O tema do post de hoje já vem sendo pedido aqui no blog tem um tempinho. Desde que eu falei sobre o método FlyLady, no próprio post, começaram a surgir perguntas sobre como organizar a rotina de limpeza da casa, fazendo um pouco por vez e sem ter a necessidade de fazer um super faxina e limpar tudo de uma vez.
O fato é que eu sempre odiei aquela coisa de “hoje é dia de faxina”. Sempre me pareceu um trabalhão enorme e eu ficava pensando se não havia uma outra forma de fazer isso. Óbvio que ninguém quer viver no meio da bagunça e da sujeira, mas eu sempre me perguntei se não seria mais prático fazer por partes ao invés de querer fazer tudo de uma vez só e gastar horas ou até um dia inteiro.
Mas eu nunca tive muita noção de como organizar isso, então seguia reclamando, mas fazendo do mesmo jeito de sempre. Por isso, a descoberta do método FlyLady foi um achado, porque me mostrou uma forma diferente de gerenciar as tarefas de organização e limpeza da casa. Eu conheci o método já tem muitos e muitos anos, no blog da Thais, mas só fui colocá-lo em prática a pouco tempo, mais ou menos na mesma época que eu escrevi o post por aqui.
Na realidade, eu não sigo o método criteriosamente, apenas adotei ideias e conceitos para criar uma forma de manter a casa limpa e organizada sem me estressar e sem tomar muito do meu tempo. É isso que eu vou compartilhar nesse post, deixando sempre claro que não é uma regra nem a única forma certa. É apenas o que eu faço, e quem sabe pode funcionar para você também ou ao menos servir como inspiração para você organizar sua própria rotina.
Pra começar eu divido todas as coisas que preciso fazer na casa em dois grandes grupos: coisas que precisam ser feitas todos os dias e as coisas que não precisam ser feitas todos os dias! Eu sei que parece óbvio, e é, mas na hora de se organizar fazer essa divisão ajuda muito.
Foto de Kara Eads em Unsplash
Então o primeiro passo é fazer uma lista de atividades diárias, que são aquelas tarefas que você vai fazer todos os dias. São coisas como lavar louça, arrumar a cama, limpar as pias. O importante aqui, assim como em todo o resto do processo, é você conhecer sua casa e suas necessidades. Dê uma volta pelos cômodos, listando tudo que você acredita que precisa ser feito diariamente. O critério é totalmente pessoal: aqui, por exemplo, limpar o fogão não é uma tarefa diária porque não cozinhamos todos os dias, então não suja. Mas se você tem o hábito de cozinhar na hora do almoço e do jantar, provavelmente limpar o fogão vai entrar na sua lista de tarefas diárias.
Faça essa lista e a mantenha sempre à vista: ela será sua rotina diária de limpeza. O ideal é que a quantidade de tarefas nessa lista não seja muito grande, afinal você não vai passar o dia inteiro limpando e nem vai fazer uma faxina. Coloque na rotina diária de limpeza o mínimo essencial, ou seja, aquelas tarefas básicas a serem feitas para que sua casa não fique bagunçada e suja. Não é para fazer uma limpeza pesada, são tarefas de manutenção.
Para as demais tarefas, que não precisam ser feitas diariamente, o princípio para começar a organizar é o mesmo: percorra cada cômodo da sua casa anotando tudo que precisa ser feito. Mas é para anotar absolutamente tudo, inclusive aquelas tarefas que você faz com menor frequência, por exemplo, limpar as lâmpadas/luminárias, arrastar os móveis ou limpar o teto. Não tenha pressa, analise com calma cada cômodo e anote tudo que precisa ser feito.
O próximo passo é separar o que foi anotado nessa lista em categorias de acordo com a frequência a ser feito. É fácil: avalie cada item que você escreveu na lista de coisas a serem feitas na cozinha e separe: o que precisa ser feito uma vez por semana? Uma vez por mês? A cada 3 meses? De novo, os critérios para definir essas categorias são pessoais: algumas pessoas acham necessário esvaziar e limpar a geladeira uma vez por mês e para outras a cada 3 meses é suficiente. O mesmo raciocínio vale para todos os ambientes da casa.
Não se esqueça também de anotar as datas de quando você fez cada tarefa, para não se esquecer quando precisará fazer de novo. Você pode anotar na própria lista de tarefas, criar uma planilha para isso ou simplesmente anotar em uma agenda ou calendário. O importante é manter essas informações sob controle.
Foto de Patrick Perkins em Unsplash
Uma última dica, com relação as tarefas que você quer fazer semanalmente. Não precisa fazer tudo no mesmo dia, eu recomendo justamente o contrário: dividir as casa em zonas (conceito do FlyLady) e cuidar de uma zona por dia. A recomendação do método FlyLady divide a casa em 5 zonas:
- Zona 1: entrada / varanda / sala de estar;
- Zona 2: cozinha;
- Zona 3: banheiro / quarto extra;
- Zona 4: quarto principal;
- Zona 5: sala de estar.
Claro que você não precisa seguir essa divisão, faça conforme a sua realidade e a sua casa. Algumas pessoas não tem quarto extra ou tem mais de um, outras não tem varanda mas tem quintal ou jardim. Divida de um jeito que faça sentido para você. O importante é dividir todas as tarefas a serem feitas semanalmente ao longo dos dias da semana e não escolher um único dia para fazer tudo. O mesmo vale para o que vai ser feito mensalmente ou trimestralmente: distribua ao longo do tempo para não se sobrecarregar.
Para terminar quero reforçar a importância de criar alguma forma de controle dessas atividades e das datas a serem feitas, senão você corre o risco de se atrapalhar e acabar se esquecendo de alguma coisa ou tendo que fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Então pensei em criar uma espécie de planilha de controle para que vocês possam imprimir ou usar em meio digital mesmo e que ajude a separar e controlar essas tarefas. Na verdade eu até já tenho essa planilha, de uso pessoal, então só vou dar uma melhorada nela e disponibilizar para vocês, ok? Vou fazer isso na semana que vem, lá no instagram do blog, então me acompanhem por lá também!
[Atualização: clique para baixar a planilha]
E, como sempre, qualquer dúvida ou sugestão, os comentários estão abertos, vamos trocar uma ideia por lá!
Até mais,
Juliana Sales.
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