Como organizar sua sala de estar

E aqui estamos com mais um post sobre organização de casa. Eu já falei por aqui sobre o home office e sobre a cozinha. Hoje vamos falar da sala, seja de estar ou de TV. Muita gente considera a sala o “cartão de visitas” da casa, porque é a primeira visão que as pessoas tem ao te visitar. Além disso, para alguns pode ser o ambiente da casa em que se passa mais tempo, então existe uma dupla razão para manter esse ambiente organizado.

Geralmente a sala tende a ficar bagunçada justamente por ser o “primeiro” cômodo da casa. Isso porque muita gente chega e vai deixando a bolsa no sofá, as chaves na estante, os sapatos jogados, a correspondência acumulada em cima de algum móvel qualquer… se acontece na sua casa, o primeiro passo é controlar isso. Ou você adquire o hábito de colocar as coisas em seu devido lugar assim que chega ou cria lugares na sala para deixar essas coisas. Faça um cantinho para deixar os sapatos perto da porta; coloque um porta-chaves ou similar em um local a mão (se não for um lugar fácil de ver e acessar, ninguém vai lembrar de colocar as chaves lá); deixe um bandeja ou caixa sobre algum móvel para reunir ali toda correspondência e papéis que eventualmente trouxer da rua.

Aliás, vale reforçar aqui uma coisa que eu já disse no post sobre organização da cozinha: organização deve sempre levar em conta a funcionalidade. Ou seja, quando você estiver em um cômodo, as coisas e os objetos devem estar arrumados de forma intuitiva, para facilitar o uso. Então para organizar sua sala leve em consideração qual o principal uso. Se for principalmente para assistir TV, a organização deve focar nisso. Se for uma sala de estar, para descansar ou receber amigos, a organização deve levar isso em conta. Se a sala de jantar faz parte do mesmo cômodo, a forma de organizar deve considerar isso.

sala de estar sofa almofadasabajur mesa de centro cortina gato

Foto de Nathan Fertig em Unsplash

Outra coisa que para mim é importante quando falamos de organização de casa em geral é o espaço. É muito ruim quando não temos espaço livre para circulação e isso vale para qualquer cômodo, não só para a sala. Nada pior do que sair esbarrando em móveis e objetos enquanto se locomove pela casa.

Então, a primeira dica de organização é: respeite o espaço que você tem. Não adianta querer colocar uma estante, um sofá grande, uma mesinha de centro, se não sobra espaço para as pessoas se movimentarem. Vale aquele velho ditado de que menos é mais. Quanto menos “tralha” mais fácil organizar até porque não se organiza tralha, então antes de tudo você precisa destralhar. Pense em substituir um sofá que ocupa muito espaço por poltronas ou pufes; use prateleiras e nichos em vez de estantes ou racks; mesmo que você goste de muitos objetos decorativos, tente diminuir um pouco a quantidade, porque fica mais fácil manter tudo limpo e arrumado.

Também acho importante dizer que organização não é sinônimo de arrumação e nem decoração. Organização é essencialmente praticidade, é guardar as coisas no lugar certo. E o lugar certo é aquele onde você consegue encontrá-las facilmente, de forma intuitiva. Arrumação é uma organização sem critério. Você simplesmente guarda as coisas, tira a bagunça de vista. Mas depois não consegue encontrar nada porque colocou em qualquer lugar. Já decoração é algo mais visual. Sua sala pode estar decorada e até arrumada, mas se não estiver organizada não vai ser funcional nem prática.

Claro que quando falamos de organização, também se inclui uma rotina de limpeza. Eu já falei antes por aqui que meu sistema de arrumação se baseia muito no método FlyLady, fazendo um pouquinho por dia. Existem algumas tarefas básicas, a serem feitas diariamente, como varrer e tirar pó, por exemplo. Mas coisas como passar lustra móveis, limpar os vidros da janela/porta e arrastar os móveis do lugar, por exemplo, eu faço de tempos em tempos, seguindo um cronograma para garantir que nenhuma tarefa seja esquecida ou fique muito tempo sem ser feita. Aqui, a dica é dar uma olhada geral no ambiente e anotar tudo o que precisa ser feito, seja todos os dias, uma vez por semana ou por mês. Depois, crie um cronograma e distribua as tarefas, de forma a não pesar e não ter que fazer tudo em um dia só.

sofa branco almofadas mesinha abajur

Foto de ian dooley on Unsplash

Agora um apanhado geral de dicas que eu reuni e apliquei ou pretendo aplicar na minha organização.

Acho que o primeiro item é garantir que haja espaço livre para circulação, como eu já falei no começo do post. É bem mais difícil manter organizado um espaço cheio de coisas. Então tente otimizar isso sempre que possível. Opte por sofás menores. Troque estantes por nichos e prateleiras. Aliás, colocar a TV em um suporte na parede também ajuda a ganhar espaço. Se for usar mesa de centro, prefira o formato quadrado ou retangular em vez de redondo ou oval. Evite sempre o excesso: de móveis, de enfeites. Além da questão do espaço, dificulta a  limpeza. Evite também acumular tralha desnecessária (o que vale para a casa toda) e coisas que pertençam a outros cômodos.

Uma das coisas que mais me incomoda na sala é aquela desordem de fios e cabos emaranhados e e cheios de poeira. É visualmente desagradável e dificulta na hora de saber qual fio é do quê. As dicas aqui são as mesmas para organizar os cabos do home office: use organizadores de fios para mantê-los arrumados e no lugar ou alguma outra coisa para mantê-los presos. E não se esqueça de colocar etiquetas informando qual fio é de qual equipamento. E se você tem crianças pequenas ou animais de estimação, manter os fios “escondidos” é também uma questão de segurança.

É interessante usar cestas, caixas e bandejas para reunir pequenos objetos que ficam espalhados. Você pode usá-las para guardar CDs, DVDs, fotografias, documentos, papéis. objetos diversos. Caixas e cestos bonitos, além de organizar, podem fazer parte da decoração. Só não se esqueça de colocar etiquetas indicando qual o conteúdo. Você pode, inclusive, usar uma caixinha ou potinho para armazenar todos os controles remotos e não ter mais que ficar procurando-os pela sala. Só garanta que ele fiquem a mão, pois se não estiverem facilmente acessíveis dificilmente você (ou qualquer outra pessoa da casa) vai se dispor a colocá-los no lugar. Lembre-se que organização tem que ser prática e funcional. Uma bandeja próximo a porta serve para deixar ali os diversos objetos que você traz da rua e não sabe bem onde colocar (chaves, moedas, etc).

Agora me contem, como é organização da sala de vocês? Vão mudar alguma coisa depois de ler as dicas? A sala é um cômodo pouco usado por aqui, então andei meio negligente com ela e usei várias dessas dicas para dar uma renovada nesse cômodo. Ah, me contem também, qual o próximo cômodo que gostariam de ver no blog? E se tiverem algo específico sobre a organização da casa que queiram saber, podem falar também!

Até mais,

Juliana Sales

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8 comentários sobre “Como organizar sua sala de estar

  1. Minha sala é um cômodo pouco utilizado. Como a cozinha é pequena, coloquei na sala uma mesa em L (dessas de escritório) de forma que fique parecendo um balcão, onde guardo alguns mantimentos, panos de prato e louças nas gavetas e aproveito para fazer as refeições, isso deixa bastante espaço livre na sala para passagem. Tem uma mesinha com um pequeno aparelho de som e cd’s e mais nada. De longe é o comodo mais organizado pois só é usado pra passar e comer ahaahah
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  2. Também acho que menos é mais, por muito tempo tive a sala atolada de móveis que nem sempre eram necessários. Agora só deixo o essencial, assim consegui manter esse espaço mais livre e com circulação mais prática. Organizadores de fios são essenciais, fios emaranhados dão uma sensação inevitável de bagunça, acho horrível.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu desejo tirar uma estante horrível da minha sala, mas quem disse que a minha mãe deixa? Se ela saísse, a sala teria muito mais espaço para se locomover. E concordo plenamente com a famosa frase “O menos é mais”.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olha, muito legal o post. Eu e a Mari estamos em uma onda “minimalista” e a sala é o cômodo que mais se aproxima dessa nova vibe. Quanto menos coisa, menos desordem, mas eu consigo me superar para o desesperos dela rs. Ótimo post 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  5. Não sei que tipo de coincidência foi essa essa, mas hoje mesmo eu estava vendo uns vídeos de “mini reformas” no YouTube e, sério, descobri que sou viciada nisso hahaha. Meu sonho agora é, quando tiver minha casa, deixar ela com essa carinha meio Pinterest e meio minimalista ❤ as dicas que você deu no post estão incríveis, dariam uma salinha linda!

    Curtido por 1 pessoa

    • Que legal essa coincidência Luana! Eu tenho pastinha no Pinterest com inspirações de decoração. Já tive a fase minimalista mas agora estou gostando do que eu chamo de “casa de vó”: cheia de plantas e coisas coloridas que parecem não combinar entre si, mas que no final fica tudo harmônico.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s