O que é organização?

Eu falo muito aqui sobre organização. Primeiro porque eu acredito que organização e produtividade são conceitos completamente entrelaçados. Segundo porque eu sou uma pessoa organizada. E terceiro porque eu estou sempre lendo e estudando sobre o assunto e gosto de compartilhar o que eu penso e o que aprendo, inclusive porque eu vejo todos os dias, na prática, o quanto a organização torna a vida mais tranquila.

Para mim, a melhor definição de organização é: cada coisa está em seu lugar. Isso significa que eu sei exatamente onde as coisas estão quando eu preciso delas. E vale tanto para objetos físicos, quanto para anotações, lembretes, ideias. Dessa definição podem derivar várias outras e por isso cada um pode ter seu próprio entendimento do que é organização.

Independente do que você entende como sendo organização, algo que me parece evidente é que organização é um processo; não é o objetivo final e sim o caminho. Primeiro porque não adianta se organizar e não desenvolver o hábito da organização. E segundo porque mais do que técnicas e métodos para manter as coisas em seus devidos lugares, organização é um modo de viver, uma forma de tornar a vida mais fácil e mais tranquila.

Por isso acho importante ter clareza sobre porque você quer se organizar. Por que todo mundo está falando sobre isso? Por que alguém disse que você precisava ser mais organizado? Ou porque você enxerga que tem essa necessidade e tem consciência das melhorias que isso vai trazer no seu dia a dia? Se você não tem essa clareza, no meio do caminho você pode acabar perdendo a motivação, já que está fazendo algo sem um propósito verdadeiro.

mesa notebook plantas despertador

Foto de bongkarn thanyakij em pexels.com

Daí vem aqueles clichês tão comuns: não consigo me organizar, acho chato, acho difícil, acho perda de tempo. Se você não sabe porque está se organizando e não sente que tem essa necessidade, obviamente não vai perceber todos os inúmeros benefícios e facilidades que a organização traz. E aí nenhum método vai funcionar mesmo e o processo de se organizar vai ser mais uma tarefa chata que te estressa e te faz perder tempo. Então, antes de trazer a organização para sua vida, tenha a certeza do quanto ela pode melhorar sua realidade. Não se organize para os outros, se organize por você. E se você acha que não é necessário, que você vive bem na sua bagunça, tudo bem. Como eu sempre digo, cada um sabe de si, e a ideia é sempre facilitar e tornar a vida mais leve.

Também acho importante dizer que, assim como não é errado algumas pessoas gostarem e viverem bem sem se organizar, também não existe errado quando falamos de métodos e técnicas de organização. De vez em quando me perguntam qual é o melhor método de organização e eu costumo ver pessoas testando um método atrás do outro para encontrar o método ideal. Mas a verdade é que não existe o método ideal. Por um certo ângulo, até existe, o que não existe é uma resposta pronta para indicar qual é esse método.

Isso porque o seu método ideal é ideal só para você. O seu ideal é diferente do meu. Somos pessoas diferentes, com necessidades diferentes, rotinas diferentes, metas diferentes, vidas diferentes. Então o que funciona para mim não necessariamente vai funcionar para você. Não existe “o melhor” método ou um método ruim. Existe o método que atende suas necessidades e o que não atende. Reforçando o que eu disse sobre organização ser uma forma de facilitar sua vida, o método perfeito para você é justamente aquele que consegue resolver seus problemas, cuidar das suas dificuldades e se adaptar à sua rotina.

Igualmente, também não é possível indicar quais as melhores ferramentas. A ferramenta que você escolher para se organizar tem que ter a ver com seu dia a dia e ser capaz de fazer o seu método funcionar. Não tem certo e errado, tem o que funciona e o que não funciona de acordo com a realidade de cada um.

teclado notebook cafe cadernos lapis

Foto de bongkarn thanyakij em pexels.com

O que eu acredito que existe, independente de técnicas, métodos e ferramentas, são princípios que norteiam esses métodos. E acredito também que você pode até não seguir método nenhum, mas ainda assim conseguir se organizar ao aplicar esses princípios da organização na sua vida. Esse princípios formam o processo de organização, que precisamos assimilar e viver diariamente para sermos pessoas organizadas.

Também é importante dizer que organização é diferente de arrumação. Quando falamos da organização física, de ambientes, isso é ainda mais fácil de perceber. Por exemplo: você tem espalhados sobre sua mesa de trabalho vários papéis, embalagens vazias, canetas, tudo uma bagunça. Se de repente, por qualquer motivo, você tira tudo isso dali e coloca dentro da sua gaveta, suas coisas estão arrumadas, certo? Afinal não tem nada além do necessário em cima da mesa. Mas claramente, elas não estão organizadas, porque você não tem ideia do que tem ali, o que de fato precisa guardar e o que pode descartar e, se precisa encontrar algo específico, vai levar um bom tempo. Percebem a diferença?

Quando falamos de arrumação de casa, isso é muito nítido. Pegar todas as roupas espalhadas pelo quarto e jogar no guarda roupas é arrumar, mas não organizar. Guardar todos os papéis dentro de pastas, mas não saber o que é cada coisa, e ter que revirar todas as pastas quando precisar de determinado papel, também é arrumar, mas não organizar. Arrumar é simplesmente tirar a bagunça de vista. Organizar é reunir, analisar, classificar, descartar o que puder ser descartado e guardar de forma ordenada e intuitiva o que precisa ser guardado.

Ainda em termos de organização de casa, temos a questão da decoração, que também não tem nada a ver com organização. Uma casa pode estar lindamente decorada e com aparência de arrumada, e ainda estar desorganizada. Se não é funcional, se não facilita o dia a dia, se você ainda tem dificuldades para encontrar as coisas: não está organizado.

Agora me contem: o que é organização para vocês? Se consideram pessoas organizadas? Querem ser, não se importam com isso? Por que? Vamos conversar nos comentários!

Até mais,

Juliana Sales

24 comentários sobre “O que é organização?

  1. Eu concordo muito contigo quanto a pessoalidade da organização e é uma coisa que minha mãe não entende. Ela é extremamente metódica com tudo e eu, por exemplo, não sou. Então, eu sou mais desorganizada e ela mais organizada; anota tudo na agenda e eu tento usar agenda.

    Mas, depois de acompanhar seu blog, comecei a conseguir usar agenda pras coisas essenciais e também me organizo muito nas coisas do trabalho – mas nos objetos pessoais, continuo uma vergonha. Mas tem funcionado! ♥

    Então, quero me organizar mais, mas tô indo aos poucos. ♥

    Curtido por 1 pessoa

    • Essas diferenças são muito comuns mesmo, Camille. E mais uma vez eu reforço que a sua organização tem que funcionar para você, não importa a opinião do outros. A não ser, claro, que isso impacte de alguma forma na vida deles, aí precisa encontrar um meio termo. Fico feliz em saber que o blog tem sido útil por aí!

      Curtir

  2. Tenho sido mais organizada desde que comecei a seguir o seu blog. Algumas áreas eu já era bem organizada (cozinha e finanças) outras, nem tanto…rs… Estou aprendendo bastante e tentado descobrir o que funciona ou não aqui em casa.

    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

    • Aí cai em um círculo vicioso, né? Mas se organizar é importante para você, tem que ser uma prioridade, pois só assim encontrará tempo para fazer. Tem uma frase que que fala sobre isso que eu gosto muito: “não falta tempo, falta prioridade”.

      Curtir

  3. Eu gosto de dizer que sou uma bagunça… mas não sou. Eu gosto do som da palavra bagunça. Gosto de me desorganizar por inteira. Meu lado artistas gostas de tudo isso. Gosto da imagem do caos… mas tenho TOC… bendita seja a incoerência. Tenho rotinas e quando algo sai do lugar, fico meio perturbada. Levo tempo para restabelecer minha realidade. Essa pandemia que o diga.
    Mas, olhando de fora… você certamente não entenderia como organização porque é o meu ritmo de ser-existir. O fator ser arista da palavra já me tira do lugar comum.

    Curtido por 1 pessoa

    • Achei interessante essa “incoerência” que você descreve Lunna. Ela fica clara porque gostar do caos e da bagunça é algo que nem consigo assimilar direito mas entendendo e reconheço quando você diz que a alteração das rotinas te perturba. E essa questão de não entender olhando de fora… é fato, como eu respondi em outros comentários, o que parece bagunçado pra uns e organizado para que está ali, envolvido, porque funciona pra pessoa e é isso que importa.

      Curtir

  4. Só a própria pessoa consegue entender a sua organização!!! Minha mesa no momento está organizada, tenho vários “blocos” com os materiais que tenho que usar durante o dia. Vou usando e ai passo a guardar, nesse caso arrumar e dentro do nicho estarão organizados…Já para o meu irmão minha mesa é uma bagunça… Mas se essa mesa tivesse que ser compartilhada teria outra arrumação e consequentemente outra organização…Não sei se fui clara…Em relação a casa tenho ciencia que ela é bem arrumada, mas há lugares que são desorganizados, porque cansei de organizar e o povo aqui não perceber…Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    • Foi clara sim e é bem isso mesmo que quis passar no post. A sua organização tem que funcionar para você, não importa como os outros pensam, a não ser que a outra pessoa também dependa ou compartilhe da organização, aí é preciso achar um meio termo.

      Curtir

  5. Eu me considero sim organizada, mas tenho consciência que poderia ser muito mais. Sinto que tenho que dar uma atenção maior a algumas áreas, sempre tem algo que vou deixando pra depois e no fim termina em desorganização.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Achei muito legal você ter tocado nesse assunto, pois às vezes o que é desorganizado pra mim pode ser organizado para outra pessoa. Quer dizer, cada um sabe (ou deveria saber) a SUA melhor forma de organizar a vida e fazer as coisas. Por exemplo: acredito que se uma pessoa mais minimalista olhasse para o meu planner diria que ele está bagunçado, mas pra mim está ótimo hehe.

    Curtido por 1 pessoa

    • É exatamente esse o ponto Luana! Organização é para ser funcional e prático para você, para facilitar a sua vida, não importa como isso pareça para os outros (a não ser que por algum motivo os outros também dependam dessa organização, aí é preciso encontrar uma forma que atenda a todos).

      Curtir

  7. Eu não sei bem dizer se sou organizada. Eu creio que não seja muito mas como me entendo bem com minha bagunça talvez esse seja o mesmo estilo de organização. Gostei muito da parte que diz que não adianta organizar e não manter. Eu tenho me esforçado mais pra isso justamente por suas dicas, inclusive a de 15 minutos diários para me poupar de uma organização maior mais a frente.

    Curtido por 1 pessoa

    • Se a forma como você faz as coisas facilita as coisas, então é sim o seu estilo de organização. Pode parecer bagunçado de fora, mas se te ajuda e tudo funciona direitinho é o que importa, porque é pra isso que serve a organização.

      Curtir

  8. Oi Ju, adorei o texto!
    Organização pra mim é conseguir cumprir minhas tarefas e metas dentro dos prazos e ter o andamento das coisas tão organizado de forma que se surgir algum imprevisto ou compromisso (mesmo que seja para diversão) de última hora, eu consiga encaixar na agenda sem ficar desesperada.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Antigamente eu achava “”bonito”” falar que eu era uma pessoa desorganizadas, hoje em dia eu sou mais organizado e levo as coisas mais a serio. Muito legal seu post, as vezes somos organizados mais nem sabemos o que isso quer dizer. Parabéns pelo post. ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • Lucas, sabe que teve uma época que parecia existir mesmo esse conceito de que ser desorganizado era legal? Acho que porque as pessoas associavam desorganização a algo mais espontâneo, criativo, como se organização fosse algo chato, engessado. Mas claro que não é nada disso.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s