Dicas para organizar sua cozinha

E aqui estamos com mais um post referente a organização da casa. Como eu disse no primeiro post, sobre home office, quero falar de um cômodo por vez. E o de hoje é a cozinha. Quero dizer que esses posts servirão para mim também, porque tenho a intenção de organizar melhor as coisas em casa. Já disse por aqui que organizo muito bem minhas tarefas, compromissos e o meu tempo de forma geral, mas a minha organização de casa não é nenhum exemplo a ser seguido (exceto pelo local onde eu trabalho). Faço o básico e só.

E a realidade é que não é algo que me incomoda, vivo bem assim, mas sempre podemos melhorar não é? Algumas dicas que li na hora de pesquisar para o post acredito que poderão facilitar as coisas por aqui, tanto no sentido de guardar e armazenar as coisas quanto na questão de otimizar a rotina de limpeza. Esse post, então, é um compilado de dicas que eu selecionei baseando no que faz sentido para mim em termos de organização e também em coisas que eu poderia adaptar para a minha realidade.

Vamos começar falando sobre a questão da limpeza. Assim como em toda a casa e seguindo um pouco nos conceitos do método FlyLady, o que funciona aqui é limpar um pouco a cada dia. Para mim é difícil ter um dia inteiro livre para dedicar a limpeza, para fazer uma faxina completa, então o ponto é mesmo fazer um pouquinho por vez. Quem puder contratar alguém para fazer a limpeza mais pesada, faça isso, porque depois é bem mais tranquilo manter, com um rotina diária de limpeza. Mas quem não pode e também não tem tempo para dedicar um dia inteiro à uma faxina completa, ainda assim pode começar a fazer uma coisa por vez.

O que eu sugiro é fazer uma lista completa de tudo que precisa ser feito e dividir as tarefas ao longo dos dias. Se estamos falando só de manutenção, faça uma lista de todas as tarefas e distribua diariamente, criando uma rotina de limpeza. E claro, existem aquelas coisas que precisamos fazer todo dia, como varrer ou lavar a louça, por exemplo. Uma boa ideia é olhar em volta e anotar tudo que você gostaria ou precisa fazer, desde limpar a geladeira, reorganizar os armários, tirar o que está vencido da dispensa, comprar um abridor de garrafas novo, anote tudo e depois separe em categorias: conserto, manutenção e limpeza pesada, por exemplo. Então planeje a execução conforme o seu tempo disponível.

gaveta talheres cozinha

Foto de Canva.com

Algumas atitudes também ajudam. Se você acabou de tomar um copo de suco, não custa nada lavar e guardar em vez de deixar em cima da pia, certo? Ou então, fazer uma limpeza rápida no fogão assim que acabar de usar. São atitudes simples, mas que fazem diferença na organização como um todo.

Em termos de organização de fato, acho que o ponto principal a se levar em conta é a funcionalidade, no sentido de guardar as coisas onde elas estejam mais à mão, sendo fácil de pegar quando forem ser usadas. Isso, na realidade, vale para qualquer aspecto de organização. Se você tem dificuldade de encontrar alguma coisa que você guardou, alguma coisa no processo de organização está errada.

Assim, o que você usa todos os dias (copos, pratos, talheres) deve estar sempre à mão: na primeira gaveta, em uma prateleira, sobre uma bancada ou na parte da frente do armário. Objetos usados com menos frequência (potes de sobremesa, por exemplo, ou forma de bolo) podem ficar mais ao fundo das gavetas ou na parte mais de baixo do armário. Quanto ao que raramente é usado, talvez seja o caso de se perguntar se realmente você precisa manter aquilo. Sabemos que algumas coisas são mesmo pouco usadas, mas muitas só estão ocupando espaço. Então, doe o que não usar e o que usa muito pouco pode guardar naquele armário que você só abre mesmo para limpar.

Uma boa ideia se a sua cozinha é pequena (o que é comum na maioria dos apartamentos hoje) é investir em prateleiras, porque sempre tem uma ou outra parede “sobrando”, que pode ser ocupada por uma prateleira que trará ganhos de espaço. Ganchos de parede, para pendurar algumas coisas também são uma opção, mas eu particularmente não gosto e não acho bonito.

Para organizar os objetos dentro de gavetas e armários ou mesmo sobre balcões é legal usar cestas ou bandejas para reunir objetos semelhantes. Também é legal usar potes quadrados em vez de redondos, porque são mais fáceis de guardar. Manter tampas próximas aos seus recipientes (sejam potes ou panelas) evita perder tempo procurando a tampa certa.

cozinha geladeira fogao microondas pia banquinhos bancada
Foto de Naomi Hébert on Unsplash

Um último tópico quando se fala da cozinha é a organização da despensa ou dos mantimentos de forma geral. Aqui, além da questão da organização e da facilidade de acesso, deve-se se levar em conta a data da validade e estar atento para evitar desperdício ou para não consumir algo fora do prazo.

Em termos de organização, o conceito é o mesmo: deixe mais acessível o que você usa todos os dias. Coisas como leite, achocolatado, pó de café, pães, qualquer coisa que você consuma todos os dias, muitas vezes nem precisam ser guardadas, podem ficar em uma bandeja sobre a bancada ou até sobre a mesa (muito gente prefere deixar a mesa vazia, mas eu não me incomodo com isso).

Alguns alimentos, depois de aberta a embalagem original, devem ser armazenados em recipiente bem fechados para não estragarem e manterem suas características. Nesse caso eu prefiro sempre potes transparente, para bater o olho e já saber o que está ali. Uma opção, se não quiser usar transparência, é colocar etiquetas. Ah, e não se esqueça de anotar também a data de validade, sempre!

Uma dica que eu achei ótima e vou aderir é manter uma lista de tudo o que você tem, quase como um controle de estoque mesmo. E anote sempre que alguma coisa acabar. Assim, você não perde tempo na hora de fazer sua lista de compras e não corre o risco de esquecer de alguma coisa ou comprar algo que não precisa e acabar perdendo porque você não deu conta de usar antes de vencer/estragar.

Eu fiz uma lista simples no celular mesmo e quero testar para ver se para mim fica prático e funcional. Lembrando o que sempre digo no que se refere a organização ou produtividade: você só sabe se um método, técnica ou dica é bom para você depois de testar e colocar em prática. Se perceber que está te dando mais trabalho ou te irritando, quer dizer que aquela dica/técnica/método não serve para você. Não que seja ruim ou não seja válida, apenas não se adapta a sua realidade.

Fazer esse post foi bem desafiador porque eu coletei um monte de informação e depois fui filtrando de acordo com o que representava o que funciona para mim em termos de organização. Ao mesmo tempo, não queria fazer um post que servisse só para mim, então tentei falar de forma mais ampla, em termos de conceito, para que cada um possa adaptar ao seu dia a dia.

Então me contem, como é a organização da cozinha de vocês? Qual a maior dificuldade? Tem alguma dica para compartilhar? Ah, e se quiserem, mais para frente posso trazer um feedback de como foi meu processo de organização da casa e como coloquei essas dicas em prática.

Até mais,

Juliana Sales

21 comentários sobre “Dicas para organizar sua cozinha

  1. Cozinha é meu cômodo favorito da casa – como a minha cozinha é mínima, eu improvisei na sala uma espécie de balcão para fazer as refeições do dia a dia e, de quebra, usar as gavetas para colocar coisas que uso pouco (uma gaveta para latarias e embalagens resistentes) e as outras gavetas para travessas, potes e formas. Tenho uma prateleira na cozinha onde ficam os alimentos que serão usados mais rápido, todos acondicionados em vidros (reaproveito os vidros de conserva). Outro cuidado é sempre higienizar as embalagens assim que trago do mercado e organizar pela data de validade – Mas como adoro cozinhar, dificilmente perco algo.

    Abraços!

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    • Cozinha pequena é muito comum hoje em dia, não é Darlene? Mas gostei muito da solução que você criou e o importante é que tem sido funcional para você! Obrigada por compartilhar como você faz!

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  2. Gostei da dica de priorizar potes quadrados no lugar dos pequenos porque ocupam menos espaços. Confesso que não tinha me atentado para esse detalhe que pode fazer toda a diferença! Algumad outras dicas eu já costumo seguir, como por exemplo limpar um pouquinho a cada dia e deixar o essencial sempre a mão, facilita muito no dia a dia.

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  3. Olha, eu sou meio que o “terror da cozinha” aqui em casa rs. Eu até me arrisco lá e geralmente semeio o caos rs. Mas algumas das dicas que seu post oferece eu já testei e realmente ajudam muito. Dividir para organizar ajuda muito 🙂

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  4. Gostei deste tema, pois manter a organização da cozinha é uma tarefa diária para todas as pessoas. Minha principal dificuldade é não deixar a mesa bagunçada, porque ela está sempre abarrotada de itens que não tem lugar certo na casa. Já tentei deixá-la sem muita coisa, mas aqui em casa isso não funciona.
    Na cozinha, costumo separar tudo por categoria, como itens de café, mantimentos perecíveis, potes, tampas, etc. Uso as gavetas ou caixas organizadoras. Deixo na bancada aquilo que estou sempre usando. Uma sugestão seria falar da organização da geladeira e do planejamento do cardápio semanal. Parabéns pelo blog!

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    • Oi Elaine! Aqui em casa a mesa também nunca fica vazia mas eu não me incomodo, sabe? Uso algumas cestas/potes para reunir as coisas e acho que fica até bonitinho! Obrigada pelo comentário e também pelas sugestões, anotei aqui e futuramente farei sim posts com esses assuntos.

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  5. Ju minha cozinha é bem espaçosa e pratica…
    Confesso que gostaria de equipar melhor mas por outro lado, não somos muito de ficar em casa…Para o próximo ano vamos dar uma “arrumada” quero criar alguns cantinhos, como um cantinho para o café e quero trazer minhas canecas para fora (amo canecas)…Depois te conto se deu certo!!!
    Abraços

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  6. Que legal fazer posts com organização dentro de casa e eu adorei esse, pois a cozinha é um dos lugares que mais gosto em casa.
    Achei super bacana as dicas, principalmente de investir nas prateleiras. Aqui temos a casa pequena e com certeza ajudou muito.

    bjs

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  7. Cozinha é um terror se deixar acumular serviço. Você tem razão, se fizermos aos poucos, não ficará aquele monte de tarefas acumuladas que ocuparão nosso dia na cozinha. E pequenas atitudes como você disse de lavar um copo assim que usarmos, também irá diminuir a tarefa de lavar as louças mais tarde. Organização é fundamental.

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