Dicas de organização para o quarto

Seguindo com a série de posts sobre organização de casa, vamos falar hoje de organização do quarto (já tem post com dicas para organizar o home office, a cozinha, a sala de estar e o banheiro). E como em todos os cômodos anteriores, existem alguns princípios que eu sempre levo em conta na hora da organização.

O primeiro é a questão da funcionalidade. Eu acredito que organização é para facilitar nossa vida, então na hora de organizar qualquer cômodo é bom levar sempre em conta qual o seu principal uso, qual a função e, a partir daí, definir as regras de organização. O quarto, a princípio, é onde você descansa, relaxa e repõe suas energias. Para mim, precisa ser um ambiente agradável, que passe a sensação de conforto e tranquilidade.

É importante considerar isso na hora de organizar o ambiente. A função também está diretamente relacionada aos ocupantes: organizar um quarto de alguém que o ocupa sozinho tem uma certa diferença de organizar o quarto de um casal. Da mesma forma, um quarto de criança tem certas características que o diferem do quarto de um adulto ou adolescente. Pense em tudo isso na hora de organizar.

Outro princípio é que a organização de qualquer cômodo envolve o aspecto de manutenção da limpeza. Eu já disse por aqui que não sou o tipo de pessoa que limpa a casa todo dia e nem daquelas que tira o final de semana para fazer aquela faxina. Minha rotina de limpeza se baseia um pouco nos conceitos do método FlyLady: fazer um pouquinho cada dia. Existem algumas poucas e indispensáveis tarefas a serem feitas todos os dias e outras que são feitas periodicamente, seja uma vez por semana, a cada 15 dias, uma vez por mês.

cama criado abajur livros planta

Foto de Holly Stratton em Unsplash

Esse post traz, então, uma reunião de dicas que envolvem tanto a organização quanto a rotina de limpeza. E vale lembrar uma regra básica da organização, de qualquer tipo e em qualquer nível: não se organiza tralha. Isso é quase um mantra que eu costumo repetir sempre que falo de organização. Se você acumula coisas, guarda itens estragados, sem utilidade ou sem uso, a tendência é que você não tenha espaço suficiente para tudo, o que torna a bagunça inevitável. Então, antes de começar a se organizar, livre-se da tralha.

Lembrando sempre que quem determina o que é tralha é você. Assim como é a sua opinião que conta para definir o que pertence ou não a cada cômodo. Claro que o bom senso é fundamental mas a sua realidade e o seu gosto pessoal é que mandam. Por exemplo, diversos estudos científicos recomendam que não se mantenha uma TV no quarto porque pode atrapalhar seu sono. Mas se você tem uma TV e não se incomoda com isso, tudo bem! Não sou eu (nem ninguém) que vai te obrigar a tirar a TV do seu quarto.

Se apegando a questão do bom senso, eu acho fundamental na organização de qualquer cômodo manter espaço livre para a circulação. Encher cada canto de móveis, objetos de decoração e outros itens deixa a sensação de que está tudo atulhado e apertado, que é oposta a impressão de conforto que um quarto deve transmitir.

Algo que pode ou não fazer parte da organização do quarto é a organização do guarda roupa. Eu não vou falar especificamente sobre isso nesse post, primeiro porque é um tema que dá pra trazer muitas dicas e ter um post inteiro sobre isso (que eu pretendo fazer futuramente). E também porque muita gente não mantém o guarda roupa no quarto, usando para isso um outro cômodo ou um closet. Mas aguardem que farei um post só sobre isso depois.

quarto cama estante decoracao livros
Foto de Christa Grover em Unsplash

Considerando que você já eliminou tudo que considerou como tralha, vamos ver algumas dicas para manter o ambiente do seu quarto organizado e agradável.

  • Esteja atento ao espaço que você tem. Não é funcional nem confortável querer ter uma cama king size e um guarda roupas de 10 portas em um cômodo pequeno. Além de prejudicar a circulação (de ar e das pessoas, que vão ficar constantemente esbarrando nos móveis) provavelmente você terá dificuldades para abrir todas as portas e gavetas.
  • Eu sou sempre a favor de usar nichos e prateleiras no lugar de móveis que ocupam espaço. Claro que nem tudo pode ser guardado dessa forma, mas escolha essas opções sempre que possível.
  • Usar móveis funcionais também pode ser uma solução para quem tem pouco espaço. Escolha camas box com baú ou camas com nichos e gavetas embutidas, por exemplo.
  • Em termos de item de decoração, chegue a um meio termo que mantenha o ambiente livre e arejado e atenda seu gosto pessoal. Há quem goste de ter um tapete fofinho ao lado da cama. Para mim é só um item a mais a ser limpo, então prefiro não ter. Por outro lado gosto de ter um pequeno nicho com alguns livros preferidos, itens de decoração e fotos. Para algumas pessoas pode não fazer sentido, mas para mim é um cantinho que me traz alegria ao olhar antes de dormir ou ao acordar.
  • Não deixe roupas e sapatos espalhados. Ao fim do dia guarde a roupa usada ou coloque no cesto de roupa suja, dependendo das condições em que ela estiver. Se não quiser guardar as roupas usadas no guarda roupas juntos com as peças limpas, invista em ganchos ou cabideiros para não ficar pendurado em qualquer lugar.
  • Uma ideia interessante para quartos de criança e organizá-los por áreas: tenha o cantinho dos brinquedos, o cantinho de estudo e o lugar de dormir, por exemplo.

Em termos de rotina de limpeza, vale aqui o mesmo que eu já disse para cômodos anteriores: existem algumas tarefas que precisam ser feitas diariamente para manter o ambiente minimamente limpo e organizado. Outras podem ser feitas com frequência maior. E quem define o que fazer e quando fazer é você.

Algumas coisas que eu faço e recomendo fazer todos os dias: arrumar a cama, varrer e guardar as coisas no lugar (incluindo não deixar no quarto o que não é de lá). Roupas de cama são trocadas uma vez por semana. Semanalmente também coloco travesseiros e almofadas para tomar sol e arejar; tiro o pó dos móveis e passo pano no chão.

O quarto era o último cômodo que faltava falar por aqui. Mas eu ainda tenho alguns posts planejados sobre organização de casa que quero publicar: organização do guarda roupa, como organizar a dispensa e a lista de compras e dicas de como criar um cronograma de limpeza. Se tiver algum tema específico que vocês gostariam que eu falasse, é só deixar nos comentários!

Até mais,

Juliana Sales

 

 

21 comentários sobre “Dicas de organização para o quarto

  1. Engraçado ler esse post hoje, pois ~aproveitei~ essa quarentena para organizar e limpar as coisas no meu quarto. Meu foco principal era a minha estante; juro que tentei separar alguns livros para doação, mas gosto de todos que tenho hehe.
    Quanto à organização do quarto em si, eu tento otimizar ao máximo meu espaço, pois não é tão grande. Caixas e gavetas ajudam a manter o espaço clean a meu ver 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. É essencial saber otimizar o espaço e não atravancar o quarto com móveis desproporcionais para o tamanho do mesmo. Como vc bem disse, não adianta nada uma cama gigante e um guarda-roupa enorme dentro de um quarto pequeno. Em minha opinião móveis planejados são uma ótima opção. Também faço a limpeza aos poucos, como no método FlyLady, é a rotina que mais se adequa para mim.
    Vou ficar no aguardo do post sobre a organização do guarda-roupa, esse é meu ponto fraco, rs!

    Curtido por 1 pessoa

    • Exato Patricia, pra mim nada mais desagradável do que um cômodo cheio de móveis, principalmente o quarto. E daqui a pouco sai o post do guarda roupa, só não sei se primeiro vou publicar ele ou o cronograma de limpeza, mas logo sai.

      Curtir

  3. Grato por mais essas dicas que tanto ajudam os “perdidos” como eu rs. Minha esposa sofre comigo! Mas de um tempo para cá, acho que as sementinhas que ela plantou tem dado resultado sabe, me encontro mais organizado, o que ainda está longe de onde deveria estar, mas um dia de cada vez 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi, Ju! Como vai? Bom, eu sempre quis meu quarto um ambiente mais organizado e clean. Moro numa casa muito antiga, o que não é um impeditivo, mas essa questão de “guardar tralhas” é o que mata! Não sei se isso é coisa de professores (acho até que não apenas! Rsrs) Meu marido não é e ama guardar o que não vai usar!🤭🤪. Já organizei bastante, mas chegar no padrão que gostaria, aqui, infelizmente acho quase impossível. Um beijo!

    Curtido por 1 pessoa

    • Ah Ana, eu acho que cada um tem suas “tralhas” que gosta de manter, sabe? Mas se você tem vontade de ter um quarto mais clean, não tem a possibilidade de colocar essas “tralhas” em outro lugar? Ou guardar de uma forma que fique menos aparente?

      Curtir

  5. Oi! Nossa, esses posts vieram muito a calhar para essa época de quarentena. Com certeza verei os outros também. Estou ansiosa para o post de cronograma de limpeza. Confesso que às vezes fico um pouco perdida quanto a periodicidade de cada cômodo o que acaba tornando a organização muito mais cansativa.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Queria ter visto essa postagem há um bom tempo atrás, quando a organização do meu quarto era um problema tão grande que quase que quinzenalmente eu trocava tudo de lugar. Ufa! Finalmente cheguei em um esquema que funciona para mim, mas estou muito ansiosa pela sua postagem sobre criar uma rotina de limpeza. Admito que esse é meu fraco…

    Curtido por 1 pessoa

  7. Eu gosto do meu quarto com aquela visão limpa, sem muitas coisas a vista, pois me dá uma sensação de acumulação. Eu gosto de entrar e sentir aquele ar leve e que te convida realmente para dormir, que te dê sono. Mas as dicas que passou são excelentes, eu também sou do tipo que limpo um pouco a casa a cada dia. Cansa menos.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Meu quarto só tem a cama e um guarda roupa. É bem espaçoso, as vezes, penso em colocar algo mas logo rejeito a ideia…Nada de cortinas ou tapetes…Aproveitamos que estamos em casa e pintamos o quarto. Escolhi um amarelinho! Estou fazendo faxina, um cômodo de cada vez…Hoje foi a lavanderia, me pareceu enorme depois da arrumação…Como guardamos coisas desnecessárias…
    Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

  9. O quarto é um dos cômodos que mais gosto de limpar/organizar na casa, mas ainda adoto o esquema de faxinar a cada 15 dias e não tenho o costume de forrar a cama. Preciso aprender a botar meu travesseiro pra tomar sol, até porque tenho rinite.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Nossa, nessa quarentena eu estou aproveitando para dar uma geral no meu quarto haha

    Mudei os móveis de lugares e organizei tudo. Achei bem legal a ideia de usar nichos no lugar de móveis. Os móveis do meu quarto são bem grandes e ocupam muito espaço. Acho que vou recorrer a isso!

    Curtido por 1 pessoa

    • Nichos e prateleiras são ótimos Lucas, especialmente para cômodos pequenos, onde os móveis comuns podem deixar uma sensação de que está tudo entulhado. Espero que consiga colocar uns nichos por aí.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s