Preparando a casa para o fim do ano: destralhar, limpar e organizar.

Eu já contei aqui no blog como é minha rotina de limpeza da casa (e disponibilizei também uma planilha que vocês podem usar como inspiração) e no post sobre isso eu escrevi que eu não sou adepta do famoso “dia da faxina”, do tipo tirar um dia inteiro só para limpar a casa toda. Eu prefiro limpar um pouquinho todos os dias e manter as coisas assim. No entanto, é óbvio que de tempos em tempos uma limpeza maior e mais completa acontece. Isso fica claro só de olhar a planilha com o meu cronograma, que lista determinadas tarefas a serem feitas em períodos maiores, por exemplo, a cada três ou seis meses.

Um dos momentos em que essa limpeza maior acontece é no fim do ano. Primeiro, porque seguindo o meu cronograma particular, eu programo certas tarefas que são feitas duas vezes por ano, para serem feitas agora. Segundo, independente do que já consta no cronograma eu gosto de dar uma olhada geral e ver se surgiu alguma nova necessidade que não estava prevista. E terceiro, quem não gosta de curtir as festas de fim de ano e entrar um ano novo com a casa toda limpinha e organizada? Se você vai receber visitas para as festividades ou se vai viajar, fazer isso é ainda mais importante.

E, para começo de conversa, precisamos destralhar. Como eu já repeti aqui inúmeras vezes, não se organiza tralha. Então o primeiro passo de todo processo é esse, destralhar. Vale dar uma geral na casa e ver coisas que podem ir embora: se livrar delas pode trazer uma ar renovado ao ambiente. São vários os motivos que podem te levar a querer se desfazer de algo: não tem utilidade, está estragado, você não gosta mais ou não tem importância. Vale lembrar que destralhar não quer dizer jogar fora. Você pode doar, reciclar, vender. Já tem post aqui no blog com sugestões de coisas que você pode querer destralhar. E o final do ano é uma boa época para desapegar daquelas coisas que acumulamos ao longo do ano e muitas vezes nem percebemos. Sem falar que doações são sempre bem vindas e o que você desapegou pode melhorar o Natal de muita gente. Ou até mesmo o seu próprio, se você tiver alguma coisa que possa vender e garantir um dinheirinho extra. 

sofa almofadas plantas decoracao salaFoto de DesignEcologist em Unsplash

Sempre vale lembrar que o destralhe deve ser um processo permanente, já que nós naturalmente temos tendência a acumular coisas. Essa limpeza geral no final do ano é muito legal, mas o destralhe deve ser contínuo, feito diariamente, como recomendado no método FlyLady. Depois de destralhar começa a limpeza. As tarefas que já constam no meu cronograma a serem feitas são:

  • mandar tapetes e cortinas para a lavanderia (faço isso duas vezes por ano, para uma limpeza completa).
  • contratar uma empresa para fazer dedetização (onde eu morava antes tínhamos muitos problemas com baratas e traças. Onde eu moro agora não é comum, então talvez eu acabe nem contratando esse serviço).
  • limpar aqueles pontos que sempre ficam pra depois na limpeza do dia a dia: tirar eventuais teias de aranha do teto e dos cantinhos, tirar pó de lugares que não costumamos nos lembrar, como chuveiro, lâmpadas e lustres, por exemplo.
  • fazer uma limpeza mais pesada na parede para remoção de manchas e outras sujeiras (também faço a cada três meses);
  • arrastar todos os móveis, inclusive os mais pesados, para limpar. Você pode aproveitar e mudar alguma coisa de lugar se tiver vontade;
  • reorganizar os armários da cozinha, após ter destralhado;
  • o mesmo vale para o guarda roupa, depois de destralhar é hora de reorganizar.
  • idem para o escritório e a área de serviço.

Obviamente não incluí nessa lista as coisas que eu já faço regularmente, apenas as que são feitas com menor frequência.  E depois de tudo limpo e organizado, você pode querer mexer na decoração. Não sei vocês, mas eu adoro decorar a casa para o Natal. Mas independente disso, você pode querer fazer algumas pequenas mudanças ou reformas, apenas para dar uma arejada e uma renovada. Mas são pequenas mesmo, como pintar uma única parede, trocar algum móvel de lugar, trocar capas de almofada, trocar as cortinas. Nada de começar um projeto maior que vai acabar virando uma pendência e se arrastando até o próximo ano.

Assim como os demais posts que eu planejei para esse fim de ano, esse aqui também funciona mais com um pequeno lembrete de coisas que você pode querer fazer nessa época de encerramento de ciclos. São coisas que eu faço e que podem fazer sentido para você também.

Até mais,

Juliana Sales 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s