Acho que eu já comentei por aqui uma ou duas vezes que eu gosto de preparar os posts do blog com antecedência. Sempre tiro um dia ou dois para pesquisar e escrever alguns posts sobre os assuntos que eu quero tratar. Deixo tudo praticamente pronto, de forma que na semana que eu planejei para o post ir ao ar, eu só gasto alguns minutos fazendo uma última revisão e programando. Quando eu contei isso, eu também disse que ocasionalmente acontece de eu deixar esse planejamento de lado, para abordar um assunto que eu ache mais conveniente no momento, por qualquer motivo. E esse é o caso do post de hoje.
Nesse post eu quero contar uma experiência pessoal sobre revisão de projetos, reorganização e redefinição de metas. Isso porque de um tempo pra cá vêm acontecendo algumas coisas (incluindo o isolamento social) que foram se acumulando até chegar em um ponto que eu senti uma necessidade inevitável de reavaliar meus projetos.
Em vários posts aqui no blog eu já contei como funciona minha definição de metas. Resumidamente: eu divido minha vida em várias áreas (por exemplo, finanças, estudos, carreira, relacionamentos e por aí vai) e traço metas para cada área, metas que indicam como eu gostaria que aquela área estivesse. Então, faço todo processo para escrever essas metas sob a forma de objetivos concretos (metodologia SMART) para depois transformá-las em projetos concretos, com ações diárias a serem realizadas para concluir o projeto e consequentemente alcançar a meta.
Claro que eu não me dedico a todas as metas de todas as áreas ao mesmo tempo. Já mantive projetos ativos em até seis áreas, depois reduzi para três, porque eram muitos projetos em andamento simultaneamente e por consequência nenhum deles estava evoluindo como eu desejava. Daí percebe-se a importância das revisões frequentes porque é na revisão que você avalia como estão seus projetos, podendo fazer um tipo de “rodízio”, alternando entre as áreas/projetos aos quais você está se dedicando.
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Pois bem. Tudo isso é pra contar que todas essas situações que eu mencionei me levaram a tomar uma decisão semana passada. Pausar a maior parte dos meus projetos e manter apenas 4 deles em andamento. Não são projetos de uma única área, mas todos eles estão correlacionados e contribuem para um objetivo maior, que seria de longo prazo, mas acabei tendo a necessidade de diminuir esse “longo prazo”. Me perdoem falar de forma vaga assim, mas realmente é algo bem pessoal, e o que eu quero com o post é mostrar que mesmo uma pessoa organizada e produtiva às vezes entra em parafuso e não consegue fazer as coisas acontecerem como gostaria.
Na semana passada, então, eu tomei uma decisão. Fiz uma grande revisão de todos os meus projetos atuais, os em andamento, os que estavam pausados e os que eu tinha intenção de começar em breve e resolvi deixar todos em espera, focando apenas nos 4 que eu mencionei antes. São projetos grandes, que demandam várias ações e que eu agora quero que se concretizem tão rápido quanto possível. Eles já estavam em andamento, em paralelo com vários outros. Entretanto, para fazer com que eles progridam mais rápido, eu preciso direcionar mais tempo e energia a eles, direcionando meu foco.
Percebam que essa decisão só foi possível porque eu tenho absolutamente claras quais são as minhas metas e tenho também muito bem organizados os projetos relacionados a elas. Assim, consigo optar por fazer essa pausa com certa tranquilidade, pois essa clareza e essa organização me permitem perceber por quanto tempo posso deixar um projeto em “stand by” sem maiores prejuízos, bem como garante que o projeto não seja esquecido e que a retomada seja mais fácil porque sei exatamente onde parei.
E o conceito mais fundamental que guiou essa minha decisão: prioridades. Saber perceber, em meio a todas as coisas que eu quero fazer, o que é mais importante agora. E aqui prioridade tem muito a ver com propósito e até com autoconhecimento. Aquilo que ressoa mais intensamente em você, que trará maior impacto na sua vida, é sua prioridade.
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O fato de ter um sistema de organização todo estruturado também ajuda muito a fazer essa reorganização de projetos. Considerando que eu já tenho uma rotina estabelecida e já tenho uma forma definida de organizar minhas tarefas e planejar minha semana, fiz apenas algumas pequenas mudanças para organizar as ações desses projetos ativos no meu dia a dia, em conjunto com as demais tarefas que eu tenho e que não são ligadas a nenhum projeto. Importante lembrar que meu horários de sono e descanso não foram alterados. Sempre disse aqui e repito porque é algo que realmente vivo no meu dia a dia: jamais abro mão dos meu tempo de sono/descanso. Por outro lado, ao menos agora no começo, devo dar uma reduzida no tempo gasto com hobbies. Não é algo que goste de fazer, mas sei que é temporário, então tudo bem. Produtividade também é sobre escolhas conscientes.
Esse post fugiu um pouco do padrão dos textos do blog, mas quis compartilhar esse momento porque acho importante mostrar esses conceitos de organização e produtividade de forma mais real. Ser organizado e produtivo não te dá uma vida perfeita, mas com certeza te dá meios para mudar as coisas de forma mais tranquila e cuidadosa. E, admito, foi quase um post desabafo também, porque não foi uma decisão fácil de tomar. Quem sabe, de alguma forma, pode ajudar alguém por aí.
Até mais,
Juliana Sales
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