de novo, de forma melhor. Claro que não adianta ficar só na intenção, é preciso se comprometer a de fato agir para realizar nossos objetivos. E isso tem tudo a ver com o que eu falei ali em cima: traçar metas reais, que possam ser transformadas em projetos  possíveis. Planejar cuidadosamente esse projetos, definir ações e executá-las.

Muitas vezes o que precisamos para conseguir fazer isso, são pequenas ações. Pequenos hábitos, pequenas atitudes que contribuem para alcançar algo maior. Só assim as famosas resoluções de ano novo não serão em vão. Se uma das suas resoluções para 2019 é ser mais produtivo, eu listei aqui dicas que podem ajudar.

calendario

Foto de Brooke Lark em Unsplash
  • Tenha uma agenda. Ou um planner, um bullet journal. Pode ser a agenda do Google ou o calendário do celular. Algum aplicativo específico para isso. O importante é ter um lugar em você possa anotar datas importantes, compromissos, eventos, prazos. E, claro, cultivar o hábito de anotar e verificar diariamente.
  • Tenha uma caixa de entrada. Que até pode ser a sua agenda, mas eu recomendo fazer de forma separada. Sua caixa de entrada serve para anotar tudo que passa pela sua cabeça e que você não pode esquecer, mas não tem tempo de dar a devida atenção no momento. Pode ser um simples caderninho ou um aplicativo de notas.
  • E já que estamos falando de tarefas você precisa organizá-las. Isso inclui primeiro identificar suas prioridades. E também aprender a delegar e a dizer não para não ficar sobrecarregado, com mais tarefas do que tempo disponível para realizá-las. Ou então perdido em uma mar de atividades triviais e sem conseguir se dedicar ao que é realmente importante.
  • Ainda sobre tarefas, é interessante usar o conceito do GTD que diz: se algo leva menos de 2 minutos para fazer, faça agora. Claro que não precisa levar tão ao pé da letra esse tempo. A ideia é que se uma tarefa é rápida é melhor fazer agora, no momento em que se lembra ou que ela chega até você, do que deixar para fazer depois, sob o risco de criar um amontoado de tarefas que dá desânimo só de olhar e que não existiria se você não tivesse adiado.
  • Crie rotinas para facilitar suas tarefas recorrentes. Seja uma rotina da manhã, para algo específico no trabalho ou a rotina de noite, antes de dormir. O desenvolvimento de uma rotina automatiza tarefas que precisamos fazer todos os dias, tornando todo o processo mais eficiente. Na sua rotina da noite você pode incluir, por exemplo, planejar o próximo dia e já deixar separada a roupa do dia seguinte.
  • Organizar sua casa ou escritório todos os dias. Não é pra limpar ou organizar tudo, mas sim ter o hábito de devolver as coisas para o seu lugar depois se usar e jogar fora o que é inútil. Isso ajuda a manter as coisas organizadas e evita o acúmulo de tralha.

Algumas dessa coisas eu já faço no meu dia a dia e outras pretendo implementar (a rotina da manhã é uma delas, além de estar buscando formas de aprimorar minha rotina de trabalho). Também tenho certa dificuldade em delegar, é algo que preciso melhorar.

Me contem, vocês têm alguma resolução, algo que pretendem fazer para tornar o próximo ano mais organizado e produtivo? E mais que isso, já refletiram sobre de que forma essas resoluções serão colocadas em prática?

Até mais,

Juliana Sales

12 comentários sobre “Resoluções de produtividade para 2019

  1. Adorei as dicas!
    Do que você citou, eu já faço uso da agenda (de papel e do celular) pra não esquecer as coisas, além de ter sempre a mão ou um bloquinho/pedaço de papel ou meu celular para anotar algo que não posso esquecer. E isso de criar rotinas tanto de dia quanto à noite, antes de dormir, eu comecei a fazer este ano e minha produtividade (e humor também *-*) melhorou bastante!
    Tentarei implementar as outras agora, especialmente isso de fazer logo algo que pode ser resolvido já (tem vezes que deixo de fazer algo, esqueço de fazer depois e aí vira uma bola de neve :S)
    Enfim, parabéns e obrigada pelo excelente post ❤
    Beijinhos
    Isabelle
    https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

  2. Gostei das tuas dicas, e de fato a gente fala que vai fazer e acaba lembrando só lá pro final, eu sou uma dessas pessoas.
    Mas esse ano pretendo deixar tudo organizado, com planner, rotina e organização pra começar e dar tudo certo nesse novo ano.
    Xoxo

    Curtir

  3. Oi Juliana,

    Adorei o post e todas as resoluções de produtividade que você citou. Minha principal meta para 2019 é arrumar um emprego, preciso começar a trabalhar depois de um ano parada. Também comprei planner e agenda, e vou usá-los para me organizar com as postagens do blog e do futuro trabalho. Preciso ter esse caderninho para anotar as ideias, pois sempre penso nas coisas quando não tenho tempo de colocá-las em prática e depois acabo esquecendo. Ótimas dicas! Excelente post!

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Gosto muito de usar agenda, tenho uma física e no celular acho que isso facilita e muito a conclusão das minhas atividades, metas e planejamento.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá, tudo bem?
    Comprei um Planner esse ano pra me organizar, então vou começar já já a arrumar. Cheguei de viagem agora e preciso organizar tudo. Adorei suas dicas e realmente ainda estou fazendo as listas do que quero manter e do que quero esquecer para colocar no papel. Eu sou muito aleatório (um aquariano nato), mas preciso me organizar muito! Vou tentar!

    Bjão,
    Diego | http://www.vidaeletras.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  6. Adorei as dicas. Esse ano quero ser mais organizada e parar de deixar coisas de ultima hora. 2018 foi um ano tão corrido, em que eu vivi em função da faculdade e entrevistas de emprego, que o meu blog ficou de lado. Esse ano vai ser igualmente corrido, mas já quero começar a me planejar desde agora para não acontecer de acontecer de ficar de lado de novo uma vez que as aulas voltarem. Comprei até um caderninho, especialmente para o blog e uma agenda, em que posso anotar minhas tarefas diárias.

    Beijão

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Kimberly, que bom que gostou das dicas! Realmente, as vezes não dá para evitar que a vida fique corrida, mas com organização e planejamento as coisas funcionam melhor, com certeza! Você está no caminho certo, já começou a se planejar, e vai usar a agenda e um caderno para o blog. Tenho certeza que isso vai te ajudar a administrar melhor as coisas.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s