A metodologia OKR é muito conhecida no ambiente empresarial. Diversas empresas conhecidas e bem sucedidas, tais como o Google, o Twitter, o Walmart, a utilizam para criar um plano estruturado para alcançar suas metas. OKR pode ser definido como um conjunto de objetivos que, ao serem alcançados, contribuem para os objetivos macro de uma organização (fonte).
O OKR nada mais é do que um processo simples de definição de metas e que permite alinhar e engajar todos os funcionários em busca de atingir as metas estabelecidas. O conceito foi criado por Andy Grove, CEO da Intel nos anos 70. No final dos anos 90 a metodologia se tornou conhecida quando John Doerr, um investidor em empresas de tecnologia, a apresentou ao pessoal do Google.
A ideia do uso do OKR nas empresas é traçar uma política efetiva de cumprimento de metas. Entretanto, metas não são exclusividade de empresas. Todos nós temos nossas metas pessoais. E se uma metodologia é boa o bastante para ser usada por empresas conhecidas para bater suas metas, nada impede que ela possa ser usada em termos pessoais, para nos ajudar a alcançar nossas metas particulares.
A metodologia é relativamente simples e se baseia em dois parâmetros: objetivos e resultados chave (daí o nome OKR, do inglês Objective and Key Results). Objetivo é a sua meta, aquilo que se deseja alcançar. Resultados chave são pontos mensuráveis que permitem que você trilhe o caminho em direção a sua meta. Vamos falar um pouco mais sobre esses parâmetros.
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Objetivos
Seu objetivo é a sua meta. Mas para que uma meta vaga e idealizada seja atingida ela precisa ser expressa por meio de um objetivo específico e concreto. Eu já falei um pouco disso em um post aqui do blog sobre a metodologia SMART, que também ajuda a tornar suas metas realizáveis. Uma meta pode ser só um desejo abstrato. Mas um objetivo, quando bem traçado, se traduz em algo a ser alcançado através da execução de várias tarefas que juntas se tornarão o objetivo realizado.
Um objetivo OKR deve ter descrições qualitativas do que se deseja alcançar. Deve ser facilmente memorizável. É importante que ele seja curto, simples e inspirador. Pode parecer bobagem, mas a forma de escrever o seu objetivo faz toda a diferença. Quando você está fazendo uma tarefa difícil, chata ou cansativa, fica mais fácil lidar com ela e encontrar motivação se você mantém seu objetivo em mente. E para isso o seu objetivo deve ser curto e simples, para ser fácil de se lembrar e de se entender. Deve ser inspirador para que você se sinta estimulado a realizar as tarefas mais complicadas e entendiantes para alcançá-lo.
Resultados Chave
Os resultados chaves estão diretamente ligados ao seus objetivos. Cada objetivo deve ter alguns resultados chave. São aquelas situações que devem ser alcançadas para permitirem a conclusão do objetivo. Além disso, os resultados chave devem ser mensuráveis, pois tais medidas é que indicarão se você está progredindo ou não em relação ao seu objetivo.
Os resultados chave não são tarefas. Eles são medidas que permitem controlar a execução das tarefas. É importante que eles sejam quantitativos e que possam ser facilmente medidos. O recomendado é que cada objetivo tenha de 2 a 5 resultados chave.
Para entender melhor como funciona a dinâmica do objetivo e dos resultados chave, podemos recorrer a fórmula de Doerr. Sim, o mesmo que eu mencionei no começo do post e que foi o responsável por espalhar a metodologia OKR. Doerr tem uma fórmula extremamente simples para traçar metas e que reflete perfeitamente o funcionamento da metodologia OKR.
A fórmula é a seguinte:
Eu vou _________(1)____________ medido por ________(2)__________.
Os espaços em branco devem ser preenchidos respectivamente por: (1) Seu objetivo e (2) Seus resultados chave. Essa fórmula permite escrever suas metas de forma adequada porque ela descreve o que você vai realizar (seu objetivo, no espaço 1) e como vai medir a sua evolução em direção ao que quer realizar (conjunto de resultados chave, espaço 2).
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No final das contas a metodologia é extremamente simples:
- defina seu objetivo. Se for algo de longo prazo, quebre-o em sub objetivos menores. A metodologia OKR propõe ciclos de metas curtos, que podem ser constantemente revisados e aprimorados. Então se o seu objetivo precisar de um prazo maior para ser realizado, divida-o em etapas, onde cada etapa tem um objetivo no qual é aplicado o OKR.
- tente não ter muitos objetivos ao mesmo tempo. O OKR é um exercício de priorização, escolha apenas os objetivos mais importantes para você. Senão você corre o risco de ter uma lista com várias metas para as quais não haverá tempo suficiente para se dedicar a todas elas.
- determine de 2 a 5 resultados chaves para cada objetivo.
A partir daí é pura organização de tarefas. Identifique as ações necessárias para alcançar cada resultado chave e planeje seus dias para realizar tais atividades. Lembre-se sempre que não adianta traçar metas, fazer um excelente planejamento, se você não trouxer isso para o seu dia a dia, executando de fato as tarefas que precisam ser feitas. Definição de metas e planejamento são apenas ferramentas para que suas ações contribuam para realizar seus objetivos.
Por fim, duas observações sobre o OKR antes de finalizar o post. A proposta da metodologia é de utilizar ciclos curtos, para que o processo se torne mais dinâmico. Em empresas, o recomendado é que se divida os objetivos anuais em objetivos trimestrais, ou seja, trace metas para um período de três meses e ao final deles revise, analise, aprimore e passe para a próxima etapa, para mais um período de três meses. Para as suas metas pessoais você é quem define de quanto tempo será o seu ciclo.
Tome cuidado para não transformar o OKR em uma lista de tarefas. Não é para listar tudo o que você quer ou precisa fazer. É para traçar os seus objetivos mais importantes atrelados a resultados que podem ser medidos e avaliados. Como eu disse antes: priorize. O importante é entregar resultados e não uma lista de tarefas todas riscadas mas que não contribuíram em nada para o seu objetivo.
Me contem nos comentários: como vocês traçam suas metas? Como fazem para que elas não fiquem esquecidas no fundo da gaveta? Acham que a metodologia OKR pode ajudar?
Até mais,
Juliana Sales
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