O que é produtividade?

Um dos temas que eu mais gosto de abordar aqui no blog é sobre técnicas de produtividade. Eu acho incrível como existem tantas técnicas e metodologias que, ao serem seguidas, conseguem de fato trazer um ganho de produtividade para nossa vida.

Mas esses dias eu me peguei pensando sobre o quanto o conceito de produtividade talvez esteja um pouco distorcido atualmente. Eu vejo muitas pessoas buscando técnicas de produtividade não para ser mais produtivo de fato mas para ser mais ocupado. Eu já toquei nesse assunto por aqui algumas vezes e é algo que vem me incomodando cada dia mais. Essa busca desabalada por aumentar a produtividade, sem parar para pensar o que é de fato produtividade.

É sobre isso que eu quero falar nesse post: o que é produtividade? A primeira coisa que eu quero dizer é clichê, mas é verdade: não existe um conceito definitivo de produtividade. Quer dizer, claro que existe, basta procurar no dicionário. Mas eu acredito que cada um precisa definir o que é produtividade para si próprio antes de sair em busca de técnicas para melhorar esse aspecto.

Para algumas pessoas, produtividade pode ser trabalhar 12 horas por dia, sacrificando lazer e descanso. Eu não concordo, mas respeito. O máximo que eu posso fazer é sugerir a quem pensa assim que apenas reflita sobre a forma como está levando sua vida. Mas para mim essa situação é exatamente o oposto de ser produtivo.

Enquanto eu pensava sobre os pontos que eu queria tratar nesse post, fiquei buscando alguma palavra que traduzisse para mim o que significa produtividade. E cheguei em uma: resultado. Ou realização, se quisermos ser um pouco mais poéticos. A produtividade que eu falo aqui no blog é sobre conseguir alcançar os resultados que desejamos. Seja no trabalho, seja na vida pessoal. É sobre concluir projetos, alcançar objetivos. Mesmo que seu objetivo seja ter mais tempo para descansar.

livro produtividade em ingles productivity

Foto de krisna iv em Unsplash

Quando as pessoas acreditam que ser produtivo é trabalhar mais, fazer mais coisas, isso tende a fazer com que elas deixem de lado os momentos de descanso e deem menos importância aos momentos de lazer e com a família. E, mais uma vez, isso para mim não é produtividade. Ser produtivo é também viver uma vida equilibrada (e já tem post aqui sobre a relação entre produtividade e equilíbrio).

Para fugir dessa ideia de que produtividade é estar sempre ocupado e considerando que cada pessoa provavelmente tem seu conceito próprio de produtividade, existem algumas coisas que podemos observar quando tentamos entender o que é produtividade e o que estamos buscando quando tentamos melhorá-la.

Ser produtivo é diferente de ser organizado. Não adianta, por exemplo, você fazer uma lista de tarefas, organizá-las e não planejar como elas serão feitas. Assim como não adianta planejar e não executar. Organização e planejamento são complementos da produtividade, embora haja quem consiga ser produtivo sem se organizar e sem planejar. Como eu já disse que para mim produtividade é resultado, fica ainda mais claro o quanto a execução, a ação é importante.

Ainda falando de planejamento, é preciso entender que nem tudo pode ser planejado. Imprevistos e urgências podem e vão acontecer e você tem que levar isso em conta ao se planejar. Seu planejamento não pode ser rígido ao ponto de um imprevisto desandar a execução de todas as suas tarefas. Aliás, um planejamento feito como se deve, ajuda a lidar melhor com o inesperado sem sair dos trilhos.

folha planejamento metas

Foto de Isaac Smith em Unsplash

Por outro lado, temos que aceitar também que, as vezes, mesmo com todo planejamento, vamos sim sair dos trilhos. E tudo bem. Ninguém é produtivo o tempo todo. As pessoas têm momentos de baixa energia, cansaço, desmotivação. Têm momentos de procrastinação e momentos em que não conseguem se concentrar. Têm também situações em que podemos precisar trabalhar as tais 12 horas e deixar outros aspectos um pouco de lado. O importante é que isso seja a exceção e não a regra. Não ser produtivo o tempo todo não quer dizer aceitar tranquilamente a improdutividade. Momentos e períodos improdutivos são comuns, ter uma vida improdutiva não deveria ser.

Eu falei no começo que produtividade é alcançar resultados. Aí, alguém que não tem o hábito ou simplesmente não gosta de fazer metas de longo prazo, pode estar se perguntando se produtividade só serve para isso. E não, é claro. O resultado que você quer alcançar não precisa ser nenhuma grande meta ou objetivo. Pode ser simplesmente conseguir entregar um relatório antes do prazo e sem correria. Conseguir ler e responder todos os seus e-mails sem prejudicar o andamento do seu trabalho. Conseguir encerrar o expediente meia hora mais cedo para poder buscar seus filhos na escola. Percebem? Se você é uma pessoa produtiva você consegue gerenciar seu tempo, sua tarefas e obrigações de forma satisfatória, conseguindo fazer as coisas que você quer ou precisa fazer.

Quando estava escrevendo o post, fiquei tentando encontrar qual seria a minha definição de produtividade. Acho que seria algo mais ou menos assim: produtividade é conseguir gerenciar minha vida de forma a fazer minhas obrigações, minhas tarefas e ainda conseguir me dedicar a projetos pessoais e ter tempo de lazer, de autocuidado e com as pessoas que eu amo. O meu resultado, que me faz sentir produtiva, é fazer o que eu tenho que fazer, fazer o que eu quero e o que eu gosto de fazer e não me sentir sobrecarregada com isso.

Eu consigo sempre? Claro que não! As vezes minhas obrigações tomam todo meu tempo, as vezes procrastino, as vezes meus hobbies ficam de lado, as vezes meus projetos empacam. Mas na maior parte do tempo eu consigo fazer isso funcionar, e é esse o resultado que eu busco, e que me mostra que eu estou sendo produtiva.

Agora me conta: o que é produtividade para você? Em que situação você consegue parar e dizer: eu fui produtiva(o)? E o que você faz para buscar isso?

Até mais,

Juliana Sales

13 comentários sobre “O que é produtividade?

  1. “Ser produtivo é diferente de ser organizado. Não adianta, por exemplo, você fazer uma lista de tarefas, organizá-las e não planejar como elas serão feitas. Assim como não adianta planejar e não executar.”

    Só isso já fala tudo. E é isso que preciso me direcionar. E como disse também, imprevistos acontece e precisamos estar preparados para lhe dar com eles. Ultimamente, isso anda acontecendo demais comigo, ainda bem que estou conseguindo dar conta, mas confesso que fico bem inseguro.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Produtividade pra mim é conseguir alcançar suas metas em vários aspectos, seja no trabalho, no lazer ou em família. É bem como você disse, não adianta nada a pessoa ficar trabalhando incansavelmente, focar só nesse lado e esquecer os outros lados da vida. É uma falsa impressão de produtividade, pois na verdade há uma improdutividade na quesito pessoal, só o profissional recebe foco. Para ser produtivo por completo é preciso ter equilíbrio em todos os pontos do dia a dia.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oii! Gostei das suas considerações e reflexões sobre produtividade! E concordo com você quando diz que as pessoas erroneamente associam o tema a muiiito trabalho! Para mim, produtividade resume-se a organização, alcançar metas, revê-las se necessário, e lucrar com isso ao conseguir atingir os objetivos propostos a si mesmo! Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    • A sua definição de produtividade é bem parecida com a minha Ana Cláudia. E sim, muita gente acha que produtividade é sinônimo de trabalhar muito e talvez por isso não busquem ou não consigão ser de fato produtivos.

      Curtir

  4. Nossa, como é difícil definir o que é produtividade!
    Por mais que ache que ser produtivo seja alcançar resultados, até não alcançado resultados esperados podemos alcançar outros que não esperávamos ou aprender algo que agregue pra uma próxima vez, certo? É uma reflexão e definição bem complexa, mas de fato gerenciamento é tudo!

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Pois é Amanda, a definição varia muito de pessoa para pessoa. Por isso eu acho tão importante cada um entender o que produtivo para si mesmo antes de sair tentando melhorar a produtividade. E para mim também faz sentido sentido o que você disse, que mesmo resultados diferentes do planejados podem ter suas vantagens.

      Curtir

  5. Oi Ju, nossa, comecei a ler na sexta, continuei no sábado-domingo-segunda e o comentário ficou em mim. Tema difícil. Precisei investigar a mim e meus comportamentos para responder. Até dialoguei com Marco a respeito para concluir que Produtivamente é ilusão (no meu caso). Eu tenho idéias, conceitos e uma forma (caótica) de produzir. Ontem o meu dia foi incrível… tomei decisões, tive certezas, defini uma série de coisas (e você pode dizer que isso foi produtivo) mas na verdade é apenas um passo, de tantos que preciso dar. Está tudo no ar… algumas coisas estão no papel (estruturado) mas é tudo vago e improvável.
    Eu chamo isso de criar possibilidades e confesso que gosto mais dessa palavra que da “produtividade” porque existe um peso em produzir, em realizar que não me agrada. Eu gosto da leveza da gestação de um projeto. Um filho humano leva nove meses para ser gestado e mais cinco anos aproximadamente para ser “formado”. E depois disso querem que tudo se oriente e explique naturalmente. A possibilidade está no processo que pode ou não acontecer, viabilizar-se e mesmo assim servir para toda a vida como lição do que não deve ser feito.
    Enfim, a única certeza que tenho é que produtividade é uma palavra que me incomoda. rs

    bacio

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Lunna, eu adoro quando meus posts de provocam essas reflexões, porque você sempre me traz pontos de vistas novos. E como eu disse, o conceito de produtividade varia de pessoa para pessoa. E considerando o meu entendimento de produtividade e lendo o que você descreveu, eu acho você produtiva sim. rs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s