O que você perde com a sua desorganização

Eu sempre defendo por aqui que ninguém é obrigado a ser organizar. Mas como assim, você tem um blog sobre organização e está dizendo que as pessoas não precisam ser organizadas? Sim, estou. Eu sou uma pessoa organizada e a tranquilidade e as facilidades que isso traz para minha vida até fazem com que eu deseje que todo mundo seja organizado para poder desfrutar disso.

Mas aí eu lembro que tem gente que gosta do caos, que funciona melhor no meio do caos. E como a organização para mim é um caminho para viver de forma melhor, é preciso entender que existem pessoas que vivem melhor no caos. Eu falo sim sobre organização, mas organização para quem QUER ser organizar, para quem precisa e não consegue, para quem vê que a falta de organização atrapalha seu dia a dia.

E o post de hoje é para quem ainda não sabe se é desorganizado porque realmente consegue se virar bem no meio da bagunça ou se é desorganizado porque não encontra motivação, disposição para se organizar ou não sabe como fazer.

Veja bem, se o seu perfil é de uma pessoa “bagunçada”, apesar de ser desorganizado, você não tem maiores problemas com isso. Mas se você perceber no seu dia a dia alguma das situações que eu vou falar ao longo do post, então é sinal que você precisa sim se organizar para poder viver melhor.

As duas maiores coisas que você perde quando é uma pessoa desorganizada são: tempo e dinheiro. Os dois conceitos na verdade estão relacionadas, não é? A perda de tempo é algo bem perceptível na vida de quem precisa se organizar, mas talvez a falta de dinheiro passe despercebida. Vamos falar mais sobre isso.

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Foto de Ferenc Horvath em Unsplash

Perda de tempo

É fácil perceber a perda de tempo quando se é uma pessoa desorganizada. Quanto tempo você já perdeu procurando uma roupa no armário ou a chave do carro antes de sair em casa? E aquele documento importante, que você guardou, mas não sabia onde estava quando precisou? E o relatório do mês passado, que seu chefe pediu, e você teve que revirar o computador porque não lembrava onde tinha salvado?

O tempo gasto procurando esses itens pode ser de poucos minutos, de horas, dias ou até pode ser que você nem encontre. Mas mesmo considerando que sejam poucos minutos, quantas vezes isso acontece em um dia? Em um mês? Ao longo de um ano? Se você soubesse exatamente onde estão as coisas, não precisaria perder tempo procurando.

Isso porque essas situações se referem apenas a organização física, de objetos, e da organização de arquivos digitais. Mas e a organização de tarefas? Pense no tempo que você já perdeu porque não se lembrava o que exatamente precisava fazer ou então tentando decidir qual deveria ser a próxima coisa a ser feita. Se as suas tarefas estivessem devidamente organizadas, isso não aconteceria. Mais uma vez, parece ser uma perda de tempo muito pequena, mas pense nisso se repetindo de novo e de novo e mais uma vez.

Perda de dinheiro

Além da ideia de que tempo é dinheiro, seus gastos podem aumentar diretamente quando você não é uma pessoa organizada. Se você vive perdendo as coisas por não saber onde colocou, é provável que acabe tendo que comprar um segundo item para repor o item perdido, que uma hora ou outra pode acabar aparecendo. Ou seja, gasto desnecessário.

Se já te aconteceu de abrir seu armário e encontrar uma peça que comprou meses atrás, nunca usou e agora não te agrada mais, está aí mais um exemplo de dinheiro perdido. Ou então, aquele alimento que você esqueceu no fundo do armário ou da geladeira e agora já está estragado ou vencido. Mais dinheiro desperdiçado. Caso seu guarda roupas e sua cozinha fossem organizados, isso não teria acontecido.

Outro exemplo: esqueceu de pagar uma conta e agora tem que pagar com juros ou mesmo teve o serviço interrompido e é necessário pagar uma taxa para reativar? Já sabe não é? Mais dinheiro indo embora.

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Foto de rawpixel.com em Pexels.com

Qualidade de vida

Todas as situações que eu citei ali em cima, são ligeiramente irritantes, e quando acontecem com muita frequência podem ser uma fonte de estresse. A desorganização, de forma geral, pode ser muito estressante.

Vai me dizer que não é chato ter que ficar o tempo todo procurando as coisas por não saber onde estão. Ou que não é cansativo ficar tendo que se esforçar para lembrar de datas, prazos e das coisas que precisam ser feitas.

A organização proporciona qualidade de vida, porque te deixa no controle das coisas, diminuindo seu esforço mental, o gasto de energia, evitando o desperdício de tempo e dinheiro e trazendo tranquilidade.

Como eu disse no começo do post, certamente algumas pessoas não acham nada disso irritante ou estressante e conseguem viver bem dessa forma. Eu não conseguiria. E se você também não, é um sinal de que você precisa de um pouco mais de organização na sua vida. No fundo, todos nós sabemos quando essa necessidade existe: percebemos no dia a dia essas situações acontecendo, até pensamos que precisamos nos organizar, mas acabamos deixando para lá.

Agora, lendo esse post, gostaria que você refletisse o quanto estresse e irritação você já passou, quanto tempo e dinheiro você já perdeu por conta da falta de organização. Se a resposta não te incomoda, ok, você realmente não precisa se organizar e tudo bem. Mas se você sente que a organização te traria benefícios, já está na hora de começar a mudar. Dois posts aqui do blog que eu recomendo se você está nesse dilema se vale a pena se organizar ou não: por que eu não consigo me organizar e mitos da organização. São posts que eu gosto muito porque propõem uma reflexão bem legal sobre esse assunto.

E me conta nos comentários: você é uma pessoa organizada? Se não, acha que um pouco de organização tornaria a sua vida mais fácil? Ou é daquelas que amam o caos?

Até mais,

Juliana Sales

19 comentários sobre “O que você perde com a sua desorganização

  1. Realmente algumas pessoas parecem se virar bem em meio ao caos e eu fico boba de ver.
    Eu procuro ser o mais organizada possível com minhas coisas, só não fico muito na rigidez das coisas, pois acho que todo excesso não é saudável.
    Excelente post e muito elucidativo.

    bjs

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    • Perfeito Fernanda! Nenhum excesso é saudável. Eu sempre digo que organização é pra facilitar e não te deixar estressado porque uma coisinha mínima está fora de lugar. Se o processo de se organizar mais te irrita e te dá trabalho do que ajuda, algo está errado.

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  2. Eu me organizo o melhor que posso, justamente para fugir desses problemas que citou no post, mas tem vez que vacilo e quando vejo que começarei a me prejudicar, corro e me organizo novamente.

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    • É exatamente esse o caminho! Não existe organização perfeita nem ninguém 100% organizado. A ideia é se organizar em um nível que facilite nossa vida e evite os problemas que eu citei.

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  3. Acho que eu não conseguiria viver em meio ao caos, não sou extremamente organizada mas dentro da minha realidade consigo me virar e não me perco em meio às minhas pequenas “bagunças”. Já passei por algumas situações descritas no post, como a da roupa e do alimento, mas nunca passou disso. Com documentos e contas nunca me desorganizo, sempre arrumo um tempinho pra manter esses ítens em dia e à mão.

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    • Acho que todos temos os momentos de desorganização, Patrícia. Eu tento evitá-los porque tudo funciona melhor assim para mim, mas não é uma briga, é mais uma intenção de manter tudo em ordem tanto quanto possível.

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  4. Oi, Ju! Menina, adorei o outro lado da situação! Eu, definitivamente, me considero uma pessoa organizada, que gosto das minhas coisinhas direitinhas (einha filha saiu a mim!😍). Mas fiquei pensando que lidar com o caos e a desordem do outro é uma tarefa árdua pra mim! Meu marido é um amor, mas não liga! Por mim, até tenta hoje em dia (pecado!😅🤭), mas ainda tem muito o que melhorar! Rsrs! Isso me frustra bastante, admito, mas tenho tentado melhorar um pouco, embora, quandoy sinto que vá ser boicotada, eu falo! O que t nós ajudado e até, creio eu, sinalizado a ele que me importo! Bjs

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    • Oi Ana! Realmente lidar com a desorganização do outro é bem mais complicado do que lidar com a nossa própria bagunça. Afinal, não dá pra obrigar ninguém a ser organizado não é? Ainda mais se, na realidade da outra pessoa, ela não se afeta por essa desorganização. Uma boa dose de conversa parece ser a chave mesmo. Meu noivo também não é muito adepto da organização, as vezes surge alguma confusão, mas na maior parte do tempo dá tudo certo justamente porque ele sabe o quanto eu me atrapalho com a bagunça.

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  5. Nossa, esse post é para mim!
    Sou desorganizada mas mais por falta de motivação mesmo. Apesar de lidar bem com o caos, ele me incomoda às vezes.
    Obrigada pelo post, com certeza me serviu de alerta para perder menos tempo e consequentemente dinheiro.

    Beijos,
    Amanda Rocha

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  6. Organização ajuda, mas confesso que sou aquela que AMA um pouco de caos. Sou organizada em coisas relacionadas a dinheiro (Odeio pagar juros ou perder alimentos ), bem como no que tem relação a documentos e prazos a serem entregues. Mas definitivamente não consigo seguir uma rotina rígida na organização de tempo e tarefas, dias muito iguais me irritam um pouco. Segui algumas ideias que você passou sobre a to do list e melhorei sensivelmente a rotina, mas tem algumas baguncinhas que não abro mão (ainda)

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    • Você exemplifica o que eu sempre digo por aqui Darlene: em organização não existe certo ou errado e sim o que funciona para cada um. Você organiza o que é importante para você e, se o resto está uma bagunça, tudo bem se você se sente bem com isso. Se está ok para você é porque você encontrou o SEU jeito certo de se organizar. Fico feliz em saber que o post da To Do List tenha te trazido melhorias!

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  7. Eu demorei muito pra aprender que quanto mais a minha desordem toma conta de mim e do ambiente onde eu estou, mas negativo o ar se torna. Várias vezes eu não conseguia produzir post bons ou nada do tipo porque tava tudo um caos e eu tinha que arrumar tudo, e quando eu o fazia, era como se eu limpasse o meu espírito também. Obrigado pelo post! ❤❤❤❤❤

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    • Eu tenho muito isso também, o trabalho não rende bem se o ambiente está bagunçado. Existem até estudos que mostram que um ambiente organizado ajuda a pensar melhor, ver as coisas com mais clareza.

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  8. Bom dia e muito obrigada pelo artigo. Claro, que se perde muito, sem boa organizacao. Cada pessoe, que trabalha como freelancer, entende isso muito bem 🙂 Eu gosto de ter tudo bem organizado e arranjado – por isso utilizo as ferramentas digitais 🙂 por exemplo : https://kanbantool.com/pt/ ajuda me dividir todas tarefas diarias e por isso sinto, que tenho muito mais tempo e consigo fazer omais 🙂 Recomendo tambem fazer o plano cada demanha 🙂 para ver o que se precisa fazer – ajuda muito!

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    • Olá, que bom que gostou do post! E concordo com você, organização é sempre importante, mas para quem é freelancer/autônomo é ainda mais essencial. Não conheço esse site que indicou, mas pelo nome suponho se tratar que seja baseado no método Kanban. Vou dar uma olhada para conhecer.

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