Produtividade e Desenvolvimento Pessoal

Ter um blog sobre produtividade me fez buscar aprender cada vez mais sobre o assunto e de forma mais profunda. Antes do blog eu estudava, mas apenas de forma superficial, procurando dicas e conhecimento que eu pudesse aplicar no meu dia a dia. No entanto, o blog me levou a querer entender mais sobre tais dicas, de como e porque elas funcionam (ou não), de buscar compreender porque as pessoas querem ser mais produtivas.

Eu já falei algumas vezes por aqui sobre o meu conceito pessoal de produtividade e, quanto mais eu pesquiso e leio sobre o assunto, mais esse conceito evolui e se consolida. E algo que venho percebendo já há algum tempo é que produtividade e desenvolvimento pessoal tem uma relação bem estreita. E isso é curioso porque muita gente associa desenvolvimento pessoal a livros de autoajuda e muita gente também tem um pé atrás com esse tema. E eu entendo, porque parte do conteúdo produzido nessa área é muitas vezes superficial, cheio de frases prontas e muito generalizado. Mas existem sim coisas que valem a pena serem lidas. Mas se você não se interessa, tudo bem, não precisa abandonar esse post. O desenvolvimento pessoal que eu falo trata de melhoria pessoal em seu sentido mais simples: se aprimorar, melhorar habilidades, ser mais eficiente.

O conceito de desenvolvimento pessoal envolve vários aspectos. Autoconhecimento, desenvolver novas habilidades, melhorar pontos fortes e diminuir pontos fracos, melhorar a qualidade de vida, são apenas alguns desses aspectos. E muitos deles tem tudo a ver com ser mais produtivo. Muitos dos temas que eu já tratei aqui no blog como sendo importantes na busca da produtividade se encaixam nesses pontos que eu mencionei.

Pra começar, tem um post aqui no só sobre a relação entre autoconhecimento e produtividade. Como eu disse lá no começo, não tem nada a ver com autoajuda. Se não ser produtivo é um problema pra você, as dicas de produtividade que você busca tem o objetivo de solucionar esse problema, certo? A questão é que a falta de produtividade pode ter várias causas e sem entender qual é a dificuldade que te atrapalha, você não vai conseguir ou pelo menos vai demorar para conseguir encontrar a solução para esse problema. Daí entra o autoconhecimento. Antes de sair atrás de dicas e de aprender métodos, você precisa ter a percepção de o que causa a sua falta de produtividade e só então escolher a metodologia e a ferramenta certeira para a situação.  Além disso, cada um tem uma rotina diferente e muitas vezes é necessário adaptar métodos e técnicas para que eles funcionem na nossa realidade. E, mais uma vez, isso é autoconhecimento.

mesa computador plantasFoto de Sanni Sahil em Unsplash

Ser uma pessoa produtiva e também uma pessoa organizada passa por adquirir novos hábitos e por uma mudança de mentalidade. Produtividade e organização não são objetivos, são processos que incorporamos ao nosso dia a dia através de diversas ações. E aqui entra o lado do desenvolvimento pessoal que fala de desenvolver habilidades. Por exemplo, disciplina. Disciplina faz parte do trabalho de mudança de mentalidade, no sentindo de transformar um novo comportamento em hábito.

E eu sei que muita gente olha torto para a palavra disciplina, mas a ideia não é ser algo inflexível, sofrido e sim manter constância de ações e atividades, até que elas se tornem hábitos. Porque a partir do momento que algo se torna hábito, a disciplina deixa de ser necessária, pelo menos na maioria das vezes. Precisamos ser disciplinados em nossas ações apenas durante o processo de criação de um hábito. E em termos de produtividade, a disciplina também é necessária quando precisamos fazer tarefas que não queremos ou não gostamos, mas que precisam ser feitas. Ser disciplinado ajuda a se manter focado, traz o autocontrole que dificulta que a procrastinação apareça e se instale. E é uma habilidade a ser aprendida.

Podemos falar também de motivação. É uma das faces da produtividade, já que precisamos de ânimo para realizar nossas tarefas. E eu não estou falando de empolgação e sim de energia para fazer as coisas e de entender porque você faz o que faz. Motivação tem a ver com autoconhecimento, quando precisamos entender o que nos mantém motivados e o que derruba nossa motivação e também com disciplina, no sentido de buscar formas de resgatar a motivação e força de vontade quando elas desaparecem.

computador planner cafe plantinhaFoto de Avel Chuklanov em Unsplash

Por fim podemos falar de qualidade de vida. Se você clicou no link do primeiro parágrafo lá em cima, já sabe qual é o meu conceito de produtividade. E sabe que ele não significa alta performance, nem fazer cada vez mais coisas. A produtividade que eu busco se traduz em fazer minhas obrigações e meu trabalho de forma eficiente para ter tempo para todas as outras áreas da minha vida: família, amigos, lazer, autocuidado. É a gestão de tempo que busca o equilíbrio para fazer o que eu preciso fazer e o que eu gosto de fazer. Na essência, é uma busca por qualidade da vida, outro aspecto do desenvolvimento pessoal.

Uma busca rápida sobre esse termo no Google vai apontar diversas definições, mas todas elas têm uma relação indiscutível com produtividade. Há quem entenda desenvolvimento pessoal no sentido de melhorar a performance no trabalhar e avançar na carreira. Outros indicam que diversas áreas da vida estão envolvidas, tais como administração do tempo, educação financeira, motivação, produtividade pessoal e qualidade de vida.

Podemos concluir que a produtividade é  um dos ângulos sob os quais o desenvolvimento pessoal se expressa. E também que diversas habilidades, comportamentos e atitudes que fazem parte do processo de ser uma pessoa produtiva contemplam a dinâmica do desenvolvimento pessoal. Então, não é a toa que temos aqui no blog uma categoria com esse nome e onde você encontra diversos posts sobre essa temática.

Até mais,

Juliana Sales

8 comentários sobre “Produtividade e Desenvolvimento Pessoal

  1. O autoconhecimento é importante para entendermos as nossas potencialidades e também os pontos fracos. Sabendo até onde e como podemos ir, torna-se mais fácil atingir a produtividade desejada. No meu caso sei que às vezes me falta a motivação necessária e sei que preciso trabalhar mais esse tópico em vários aspectos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu percebi o quanto melhorei depois que comecei a seguir os conselhos de produtividade do seu blog, ler alguns livros que você indicados por você e pela Thaís. São detalhes que só percebi depois de algum tempo, coisa que melhoraram muito a minha semana. Acredito que tenho muita coisas na parte de organização para melhorar e muitos objetos para “desapegar” que ainda estão ocupando um espaço enorme no escritório, mas, espero que o tempo me ajude nessa parte.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Infelizmente disciplina tem sido algo difícil pra mim esses dias. Quero muito mudar a minha rotina e começar a trabalhar no meu desenvolvimento pessoal! Amei o post e os pontos que você argumentou, o seu blog é uma grande inspiração para mim.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s