espaço

Guia rápido: as 23 melhores dicas para organizar a despensa e a geladeira

Eu já comentei por aqui a importância de manter organizados os alimentos que você já tem em casa. Manter a despensa e a geladeira organizadas tem diversas vantagens: evitar o desperdício de alimentos (por estragar ou perder o prazo de validade); economizar na hora das compras; não comprar coisas que você já tem ou esquecer de comprar algo que precisa; facilitar na hora de cozinhar e planejar seu cardápio semanal. Em resumo, você economiza tempo e dinheiro.

E além desses dois posts que eu citei, eu já falei algumas outras vezes por aqui sobre como fazer essa organização da sua despensa e geladeira. E, no post de hoje, eu reuni todas as dicas e recomendações para te ajudar a se organizar por aí. Vamos começar.

1. Esvazie a despensa e a geladeira.

2. Para cada item, avalie o estado e verifique a data de validade. Descarte o que estiver vencido ou estragado.

3. Se encontrar algo que não está vencido nem estragado, mas que você não gosta mais ou simplesmente não vai mais consumir, separe para doar. Só vale para o que estiver realmente em bom estado, claro!

4. Limpe e higienize os locais de armazenamento com os produtos de sua preferência.

5. Faça uma lista de tudo o que você já tem guardado. Tanto nos armários quanto na geladeira e no congelador. Essa lista vai funcionar como um controle de estoque. Você pode escrever à mão usando papel e caneta, anotar no aplicativo de notas do celular, no editor de texto do computador e depois imprimir. Escolha o que é mais prático para você.

6. Atualize regularmente a sua lista de controle de estoque. Uma vez por semana? Uma vez por mês? Depende da sua frequência de compra e consumo. Essa verificação frequente te permite saber o que você já tem e o que está faltando e precisa ser comprado.

prateleira de armario com diversos alimentos

7. Uma boa dica na hora da organização da despensa é separar os alimentos por categoria: grãos, temperos, enlatados, molhos, etc. Facilita a visualização e é mais fácil para encontrar as coisas.

8. Outra opção é organizar por refeição: itens do café da manhã, lanche, almoço, etc. Você também pode se basear nas seções padrão dos supermercados: bebidas, massas, enlatados, cereais, padaria, etc. Não tem certo nem errado, o importante é organizar da forma que fizer mais sentido para você.

9. Para evitar o desperdício, coloque mais à frente os itens mais antigos (que foram comprados antes e já estão guardados há algum tempo) e os que têm data de validade mais curta ou próxima.

10. Também esteja atenta às condições ideais de armazenamento para cada alimento.

11. Use potes herméticos para guardar produtos que requerem esse tipo de cuidado para se manterem frescos e não estragarem.

12. Você pode usar cestos ou bandejas para manter juntos os alimentos da mesma categoria. Eles também são úteis para reunir itens pequenos.

13. Sempre que retirar qualquer alimento da embalagem original, coloque uma etiqueta no recipiente onde for guardá-lo, anotando o nome e a data de validade e/ou data em que o produto foi aberto.

14. Dica geral: o que é usado com mais frequência sempre deve ficar à mão.

interior de geladeira organizada com frutas legumes e alimentos em potes

15. Assim como na despensa, na geladeira você também pode categorizar os itens, usando os critérios que fizerem mais sentido para você. Apenas esteja atenta porque alguns alimentos são melhor conversados se ficarem em determinada parte da geladeira, enquanto outros não podem ficar em um lugar específico.

16. Não se recomenda, por exemplo, que os ovos fiquem na porta. As carnes devem ficar na parte mais fria da geladeira. As portas são ideais para armazenar bebidas e itens que não precisam de temperaturas muito baixas.

17. Na gaveta, use organizadores para separar frutas, legumes, verduras e quaisquer outros itens. Manter legumes e verduras em sacos plásticos ou potes fechados ajuda a evitar que ressequem ou murchem.

18. Prefira usar potes transparentes e com fechamento hermético, especialmente para guardar sobras. É mais fácil visualizar o conteúdo e um pote bem fechado evita que o cheiro (de uma comida muito condimentada, por exemplo), se espalhe no interior da geladeira.

19. O uso de potes quadrados ou retangulares otimiza o uso do espaço, facilitando o encaixe. Isso também vale para a despensa.

20. Evite que a geladeira fique superlotada, porque isso atrapalha a circulação adequada do ar frio.

prateleiras de alimentos em um supermercado

21. Na hora de ir às compras leve sempre uma lista do que vai comprar. Comece verificando o seu controle de estoque (dicas 5 e 6). Veja os itens que estão faltando e que precisam ser repostos.

22. Acrescente itens de uma refeição específica que você vai preparar ou alguma coisa que você simplesmente está com vontade de comer. O planejamento prévio das refeições evita desperdício do que você já tem e também que falte algum ingrediente para uma receita que você queira fazer.

23. Defina uma frequência de compras (uma vez por semana? Uma vez por mês?) para determinar as quantidades a serem compradas. Uma recomendação é fazer compras grandes mensais e compras semanais de perecíveis e produtos frescos, como frutas e legumes.

E essas são as principais dicas para manter sua geladeira e despensa em ordem, evitando o desperdício e economizando na hora das compras. Nos posts que eu linkei lá no primeiro parágrafo tem explicações mais detalhadas sobre planejar seu cardápio semanal e sobre criar e organizar sua lista de compras. Vale lembrar que os mesmos princípios de planejamento de compras e controle de estoque valem também para produtos de limpeza e higiene.

Espero que as dicas sejam úteis para vocês.

Até mais,

Juliana Sales

Sobre mim

Engenheira, apaixonada por livros, animais, fotografia e natureza. Produtividade e organização são assuntos que sempre fizeram parte da minha vida e esse blog é para falar sobre o assunto, mas sem cobranças nem idealizações e sim para viver uma vida mais leve, tranquila e com propósito.

Categorias

arquivos

Newsletter

pesquisar

Comments

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com