Coisas para fazer antes do ano acabar

Dezembro está quase chegando e nessa época do ano é comum surgir o sentimento de fim de um ciclo e começo de outro. Por isso muitas pessoas costumam aproveitar esse período para rever o ano que passou, planejar o próximo, traçar metas.

Eu gosto desse sentimento, mas um problema que eu vejo é que muita gente acredita que traçar metas, planejar o ano é algo a ser feito somente nesse momento. Daí vem aquelas metas que antes mesmo que janeiro acabe já estão esquecidas. Vejam que o problema não está em ter metas de ano novo e sim na forma como a maioria das pessoas lida com isso.

Ainda assim, a cada ano eu acredito mais que essa é sim uma boa época para fazer uma revisão geral do que passou e planejar o que está por vir. O fechamento de ciclo representado pelo fim de um ano é um marco importante e para mim ainda mais, já que faço aniversário entre o natal e o ano novo, então também é um encerramento pessoal de ciclo.

E considerando esse ano totalmente atípico que tivemos, acho que se evidencia ainda mais esse desejo de começar um ano novo. Acredito que devemos aproveitar esse sentimento de renovação, mas devemos manter o pé no chão: não podemos pensar que com a mudança de ano os problemas se acabarão e as coisas mudarão magicamente. Além de metas, é preciso organização, planejamento e consciência de que as coisas só mudam quando agimos para isso.

Nesse post, reuni algumas ideias de coisas que você pode fazer no mês de dezembro e que se encaixam no pensamento de agir para realizar o que desejamos. São coisas que eu costumo fazer e, inclusive, podem ser feitas em qualquer época do ano, não só agora. Mas, como eu disse, pode ser uma boa ideia aproveitar esse sentimento de mudança para colocar a mão na massa.

calendario 2021 caneta cadernoFoto de Olya Kobruseva em Pexels

Organizar sua casa

Calma, eu não estou dizendo que você precisa fazer aquela super faxina na casa inteira. Sei que muitos têm esse costume, de fazer uma faxina geral de fim de ano, mas sei também que muita gente só quer aproveitar esse momento para festejar, relaxar e descansar.

A minha dica é: se você é da faxina geral, vá em frente. Faça uma limpa geral, destralhe, se livre do que não tem utilidade ou valor para você. E se você não quer usar esses dias para limpar casa, pode começar com o método FlyLady que se baseia em 15 minutos diários de trabalho. Não precisa ser exatamente 15 minutos, a ideia é fazer um pouquinho por dia. Isso ajuda, inclusive a implementar o hábito e começar o ano novo cuidando da sua casa de forma mais tranquila e organizada.

No fundo o objetivo é um só: tornar sua casa um ambiente aconchegante e acolhedor. Afinal, nosso lar precisa ser exatamente isso: um local que nos acolha e nos agrade. E considerando que esse ano passamos a maior parte do tempo em casa, criar um ambiente assim é ainda mais importante.

Organizar sua vida digital

Falando em organizar a casa, a vida digital tem sido um assunto recorrente por aqui por que tenho percebido cada vez mais o quanto a bagunça digital pode ser tornar problemática e tenho estudado bastante o assunto. Há quinze dias falei sobre arquivos digitais e recentemente reorganizei os meus, repensando a minha taxonomia pessoal (depois vou compartilhar com vocês no Instagram como ficou. Me segue lá se você quiser ver).

Então, aproveite agora para colocar sua vida digital em ordem: organize os arquivos no computador e no celular, fazendo uma limpa para excluir arquivos e aplicativos desnecessários; limpe a sua caixa de entrada de e-mails e se descadastre de newsletter inúteis; esteja atento ao tempo gasto em redes sociais. E não se esqueça dos backups periódicos para não correr o risco de perder nada importante.

mesa com notebook xicara da cafe celular e agenda aberta no calendarioFoto de Elena Kloppenburg em Unsplash

Revisar suas metas

Se tem um ano que deixou tudo de pernas pro ar, foi 2020. Planos revisados, objetivos adiados, metas que ficaram pra depois. E se é sempre importante reavaliar nossas metas para ajustá-las às condições atuais, e esse ano isso me parece ainda mais necessário. 

Dê uma boa olhada nas metas que você tinha definido para 2020: quais ainda fazem sentido e você quer manter para o próximo ano? Quais ficaram esquecidas e agora nem fazem mais sentido? O que precisa ser mudado e adaptado para que elas possam se concretizar?

Revisar metas, além de nos ajudar a entender porque elas não se concretizaram, fazer os ajustes necessários e garantir um bom andamento, também estimula a criação de novas metas. Mas lembre-se: nada de metas abstratas. Você pode usar a metodologia SMART para criar metas de uma forma que te ajude a enxergar melhor como concretizá-las.

Reavaliar o ano

E quando eu falo de rever metas, estou falando também de rever seu ano como um todo. Justamente por esse ano fora do comum, muita coisa mudou em nossas vidas. Prioridades foram mudadas, coisas que pareciam importantes perderam valor, enquanto passamos a enxergar o valor de coisas que pareciam esquecidas.

Avalie como foi sua vida esse ano, quais mudanças a pandemia e o isolamento social trouxeram? Há algo na sua rotina que mudou e você gostaria de manter? Ou algo que pode fazer para que no próximo ano as coisas sejam melhores? Reveja não só suas metas, mas sua rotina, seus planos, o que mudou, sua vida. Veja o que você aprendeu. 

coisas para fazer antes do ano acabar post blog produtivamenteFoto de Eliza Diamond em Unsplash

Planejar o próximo ano

Vocês sabem que eu sou a rainha do planejamento. E esse ano colocou boa parte dos meus planos em pausa. Eu sempre digo que o planejamento precisa ser flexível para não ser destruído pelos imprevistos, mas esse ano foi tão fora da normalidade, que não houve flexibilidade que resistisse.

E tudo bem, sabe? Admito que no começo eu surtei um pouco mas depois comecei a trabalhar para reorganizar e replanejar tanto quanto possível. E sim, já tenho alguns planos para o próximo ano. Sei que é difícil se planejar em meio a tanta incerteza, sem saber se as condições externas permitirão que você execute seus planos.

Mas acho que o segredo é planejar o que está ao nosso alcance. Não crie planos que dependem de fatores que você não pode controlar. Isso só traz frustração. Sabe aquelas suas metas? O que você pode fazer, que depende só de você, para começar a colocá-las em prática? 

A ideia desse post é te lembrar dessas coisas que são legais fazer nessa época para se preparar para o próximo ano e evitar que janeiro já comece de forma atrapalhada. E aqui podemos falar também de coisas práticas, como se planejar financeiramente para os gastos do começo do ano (IPVA, por exemplo) ou já escolher qual ferramenta de organização usará ano que vem: agenda, planner ou bullet journal?

Aproveite esse momento para se organizar e começar o próximo ano da forma mais tranquila possível: planeje-se, organize-se, desapegue do que não agrega e abra espaço para o novo. O que você ainda quer fazer antes que 2020 acabe?

Até mais,

Juliana Sales

 

8 comentários sobre “Coisas para fazer antes do ano acabar

  1. Adorei as suas sugestões, preciso muito seguir principalmente as dicas de organização, pois odeio começar um ano novo na bagunça! Quanto às metas, as minhas para o próximo ano serão bem simples, pois nunca se sabe como serão as coisas (2020 nos ensinou isso, hehe). Aproveito para já te desejar um feliz ano novo!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Malu, que bom que gostou das sugestões! Minhas metas e planos para o ano que vem também estão simples, bem dentro do que eu comentei de “o que eu posso fazer e não depende de ninguém e nem do ambiente externo?” A situação ainda é muito imprevisível para fazermos planos maiores né?

      Curtir

  2. Depois de conhecer seu blog, não irá ficar muitas coisas acumuladas para o final do ano, graças a Deus. Eu somente irei me livrar de algumas coisas aqui em casa que não estou mais usando e irei doar alguns livros didáticos. Do resto, já está tudo certo, meu final de ano será bem tranquilo e agradeço a você.

    Curtir

  3. Eu não costumo planejar e listar metas para o próximo ano, meu signo não me permite isso, geralmente quando eu quero que algo aconteça, faço algo pra acontecer. É complicado ficar planejando muita coisa pro ano seguinte porque não é algo palpável, você não sabe como vai ser e se os acontecimentos vão te favorecer pra tal coisa. Esse ano sem dúvidas pegou todo mundo de surpresa e mostrou que não adianta a gente fazer mil planejamentos, porque não depende só da gente. Adorei suas dicas para começar um ano mais tranquilo, acho que o importante é você iniciar o ano com leveza sem ter uma carga de obrigação no que deve acontecer, porque isso acaba sobrecarregando.

    des bisous,
    Souvenirs de Jaqueline

    Curtido por 1 pessoa

    • Se vamos falar de signo, temos aqui uma capricorniana rainha do planejamento, viver sem planejar pra mim não dá. O xis do planejamento é esse: entender que não sabemos como as coisas vão ser e justamente por isso nos planejamos para lidar da melhor forma com tudo que surgir. Planejamento não é imutável, um planejamento bem feito e que funciona tem que levar em contar justamente a (grande) possibilidade dele ir sendo ajustado conforme o andar da carruagem.

      Curtir

  4. Deixar a casa arrumada para o ano que se inicia sempre é bom, ver tudo limpinho e organizado me dá uma sensação de bem estar que quero levar para 2021. Seu post me deu essa ideia, vou começar a ajeitar tudo por aqui seguindo o método FlyLady, que sigo e gosto muito!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Estou no lento processo de organizar minha vida digital…acho que até o ano acabar eu consigo!
    Também quero revisar minhas metas e criar novas para o ano que vem.
    AMEI o que você falou sobre mantermos os pés no chão e não pensar que porque um novo ano se inicia, que os problemas vão embora. É importantíssimo lembrar disso.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s