O que mais te atrapalha na hora de se organizar? Parte 1

Duas semanas atrás eu fiz uma pergunta no stories do Instagram (se ainda não conhece o instagram do blog, vem conhecer!) e as respostas que eu recebi por lá são a base desse post. Tem um post aqui do blog, um pouco antigo já, que pergunta: por que eu não consigo me organizar? É, inclusive, um dos meus post preferidos, onde eu trouxe uma reflexão sobre porque algumas pessoas querem e precisam se organizar mas não conseguem.

Aquele post foi baseado no meu conhecimento sobre o assunto, em tudo que eu já li e pesquisei sobre. E é interessante que eu recebo várias mensagens de pessoas dizendo exatamente isso, que não conseguem se organizar, que já tentaram de tudo. Vejo também muitos comentários assim nos blogs e perfis que eu sigo sobre o assunto.

Então, eu fiz a seguinte pergunta lá no stories: o que mais te atrapalha na hora de organizar? E a ideia do post de hoje é ajudar todo mundo que me respondeu por lá, tentando trazer respostas de como contornar as principais dificuldades que vocês compartilharam comigo.

A variedade de resposta foi grande, então eu tentei agrupá-las, até porque muitas delas são derivadas ou estão relacionadas a outros problemas e talvez as pessoas nem percebam isso.  Vamos ver então quais as maiores dificuldades encontradas pelas pessoas na hora de se organizar.

notebook celular cafe suculenta

Foto de Ben Kolde em Unsplash

Procrastinação

Essa aqui é uma velha conhecida de quase todo mundo e eu já falei bastante sobre o assunto aqui no blog. Sabemos que procrastinar é adiar as coisas que temos que fazer e para lidar com ela precisamos entender porque estamos procrastinando. As dificuldades que algumas pessoas encontram na hora de se organizar, nada mais são que faces da procrastinação.

Por exemplo, se você não consegue se organizar porque não sabe por onde começar. Claro que isso é válido se é a primeira vez que você pensa no assunto ou se está no começo do caminho para aprender mais e conhecer técnicas e métodos. Mas, se você lê blogs sobre o assunto e nunca coloca em prática, então o problema não é que você não sabe, mas sim que você está deixando para depois por algum outro motivo. Da mesma forma, se você diz que quer se organizar e não sabe como, mas nunca começou a pesquisar como fazer isso, você também está procrastinando.

Nos dias de hoje é muito difícil não sabermos como fazer quase qualquer coisa, porque a informação está há um clique de distância. Claro que existem temas específicos que não dá para aprender sozinho ou em algumas situações pode ser necessária a ajuda de algum especialista. Mas de forma geral pelo menos o básico, para começar, podemos aprender. Então se você não se organiza porque não sabe como começar, pesquise sobre o assunto e, claro, coloque em prática o que você aprender.

Outra forma de procrastinar é adiar as coisas chatas ou complicadas. Sim, todos nós temos aquelas tarefas que não gostaríamos de fazer, mas se elas tem que ser feitas, não tem muito para onde correr, certo? Adiar só vai te trazer mais estresse porque além de ter que fazer algo que você não quer, quanto mais você demorar, menos tempo terá. Então a primeira coisa é saber se você tem realmente que fazer aquilo. Se sim, pense se você pode delegar. Caso não seja possível e você mesmo tenha que fazer, facilite ao máximo: divida uma tarefa grande e complicada em tarefas menores e curtas, deixe o primeiro passo tão simples quanto possível. Se for chata ou entendiante, planeje uma recompensa para depois de concluída ou lembre-se de porque está fazendo aquilo e porque é importante: manter em mente o objetivo maior ajuda na motivação.

notebook cactos canetas

Foto de Laurent Peignault em Unsplash

Um aspecto interessante da procrastinação é quem acha todo o processo, o caminho, algo chato ou cansativo. Ou então, quem está sempre em busca do “método ideal”, da melhor forma de fazer a organização funcionar. Eu já falei por aqui várias vezes que não existe isso de método ideal e sim o método que melhor funciona para você porque atende as suas necessidades e se adapta a sua rotina. E você só vai saber qual é esse método quando começar a colocá-lo em prática.

Além disso, pode ser que você não goste do processo porque não vê resultados. E isso, mais uma vez, tem haver com escolher a ferramenta ou método que te dá o que você precisa. A ideia é facilitar, então se você está tendo mais trabalho ou achando tudo muito chato, talvez a forma que você escolheu para se organizar não seja a melhor para você. Só é preciso nesse caso tomar cuidado para não ficar testando um método atrás do outro, indefinidamente, e não adotar nenhum. Essa busca constante também é uma forma de procrastinar.

Por fim, algumas pessoas me responderam que o que atrapalha se organizar é a preguiça. E isso é a procrastinação em sua forma mais comum. Você não se sente motivado, não tem energia, disposição. Repetindo o que já falei, para lidar com isso você precisa entender porque se sente assim, identificar a causa e trabalhar nela. Aqui tem um post com dicas básicas para fugir da procrastinação e tem outro onde eu conto o que eu faço quando percebo que estou procrastinando.

Como deu pra ver, a procrastinação engloba várias das dificuldades encontradas pelas pessoas em geral na hora de se organizar. Existem diversas outras respostas que eu recebi, como a dificuldade de criar novos hábitos e a falta de disciplina, por exemplo. O que acontece é que, quando eu terminei de escrever o post ele ficou bem maior do que eu esperava, então achei melhor dividir em duas partes para não ficar uma leitura muito cansativa. Na semana que vem nós teremos o último post do projeto de leitura do blog, sobre o livro “Trabalhe 4 horas por semana“, do Tim Ferriss. E na outra semana eu trago a parte 2 desse post, combinado?

Até mais,

Juliana Sales

 

19 comentários sobre “O que mais te atrapalha na hora de se organizar? Parte 1

  1. Oi Juliana, buongiorno…

    Então, acho que procrastinar é um hábito comum que eu pratico… sometimes, quando tenho tempo sobrando, mas tenho consciência que isso poderá ser um problema dos grandes no dia seguinte.
    Mas acho que no caso das pessoas, esta mais para uma desculpa para não agir e deixar tudo como está. Mudar hábitos não é fácil e nem todo mundo está disposto a agir por estar acostumado com a bagunça ou por não ter que se ocupar em disciplinar-se.
    Eu, como tenho TOC aprendi que sempre preciso alterar algo para evitar que o transtorno se estabeleça ou avance em meu corpo. E até por perceber que é muito fácil perder a disciplina ou estabelecer conflitos na minha área de atuação. A vida vira um caos e tudo se desorienta e até tudo se reorganizar, aff

    bacio

    Curtido por 1 pessoa

    • Pois é Lunna, a procrastinação tem muitos lados. E sim, muita gente usa com desculpa para não fazer as coisas e na grande maioria das vezes existe alguma outra coisa por trás disso: insegurança, perfeccionismo, medo de fracassar… por isso que eu sempre digo que é preciso entender porque estamos procrastinando. Por outro lado a procrastinação intencional, aqueles momentos de descanso, na maior parte das vezes não são tão prejudiciais assim, pelo contrário, podem até nos ajudar a minha mais atentos, focados e com mais energia.

      Curtir

  2. Confesso que às vezes eu procrastino sim, infelizmente deixar algo que não é tão urgente para depois é um velho hábito que tenho consciência que preciso mudar. Encontrar o método que mais se adequa a cada realidade pode ser mesmo a solução para avançar mais essa etapa na organização.

    Curtido por 1 pessoa

    • Tem vezes que a procrastinação pega a gente de jeito né Patrícia? Mas você já tem a percepção e vontade de mudar, o que é boa parte do caminho andado. E sim, encontrar o método “certo” para gente é fundamental.

      Curtir

  3. Redes sociais, tão viciantes e tão prejudiciais aaaaa! Acho que hoje em dia o celular me atrapalha muito, e olha que eu faço o possível para não ficar muito tempo nele hehe. Quando eu vejo eu fiquei 30 minutos só rolando o Twitter. Mas eu estou tentando. Esse ano provavelmente foi meu ano ais desorganizado, tanto no quesito faculdade quanto no blog/canal, e acho que isso se dá também por eu estar num trabalho que eu não gosto. Mas eu vou tentar mudar isso logo.
    O post ficou incrível. Estava com saudades de ler seus textos.

    Curtido por 1 pessoa

    • Redes sociais muitas vezes são o x da questão né Luana. Uma vez ou outra eu ainda tenho momentos assim, de ficar descendo o feed do Instagram e nem ver o tempo passar. Esse ponto de trabalhar com o que a gente não gosta é muito desmotivador mesmo. Já passei por isso e não tem organização que resista! Espero que as coisas mudem logo por aí!

      Curtir

  4. Seu blog está aos poucos me convencendo a deixar um pouco o caos de lado e organizar as coisas por aqui hehehe e olha que 2019 foi o ano de bater recordes de desorganização, caos, desespero e tudo que possa imaginar…

    Curtido por 1 pessoa

  5. Amei o post! E, bem, eu sempre me atrapalho por causa da procrastinação. Infelizmente a preguiça ainda é um obstáculo pra mim. Seu post me ajudou mui, valeu! ❤❤❤❤

    Curtido por 1 pessoa

  6. Confesso que a dona procrastinação entra no meu dia sem nem bater na porta. Mas sempre tento combater, essas dicas sempre ajudam bastante, mas é incrível como ela se adapta, acho que combater tantos anos com doses pequenas eu tipo criei uma “superprocrastinação” rs, mas sempre tento combater e seus posts ajudam bastante 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  7. Procrastino muiiito! Tem dias que consigo fazer o preciso logo, mas também tem dias que procrastino de mias e acabo não fazendo nada. Ás vezes me ajuda marcar na minha agenda as coisas que preciso fazer, mas ás vezes o que preciso mesmo é parar de ficar pensando tanto que tenho q fazer alguma coisa e simplesmente meter a cara e começar logo, depois fica mais fácil.
    Bjs!

    https://palavrasmagica-s.blogspot.com/

    Curtido por 1 pessoa

    • É super comum isso Fernanda, tem dias que estamos com mais foco e energia e tem dias que a procrastinação nos pega de jeito. E ficar pensando e planejando muito e não executar é uma das muitas faces da procrastinação. E você tem razão, muitas vezes começar é o mais difícil, depois do primeiro passo a coisa flui.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s