Manter a casa limpa e organizada não precisa ser algo difícil ou que toma muito do seu tempo. Muitas pessoas estão acostumadas e até gostam de fazer o dia da faxina, quando a casa inteira passa por um limpeza pesada e bem completa. Eu não gosto de fazer dessa forma, prefiro fazer um pouco por vez, o que torna as coisas mais fáceis e eficientes.

No entanto coordenar todas essas atividades requer um pouco de planejamento. Afinal. algumas coisas precisam sim serem feitas todos os dias, enquanto outras são feitas uma vez por semana, uma vez por mês e assim sucessivamente.

Pensando nisso eu crie uma planilha para ajudar a gerenciar todas essas tarefas de casa, que você pode baixar clicando na imagem logo ali no final da página. Esse controle serve tanto para um checklist diário quanto para não se esquecer qual foi a última vez que você fez determinada tarefa e saber, portanto, quando precisa fazer de novo. No post que eu fiz sobre rotina e cronograma de limpeza eu explico em detalhes como funciona esse gerenciamento.

Para usar a planilha é bem simples. Você vai encontrar 3 abas. A primeira é uma lista de tarefas diárias, aquela rotina com atividades que você faz todos os dias. A segunda aba é um cronograma semanal, com atividades a serem feitas toda semana. E na terceira aba temos o cronograma para tarefas mensais, trimestrais e semestrais. Nessa terceira aba você pode marcar a data da última vez que você fez cada tarefa para ter um controle e saber quando precisará fazer novamente.

Lembrando que eu tentei deixar as tarefas de uma forma bem geral, mas elas ainda são baseadas na minha casa e na minha realidade. Então, use a planilha como base e fique à vontade para excluir e incluir tarefas e também para mudar a frequência.

planilha com rotina e cronograma de limpeza da casa