Produtividade e equilíbrio

Eu sempre reforço por aqui a ideia de que produtividade é um caminho, uma forma de chegar aos seus objetivos. Produtividade é estilo de vida, é o modo como você divide o seu tempo entre suas tarefas e obrigações e seus momentos de descanso e lazer, entre o que você tem que fazer e o que quer fazer.

Produtividade não é estar ocupado, muito pelo contrário. Quando você é de fato produtivo, são grandes as chances de você conseguir ter mais tempo livre. Produtividade também não é buscar obsessivamente mais tempo para fazer cada vez mais tarefas, para trabalhar mais. Quem é produtivo realiza suas tarefas obrigatórias de forma eficiente, otimizando seu tempo, de modo a conseguir fazer TODAS as outras coisas, afinal, sua vida não é (ou não deveria ser) só o seu trabalho e suas obrigações.

Por isso produtividade e equilíbrio andam lado a lado. São quase sinônimos. Nesse post eu quero propor essa reflexão porque tenho visto por aí algumas coisas que tem me feito pensar. Uma dessas coisas, que acho que eu até já falei por aqui, é que parece que buscar ser mais produtivo e organizado “está na moda”. Todo mundo quer melhorar nesse ponto, o que é ótimo, mas eu não vejo as pessoas parando para refletir sobre porque elas querem ser produtivas.

Eu não tento ser cada dia mais produtiva só porque hoje em dia isso parece ser quase uma obrigação. Eu busco melhorar minha produtividade para fazer meu trabalho de forma mais eficiente. Para ter tempo suficiente para me dedicar aos meus outros projetos que não são profissionais. Para ter tempo de sair com os amigos, ir ao cinema, ler um livro, assistir séries.  Quero ter tempo para meus hobbies, para ficar com quem eu gosto, para me alimentar bem, para fazer atividades físicas ou simplesmente para ficar a toa e descansar. E tudo isso sem atrapalhar meus projetos profissionais e pessoais.

Claro que cada um tem seus objetivos específicos, mas eu penso que de forma geral isso que eu descrevi aí em cima deveria ser o motivo principal pelo qual as pessoas querem melhorar sua produtividade. Assim sendo, este é o primeiro aspecto no qual podemos ver a relação entre produtividade e equilíbrio. Produtividade não é trabalhar mais e sim equilibrar todos os elementos que compõem a nossa vida.

mesa computador cadeira calendario plantas

Foto de Roman Bozhko em Unsplash

Outra coisa que eu vejo que está diretamente relacionada a essa busca superficial pela produtividade é o excesso de informação. E aqui vale tanto quando se fala em informação de forma geral, como eu já expliquei nesse post, quanto o excesso de métodos e técnicas de produtividade, como eu também já falei nesse outro post.

Para ser produtivo você precisa ter uma forma eficiente de lidar com toda a informação que chega até você. Isso envolve controlar o tempo gasto em redes sociais, sites de notícias, mensagens instantâneas, seu e-mail e até telefonemas. Inclui também selecionar que tipo de informação chega até você, usando critérios como relevância, utilidade e confiabilidade. Mais uma vez equilíbrio: não é abandonar as redes sociais, parar de usar e-mails, deixar de atender telefonemas ou responder mensagens e sim usar de forma certa, sem usar tempo desnecessariamente.

Em termos de técnicas e métodos de produtividade, você precisa aplicar na sua rotina o que você lê e o que você aprende. O problema da falta de equilíbrio aqui está em apenas pesquisar, estudar e não aplicar. Em ler e conhecer mil e uma metodologias e não colocar nenhuma em prática. Claro que conhecimento sempre é válido, mas conhecimento que não é aplicado não faz muito sentido.

E isso vale também para quando traçamos um planejamento completo e detalhado, criamos um plano perfeito, mas na hora de agir nada acontece. Isso é muito comum, principalmente com pessoas perfeccionistas. Muitas vezes planejamos nossas ações e projetos, mas os planos nunca saem do papel porque estamos sempre esperando uma situação ideal: ou ainda não sabemos o suficiente, ou não temos todas as ferramentas ou recursos que precisamos, ou sentimos que ainda não somos capazes. Por isso é necessário o equilíbrio entre planejamento e execução. Planejar é fundamental, mas a ação é um complemento obrigatório do planejamento.

Por tudo isso, cheguei a conclusão que produtividade é equilíbrio, é procurar constantemente evitar os excessos, evitar que a balança penda mais para um lado do que para o outro. Precisamos equilibrar trabalho e descanso, planejamento e execução. Precisamos evitar o excesso de informação e até mesmo o excesso de preocupação em sermos produtivos, equilibrando aprendizagem e prática e entendendo de forma consciente porque estamos querendo melhorar nossa produtividade.

E vocês, que vêm aqui no blog ler sobre produtividade, querem ser mais produtivos por que? Concordam que alcançar esse equilíbrio é, ao mesmo tempo, a forma e o objetivo final de ser uma pessoa produtiva? Vamos conversar sobre isso!

Até mais,

Juliana Sales.

18 comentários sobre “Produtividade e equilíbrio

  1. Oi Juliana!
    Eu gostei muito da relação que você fez nesse post, realmente às vezes eu me pego pensando em produtividade, em ser mais produtiva para fazer mais e não apenas para conseguir equilibrar as coisas. Com o trabalho fora + atividades do blog e parcerias + vida, eu tô longe de dizer que consigo um equilíbrio. Nesse último fim de semana isso ficou tão evidente que foi até absurdo. Fiquei bem ruim de gripe e não consegui fazer várias tarefas que costumo colocar na rotina do fim de semana. O resultado foi que eu passei bem mais horas fazendo qualquer coisa que desse na telha e ajudou muito no meu descanso, não só do corpo, mas, especialmente, da mente!
    Acho que a partir de agora vou pensar mais sobre essa questão do equilíbrio de tarefas e produtividade para buscar não só concluir as que quero/preciso, mas também para conseguir descansar e curtir outras coisas!
    xoxo

    Curtido por 1 pessoa

  2. O equilíbrio é fundamental em muitos aspectos da vida, afinal nada em excesso faz bem, nesse caso tanto trabalhar demais quanto descansar demais causam desarmonia. Acho que tudo parte da organização, sabendo dividir suas obrigações e objetivos adequadamente chega-se naturalmente ao equilíbrio. Sei que é difícil conciliar tantas tarefas e ao mesmo tempo conseguir ter momentos de lazer, mas as metologias estão aí pra ajudar, basta saber colocá-las em prática.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pra mim é tão difícil parar para ler um livro ou estudar, principalmente quando estou na frente do celular ou computador. Tenho mais de cinco coisas para fazer por dias muitas das vezes eu preciso da internet para ajudar-me com esses afazeres, mas quando estou prestes a trabalhar nisso eu me vejo procrastinando e perdendo tempo com coisas pífias. É esse tipo de coisas que eu preciso melhorar para que minha produtividade surja 😦
    Obrigade por abrir meus olhos, Ju! ❤

    Curtido por 1 pessoa

  4. Ser produtivo para mim é conseguir realizar suas tarefas que planejou no dia com sucesso. Mas para que isso aconteça é necessário muita disciplina e organização, assuntos que já postou por aqui.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oi Ju!!!
    Realmente as pessoas confundem produtividades com fazer várias coisas as mesmo tempo…Esse ano tenho procurado exatamente esse equilibrio…Por isso fiz uso do planner, crio uma lista do que realmente tenho que fazer naquele dia e do que gostaria de fazer…Com isso tenho otimizado mais meu tempo e sendo realmente produtiva…
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Ale! Essa lista que você faz ajuda bastante mesmo, porque faz ver com um pouco mais de clareza as coisas que precisamos fazer e a partir daí tomar as decisões, definir prioridades e usar melhor o nosso tempo.

      Curtir

  6. Oi Juliana, desde que eu comecei a ler os seus posts, passei a prestar a atenção a minha realidade e como minhas atividades se desenham. Eu não sou de todo desorganizada mas, às vezes, eu me desarrumo toda… creio que seja a tentativa de fugir de rotinas ou ao menos, de evitá-las. Acho que o lado artístico fala-grita-esperneia e joga tudo para o alto. Como eu gosto de trabalhar com prazos, preciso me organizar e manter uma disciplina quanto ao tempo de trabalho. O que eu acho ótimo.
    Não dou a mínima para moda e vejo muitas pessoas lendo livros a respeito do tema… mas não faço parte desse grupo.
    Eu gosto do seu estilo de escrita, da maneira como aborda o tema… e por perceber que posso melhorar a qualidade de minhas atividades prestando atenção aos meus ritmos e respeitando meus momentos. Tem dias que nada quero fazer: não faço, mas sei que no dia seguinte terei que trabalhar mais para compensar e tudo bem.

    É isso…
    bacio

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Lunna, fico feliz em saber que o posts daqui te levem a esse tipo de reflexão e mais por gostar da forma como trato o assunto. Eu acho que essa desarrumação faz parte do processo, sabe? E o importante é isso, entender e respeitar nosso ritmo.

      Curtir

  7. Hoje em dia, por conta da internet, somos bombardeados de informações, e, pelo menos eu, acabo ficando meio cansada com tudo isso às vezes. A gente passa muito tempo no celular queimando neurônios hehe. Acho que é por isso que eu tento ser bem produtiva, mas longe do celular, ou pelo menos fazendo algo ~externo~ a ele (fotografar, por exemplo). Meus amigos ficam pasmos comigo, pois eu consigo estudar, ter um blog e um canal e ler livros por hobby, mas a verdade é que a linha entre o equilíbrio e o surto é bem tênue hahaha. Eu sempre me esforço para me manter calam psicologicamente, porque sem isso eu não sou nada.
    Enfim, eu adorei a reflexão do post! ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu também me sinto cansada as vezes Luana, por mais que eu tente controlar essas informações que chegam até mim. Essa questão psicológica que você comentou é bem legal, porque a gente tem que se conhecer muito bem para não ultrapassar essa linha equilíbrio/surto que você falou. 🙂

      Curtir

  8. Olá, Ju! Como vai?
    Bom, concordo com você quando diz que produtividade e equilíbrio andam juntos. E esse equilíbrio deve ser uma prática diária para a vida. Tenho sempre tentado buscar isso para mim, mas sou ligada em 360W. Rsrs! Quero dar conta de tudo, embora saiba que não somos super-heróis. Mas com planejamento, a gente consegue boa parte. Tenho aprendido isso!
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Ana Claudia! Essa vontade de dar conta de tudo também acontecia por aqui. E entender que a gente na verdade NÃO precisa dar conta de tudo acho que é o primeiro passo para encontrar esse equilíbrio.

      Curtir

  9. […] Quando as pessoas acreditam que ser produtivo é trabalhar mais, fazer mais coisas, isso tende a fazer com que elas deixem de lado os momentos de descanso e deem menos importância aos momentos de lazer e com a família. E, mais uma vez, isso para mim não é produtividade. Ser produtivo é também viver uma vida equilibrada (e já tem post aqui sobre a relação entre produtividade e equilíbrio). […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s