Organizando o home office

Para as comemorações do aniversário do blog mês passado eu falei sobre os post mais acessados aqui no blog e comentei que achava interessante que o com maior número de acessos era sobre o método FlyLady. Isso porque eu falo muito pouco aqui no blog sobre organização de casa.

Já admiti também que sou extremamente organizada com minhas tarefas e projetos e com as atividades em geral que eu quero fazer, mas organização da casa não é o meu forte. Mas como eu de vez em quando recebo pedidos para falar sobre isso, aqui estamos nós. E esses posts também servirão para mim, à medida que for coletando as dicas e colocando em prática vou compartilhando por aqui.

Decidi fazer post individuais para cada cômodo e comecei pelo mais fácil para mim: o escritório, porque é a parte mais organizada da minha casa. Não que o resto seja uma bagunça, mas sei que há muito que eu posso melhorar. Já o local onde eu trabalho é bem organizado porque gosto de trabalhar e rendo melhor em um ambiente assim.

A seguir, temos um conjunto de dicas para ajudar a manter seu escritório organizado. São coisas que eu uso/faço no meu ambiente de trabalho, a partir de sugestões que eu selecionei aqui e ali, pesquisando em diversas fontes. Como tudo em organização, o ponto chave é o bom senso: só adote uma dica se ela fizer sentido para você. Por exemplo, não adianta você comprar várias pastas ou caixas para armazenar papeis se o seu trabalho gera principalmente arquivos digitais.

Lembrando que nesse post eu estou focando em organizar o ambiente e isso vale tanto se você tem um cômodo separado como escritório ou se tem apenas um cantinho com uma mesa e o computador. E vale reforçar que se você trabalha em home office é super importante ter um local específico de trabalho, mesmo que seja um cantinho e não um cômodo inteiro. Mantenha reunido tudo o que for relacionado ao seu trabalho e crie um ambiente confortável e funcional.

escrutorio estantes mesa cadeira quadros

Foto de Huseyn Kamaladdin em Pexels.com

O primeiro passo é organizar a mesa de trabalho. A dica é manter a vista apenas aquilo que você usar com frequência. Tenha a mão o que você usa o tempo todo, o resto pode ir para gavetas, estantes, prateleiras, o que você preferir. Só não use a sua mesa para “guardar” nada, acumulando sobre ela coisas que vão atrapalhar na hora de limpar e deixar o ambiente atulhado. É legal deixar o visual agradável, decorando com coisas que você gosta, mas seja moderado. Você pode até querer encher sua mesa de fotos, plantas, objetos de decoração, mas veja se isso não vai tirar seu espaço e dificultar encontrar as coisas que você precisa no dia a dia.

Na minha mesa eu tenho apenas um vasinho de plantas. No dia a dia ficam sobre ela apenas meu bullet journal, um bloco de anotações e caneta/marca texto que eu esteja usando. Ao encerrar o dia de trabalho o bujo vai para minha bolsa (carrego comigo o tempo todo) e as canetas e o bloco de anotação para as gavetas.

Outro ponto para deixar o visual mais agradável é organizar os fios. Eu não sei vocês, mas aquele monte de fios amontoados atrás da mesa me incomoda porque eu acho muito feio, além de dar trabalho para limpar. Claro que existem equipamentos que funcionam com wireless, mas nem sempre estamos dispostos a gastar com isso. Você pode usar organizadores de fios para deixar tudo mais arrumado e eu já li em algum lugar a ideia de colá-los com fita adesiva embaixo do tampo da mesa, mas não tentei e não sei se funcionaria. Uma dica importante é colocar uma pequena etiqueta em cada fio identificando de onde ele é, o que te impede de desligar  algo sem querer ou ter que ficar caçando qual o fio certo de cada coisa.

Aliás, essa questão de etiquetar é válida para tudo que você guarda. Etiquete gavetas, pastas, caixas, indicando de forma clara qual o conteúdo armazenado ali. Isso facilita muito na hora de procurar qualquer coisa, porque você não precisa ficar se perguntando “onde foi mesmo que eu guardei tal coisa?” Você pode até pensar que sabe “de cabeça” o que tem em cada gaveta ou caixa. E claro que você pode guardar essa informação apenas na sua mente, mas para quê? Não é mais fácil etiquetar e ter a informação a sua disposição com uma simples olhada?

Uma dica boba, mas que eu gosto, é ter sempre uma lixeira por perto, porque impede que você fique acumulando tralha em cima da mesa. Deu de cara com um papel que não tem mais nenhuma utilidade? Direto para o lixo!

Dependendo de com o quê você trabalha, pode gerar uma quantidade grande de papel. então você precisa ter uma forma de lidar com isso. De forma geral, vale aqui o que eu disse no começo: mantenha sobre sua mesa apenas o que está usando no momento ou o que usa com frequência. O resto todo pode ser arquivado. Eu já falei aqui sobre arquivamento e nesse post linkado tem mais informação sobre isso. Assim como quase tudo na organização, você pode arquivar sua papelada como quiser, desde que facilite para você tanto na hora de guardar quanto de recuperar um arquivo.

Para quem lida diariamente com uma demanda significativa de papel, pode ser interessante ter uma caixa de entrada física, para centralizar ali tudo que chega. Uma simples bandeja, caixa ou pasta cumpre essa papel. E aqui vale o que já foi dito para a sua mesa em geral: não deixe as coisas se acumulando ali. Como qualquer Caixa de Entrada você deve analisar frequentemente cada item que ali se encontra e dar um destino adequado a ele.

prateleira nicho livros plantas mesa cadeira

Foto por Pixabay em Pexels.com

O que você vai usar para guardar seus papéis e os suprimentos de escritório é uma questão de gosto pessoal. Eu guardo as canetas, por exemplo, em um estojo dentro da gaveta. Há quem goste de deixar em um porta canetas em cima da mesa, mas eu prefiro o estojo porque estou sempre carregando para lá e para cá. Os suprimentos que não são usados com tanta frequência (grampeador, furador, clipes, post-its) ficam em organizadores dentro da gaveta.

Para arquivamento, eu uso pastas (etiquetadas) e quando eu tenho várias pastas do mesmo tema ou temas relacionados, fica tudo dentro de uma caixa na estante. Você pode usar gaveteiros, armários, estantes, o que preferir. Se não tem muito espaço pode optar por instalar prateleiras.

Minha papelada de trabalho fica na estante, junto com meus livros e com os papéis pessoais. Claro que é tudo setorizado, um canto é destinado as caixas e pastas com material de trabalho e no outro fica a papelada pessoal. No meio ficam os livros, que eu separo em três grande categorias: literatura (ficção em geral), leitura de aprendizado (livros de estudo sobre temas que me interessam, falei um pouco sobre isso no post sobre o projeto de leitura) e livros técnicos (basicamente relacionados ao meu trabalho de engenharia).

Se você vai começar a organizar seu escritório do zero, minha dica é começar pela mesa de trabalho. Tire tudo que está em cima dela, limpe e coloque de volta só o essencial. Analise o que você tirou da mesa e veja o que deve ser arquivado/guardado; o que não for, jogue fora. Arquive o que você raramente usa; o que você utiliza com frequência pode ficar nas gavetas ou  em algum móvel ou prateleira próximo a mesa, para que você tenha fácil acesso. Em último caso, apenas se não houver outra opção, separe um cantinho da mesa para isso.

Separe o que vai arquivar de acordo com categorias que façam sentido para você e etiquete as caixas/pastas que usar para guardar. Organize o que quer que você tenha colocado nas gavetas. Organize os fios. Eu gosto de guardar tudo em seu devido lugar e deixar a mesa limpa ao final do dia de trabalho. Se você não quiser fazer isso diariamente, tudo bem, mas estabeleça um rotina de limpeza.

Eu gostaria de saber como vocês organizam o escritório/ambiente de trabalho de vocês. Tem alguma coisa que vocês fazem e recomendam? Quem está começando a organizar agora, tem alguma dúvida sobre o que eu falei no post ou alguma pergunta sobre algo que eu não tenha mencionado? Me contem nos comentários.

Até mais,

Juliana Sales

 

18 comentários sobre “Organizando o home office

  1. Oi Ju! Minha mesa é super organizada, bem pelo menos até eu sentar, gosto de deixar vazia…Aqui temos um mesa em L, como também faço artesanato fica na mesa minha máquina de costura, computador, régua de corte e na outra parte fica vazia, onde provavelmente vou escrever no planner e estudar com minha filha…Coloquei um pratilheira em cima, onde ficam canetas, papeis para rascunho, sinto falta de gavetas, não tenho nenhuma, mas temos duas estantes de ferro onde organizo materiais de estudo e artesanato…
    Abraços!

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  2. Adorei as ideias e embora ainda não considere exatamente um escritório, tenho escrito bastante e passo boa parte do meu dia no meu “cantinho do pc” seja lendo, pesquisando ou me divertindo … minha esposa “pira” na minha desorganização organizada rs, principalmente pela quantidade de fios e papéis largados, quase sempre anotações desnecessárias … mas estou melhorando … eu acho rs .

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  3. Sempre acabo procrastinando na hora de arrumar meu escritório. Consegui vencer a procrastinação ontem e olha, consigo até me sentir mais produtivo!

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  4. Adorei a ideia de apresentar um post específico para cada cômodo da casa, com certeza vai facilitar muito o entendimento e visualização do ambiente requisitado. Em relação ao ambiente de trabalho confesso que meu cantinho é até organizado, consigo me sair bem nesse aspecto da organização do lar 🙂

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    • Pois é Patrícia, quis fazer um cômodo por vez para facilitar mesmo, até para mim que estou usando os posts para dar um up na organização por aqui. Já pensando no cômodo do próximo post!

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  5. Oi, Ju! Como vai? Puxa, aniversário de blog cheia de boas ideias e bons projetos! Isso é maravilhoso! Parabéns! Ter um home office é uma vontade grande que tenho, mas infelizmente não tenho espaço! Uma pena! Mas estou tentando me organizar para tal! Adorando as sugestões! Sucesso nesta nova etapa do Blog! Bjs

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    • Oi Ana! Eu também, durante um tempo, não tinha home office, era só um cantinho com o computador mesmo. E só de manter esse cantinho organizado, mesmo sendo pequeno, já ajudava muito.

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  6. Um home office bem organizado é tudo, né?
    Eu tenho sempre minha agenda e caneta em mãos também em frente ao desktop e estou sempre rodeada de livros e funkos. São coisas que gosto e de certa forma trazem conforto para o local.

    Beijos

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  7. Olá, cara mia…

    Ah, eu fiquei curiosa por ver uma foto da sua mesa… a minha tem uma luminária, cadernos, livros, um monte de folha de papéis, notebook e outro monte de coisas. Dependendo do dia, tem mais ou menos. No domingo (quando eu arrumo) fica perfeita. Com as coisas todas nos seus devidos lugares. Mas, conforme eu vou trabalhando. Vira bagunça… um caos, mas é sinal de que foi uma semana produtiva de trabalho. Caso contrário… é sinal de que nada fiz e as coisas não aconteceram.

    bacio

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    • Oi Lunna! Qualquer dia desses posto uma foto no instagram da minha mesa. Mas é bem o que eu disse no post mesmo: o computador, uma plantinha, meu bullet journal e canetas. Interessante que comigo é o contrário: se minha mesa fica bagunçada e sinal que o trabalho também está meio bagunçado. Ou porque por algum motivo as coisas se atrapalharam e eu estou com muito para fazer e prazo apertado (o que raramente acontece, ainda bem!) ou porque eu estou procrastinando… pego uma coisa e largo, pego outra e deixo pra lá… aí vai tudo se acumulando e eu acabo não finalizando nada.

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