Sobre como ler mais – projeto de leitura

Ler sempre foi um prazer para mim. É uma das coisas que mais faço em meus momentos de lazer. É algo que faz parte da minha personalidade, nunca tive um momento ou época da minha vida em que a leitura não estivesse presente. Ás vezes menos, quando o tempo fica tomado por outras atividades, mas é algo de que nunca abro mão.

E eu tenho listas “intermináveis” de livros que que quero ler. Mas uma coisa que eu venho notando já tem um tempo é que eu praticamente só tenho lido ficção e deixado outros tipos de leitura de lado. Prova disso é que as resenhas de livros aqui no blog sumiram. São poucas, é verdade (que você encontrar na categoria “Livros” no Menu aqui do lado), mas era algo que eu tinha intenção de fazer com frequência. E eu não tenho feito simplesmente porque não tenho lido esse tipo de livro.

Mas eu resolvi que isso precisa mudar. Minha lista de livros relacionados ao tema produtividade/organização é bem extensa, e é um tema que me interessa e que eu quero ler, mas por um motivo ou outro acabei deixando de lado. Enfim, criei um projeto para me ajudar a ler mais esse tipo de livro, porque eu funciono muito a base de metas, então estabeleci uma meta de leitura com esse projeto, para conseguir de fato incluir essas leituras na minha rotina.

Mais no final do post eu vou falar mais desse projeto, mas antes quero falar um pouco sobre o hábito de leitura e sobre como ler mais. É um pouco estranho para mim falar sobre isso porque eu leio muito e gosto muito de ler. Mas como estou com intenção de ler um tipo específico de livros, acabei buscando aqui e ali dicas de como ler mais.

Acho que pode ser um post útil para muita gente, tanto para quem não gosta de ler e quer aprender a gostar, quanto para quem gosta mas simplesmente não encontra tempo para isso. Apenas pela minha experiência pessoal talvez eu não saberia dizer como aprender a “gostar de ler” porque como eu já falei, é algo que eu sempre gostei. Já quando o problema é a falta de tempo, acho que funciona como qualquer tipo de atividade que você quer incluir na sua rotina: planejamento e comprometimento.

habito leitura projeto post blog produtivamente

Foto de Thought Catalog em Unsplash

A primeira coisa a fazer se você quer ler mais é transformar a leitura em hábito. E para criar um hábito é necessário intenção, planejamento e disciplina.

  • Você precisa ter realmente a intenção de querer ler. E pra isso é legal entender qual a sua motivação. Por que você quer ler? Só porque te disseram que você precisa ou porque é legal? Se for só isso, talvez não funcione. Você precisa querer porque você, por você mesmo, chegou a conclusão de que é algo que vai acrescentar na sua vida.
  • Ao ter a intenção você precisa se planejar. Você vai ler quando? E quanto? Todos os dias pela manhã, durante 15 minutos? 10 página por dia na hora do almoço? O planejamento permite incluir o momento da leitura na sua rotina, junto com todas as outras coisas que você já faz.
  • A disciplina ou comprometimento é o que faz você seguir seu planejamento. Porque não adianta ter a intenção, planejar e não executar.

Na hora de planejar sua semana, por exemplo, você deve tratar a leitura como qualquer outra atividade que você tem que fazer. Determine um horário específico para isso, como se fosse um compromisso mesmo. Como eu exemplifiquei ali em cima, você pode definir que vai ler todos os dias pela manhã, ao acordar. Ou no seu intervalo de almoço. Ou à noite, antes de dormir. Tudo depende de como funciona seu dia a dia e também é uma questão de preferência pessoal. Identifique qual o melhor horário para você.

No começo, você pode até não ler todos os dias. Você pode estipular que vai ler as segundas, quartas e sextas ou só aos finais de semana. O importante é definir isso de acordo com o que você tem que fazer diariamente, de forma que a leitura entre na sua rotina de forma natural, sem atrapalhar todas as outras coisas que você precisa fazer e sem ser algo chato ou cansativo.

Se você tem uma rotina menos definida, com horários mais variáveis, pode estipular também pequenas metas de leitura em vez de dias/horários específicos.  Você pode querer ler 15 páginas ou um capítulo por dia e fazer isso no momento em que melhor lhe parecer. O importante é se comprometer com o que você planejou, sejam horários ou metas, para obter a consistência que vai transformar a leitura em hábito.

Outro ponto que eu acho legal mencionar é que não é crime largar pela metade um livro que você não esteja gostando. Na minha vida de leitora eu já me forcei muitas vezes a terminar um livro que eu não gostava simplesmente porque não querer largar a leitura pela metade. Hoje isso é até meio absurdo para mim. Existem tantos livros que eu quero ler, porque vou gastar meu tempo lendo algo que não gosto? Claro que isso não se aplica para livros que você precisa ler por motivos profissionais ou de estudo. Mas se você pega um livro para ler por vontade própria e não gosta, a leitura não flui, não tem nada de errado em deixá-lo de lado. Pode ser que você não esteja no momento certo para aquela leitura, pode ser que a escrita ou a forma de pensamento do autor não te agradem, e tudo bem.

Uma discussão que eu também vejo frequentemente é: é melhor ler um livro de cada vez ou ler mais de um ao mesmo tempo? Não acho que exista uma resposta certa. Se você está começando agora a desenvolver o hábito da leitura talvez seja melhor começar devagar, ler um livro por vez para não ficar sobrecarregado. E mesmo que você já tenha o hábito, eu acredito que ler mais de dois ao mesmo tempo pode não ser tão legal . Se for só leitura de entretenimento, é até ok. Mas se for algo que requer reflexão ou que traz aprendizado, acho melhor não querer fazer muita coisa ao mesmo tempo. Uma ideia é combinar livros bem diferentes entre si, por exemplo, um de ficção e um de aprendizado (o que eu chamo de leitura de aprendizado não se refere a livros técnicos/didáticos, e sim livros que você lê para aprender alguma coisa. As minhas leituras de aprendizado, por exemplo, incluem livros sobre organização/produtividade, desenvolvimento pessoal, criatividade, marketing e espiritualidade).

habito leitura projeto post blog produtivamente

Foto de Link Hoang em Unsplash

Por fim, a última dica, e a justificativa por trás do projeto de leitura que eu mencionei lá no começo, é definir metas de leitura. Apesar de eu ter dito que sou uma pessoa movida a metas, eu nunca tive metas de leituras. Porque sempre foi um hobbie, algo prazeroso e eu não preciso de metas me estimulando ou até me limitando para poder ler. E em termos de ficção, continua assim: quando vou escolher minha próxima leitura, passo os olhos pela minha lista de leituras futuras e escolho aleatoriamente um título que me agrade ou uma sinopse que me chame atenção.

Mas para as chamada leituras de aprendizado percebi que seria legal estabelecer essas metas. Não porque eu não goste ou não queira ler esse tipo de livro, mas para me permitir incorporar isso no meu dia a dia de forma mais fácil. Daí surgiu esse projeto de leitura, que na verdade é bem pouco ambicioso: 5 livros em 5 meses. Para uma leitora habitual como eu, 1 livro por mês é uma meta baixa.

E como é esse projeto? Bom, da minha lista de livros sobre produtividade/organização e temas relacionados, eu escolhi 5 livros para ler entre julho e novembro. E para me dedicar ainda mais a minha meta quero deixar oficializado que eu farei todo mês no blog um post de resumo/resenha do livro do mês. Assim, além de me comprometer comigo mesma eu me comprometo também com vocês, que me acompanham por aqui.

E eu escolhi apenas 1 livro por mês porque eu pretendo continuar com as minhas outras leituras além dos livros desse tema específico. E também porque eu quero convidar vocês a participar desse projeto comigo. Acho legal porque com certeza vocês vão aprender muito sobre produtividade e organização com essas leituras e imagino que esse seja um objetivo de quem chega aqui no blog. E para quem está tentando adquirir o hábito da leitura, além de seguir as dicas que eu dei no post, pode ser um incentivo a mais para começar.

Vou deixar aqui a lista dos livros que eu escolhi. Não está em nenhuma ordem e não usei nenhum critério específico para escolhê-los a não ser o meu interesse e a minha vontade de ler. Se esse projeto funcionar legal, posso fazer mais vezes, porque livro para ser lido é o que não falta!

Os livros são:

A primeira leitura será “O Milagre da Manhã” que pretendo ler durante o mês de julho  e fazer o post aqui no blog na última semana do mês.

Me digam (nos comentários, por e-mail, direct no Instagram, mensagem na fanpage) o que acharam da ideia do projeto e se ficaram animados para participar. Me contem também como é a leitura na vida de vocês: um hábito, um hobbie, um sacrifício ou algo que não fazem e querem começar a fazer?

Até mais,

Juliana Sales

 

30 comentários sobre “Sobre como ler mais – projeto de leitura

  1. Nossa a leitura tb faz parte do meu dia a dia…Para não correr de ficar sempre lendo o mesmo gênero sempre faço uma TBR…E deixo um sempre na bolsa, (leio até na fila do super mercado) e um mais pesadinho em casa…Comigo dá super certo…
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Ale! Eu nunca curti muito fazer TBR porque gosto de escolher minhas leituras no momentos, ver o que atrai minha atenção. Mas para essas leituras que eu chamei de leitura de aprendizagem, eu acabei fazendo para conseguir balancear um pouco com as tantas obras de ficção que eu leio.

      Curtir

  2. A leitura sempre foi um hábito pra mim, começei na infância e continuei de forma muito natural por toda a vida. Muito legal o projeto proposto, para livros técnicos tenho mais dificuldade de ler por conta própria, preciso me organizar nesse sentido. Fico no aguardo da resenha de O Milagre da Manhã, tenho curiosidade sobre esse livro.

    Curtido por 1 pessoa

    • Pois é Patrícia, para mim é bem assim também, a leitura é um hábito, estou sempre lendo, mas só tenho lido ficção, preciso equilibrar isso porque tem muitas obras de não ficção na minha lista, e elas estavam um pouco de lado. A resenha de O Milagre da Manhã sai no mês que vem!

      Curtir

  3. Sempre gostei de ler, mas nos ultimos anos tem me faltado intensão, planejamento e disciplina…tenho lido tão pouco. Preciso me esforçar mais pra isso.
    Ótimo texto. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    • Sempre que queremos fazer algo e não conseguimos, falta exatamente isso que você falou, intenção, planejamento e disciplina. Você já sabe o caminho, é só seguir. 😉

      Curtir

  4. Que delícia! Ler é essencial á nossa constante (re)construção enquanto seres humanos! Quando criei meu atual projeto literário, ao retornar com um blog, vi que era esse público que queria atingir, o de leitores. E me sinto feliz, até mesmo quando leio postagens como essa sua! Atualmente tenho me colocado como meta ler os livros que recebo, mas também os de gosto pessoal que foram se acumulando na estante. E tenho me deliciado! Dos que você listou, quero ler “O Milagre da Manhã”. Vou ficar no aguardo de mais sobre suas metas literárias por aqui, combinado?!
    Beijinhos!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Concordo 100% Ana Claudia, ler é essencial! Atualmente minha única meta literária é conseguir equilibrar as leituras de ficção com as outras (porque eu tenho uma lista enorme do que eu chamei de leitura de aprendizado e nem é só sobre organização/produtividade). Mas quem sabe futuramente não surgem outros projetos?

      Curtir

  5. Adorei o projeto!
    Acho imprescindível criar um hábito de leitura.
    Super importante o que você disse de não pressionar a ficar lendo um livro que não está fluindo. É importante saber desapegar desse pensamento de obrigação na leitura, pois a leitura deve vir sempre acompanhada de prazer.
    Beijinhos e boa sorte no projeto.

    Curtido por 1 pessoa

    • Isso de desapegar de uma leitura que não está fluindo foi um aprendizado e tanto para mim Amanda. Boa parte da vida eu me forcei a ler coisas que eu não estava gostando apenas por não querer largar a leitura no meio do caminho.

      Curtir

  6. Buongiorno, cara mia… bem, eu nem sei o que dizer porque sou uma leitora compulsiva e, no meu caso, preciso de um projeto de leitura para diminuir a minha pilha de livros a ler que só cresce e mesmo assim não consigo aquietar a minha alma-olhos-corpo. Sempre estou com um título novo em mente e lá vai mais um livro para cima do monte. Mas tenho que ler para o meu trabalho e para o meu prazer. nem sempre as duas coisas conseguem trilhar um mesmo caminho (infelizmente).
    Eu leio vários livros ao mesmo tempo (preciso disso) e nunca entendi esses questionamentos feitos por aí (já li muito sobre isso nos blogues) e acho que cada um precisa ter o seu próprio ritmo de leitura. Ir no seu tempo. Se consegue ler apenas um por mês, ótimo. Dois, uau. três ou quatro. ok
    O que não gosto é do preconceito literário que virou moda nos últimos tempos. uma verdadeira patrulha sobre o que o outro esta a ler. Como se todos fossem obrigados a ler clássicos ou apenas o que a outra pessoa considera como sendo literatura. aff

    bacio e boa sorte com o projeto.
    Vou acompanhar por aqui…

    Curtido por 1 pessoa

    • Sei como é Lunna, minha lista de livros que quero ler também só cresce. Ao contrário de você, eu nunca gostei de ler mais de um livro ao mesmo tempo. Estou fazendo isso agora, lendo um de ficção e outro de não ficção, para o projeto do blog. Tem fluido bem, estou gostando. Acho que vai dar certo para mim. E concordo muito com o que você disse, essa patrulha do que as pessoas devem ler, como devem ler, etc, etc… é tudo muito chato. Cada um leia o que quiser, não é?

      Curtir

  7. Adorei o projeto!
    A leitura sempre esteve presente em minha vida. Nunca fui de fazer TBRs, às vezes até escolho alguns para ler no mês, mas não me prendo a risca. Gosto sim, de variar, entre uma leitura mais intensa com uma mais leve.
    E todo dia tento ler um pouquinho, aproveitando aqueles intervalinhos entre uma atividade e outra.E quando não gosto de uma leitura, também não forço, abandono.
    Boa sorte no projeto! bjs

    Curtido por 1 pessoa

    • Então Fê, também não sou grande fã de TBRs, só fiz mesmo para esse projeto do blog e estou pensando em fazer para outras áreas das leituras de aprendizado. Porque em termo de ficção, estou lendo sempre!

      Curtir

  8. Ler é bom porque desacelera um pouco. Eu sinto que por ser uma pessoa da nova geração que cresceu com internet, tenho um pouco de dificuldade de me concentrar em livros, minha cabeça fica a mil, mas quando paro pra ler e fico um bom tempo e me acostumo, acho bem terapêutico.

    Além de melhorar nossa escrita e nos dar mais repertório, não é?

    Sucesso no projeto, abraços!

    Curtido por 1 pessoa

    • Nunca tinha pensado muito nisso, mas acho que você tem razão mesmo. Essa geração que nasceu e cresceu já na internet pode não se identificar muito ou ter mais dificuldade de para e tirar um tempinho para ler. Interessante esse ponto que você levantou.

      Curtido por 1 pessoa

  9. Que notícia maravilhosa!!! Ler é bom demais, leio diariamente e participo de projetos de leitura, pois eles me ajudam a manter o ritmo. Boas leituras, tenho certeza que irá curtir demais. Já estou ansioso em saber a suas opiniões das leituras que citou.

    Curtido por 1 pessoa

    • Apesar de ser uma planejadora por natureza, eu não tenho o costume de fazer isso com as minhas leituras. Mas percebi que alguns livros que eu queria ler acabavam ficando para depois, daí o projeto. No final do mês tem post com a resenha do próximo livro!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s