5 dicas de produtividade para quem trabalha e estuda

Janeiro está chegando ao fim e logo acontecerá o mesmo com as férias escolares. Tenho ouvido e visto por aí em comentários de redes sociais, pessoas se preparando para a “batalha” de volta as aulas, especialmente quando se trata de pessoas que trabalham e estudam.

Felizmente, eu tive a grande oportunidade de me dedicar somente aos meus estudos até concluir minha graduação. Quando fiz meu mestrado e minha especialização, aí sim, já estava no mercado de trabalho, então entendo um pouco de como pode ser cansativo conciliar estudos e trabalho.

Esse post então traz algumas dicas de como lidar melhor com seu tempo e como se manter produtivo quando se trabalha e se estuda simultaneamente. Essas dicas podem ser úteis nas mais diversas situações: para quem trabalha e faz faculdade/pós graduação; para quem trabalha e quer começar algum curso; para quem trabalha e estuda para concurso. Vamos a elas.

Planejamento é essencial

Com tantas atividades a serem feitas é indispensável planejar como será o uso do seu tempo para dar conta de fazer todas as suas tarefas. A falta de tempo talvez seja o maior problema de quem trabalha e estuda. E para administrar bem o seu tempo é recomendável um bom planejamento.

Tal planejamento envolve traçar rotinas para as situações de trabalho e estudo; estabelecer momentos de descanso; definir quais momentos serão dedicados ao trabalho e quais aos estudos. O planejamento deve ser flexível o suficiente para permitir que você lide com eventuais imprevistos (e acredite, eles vão aparecer) de forma mais tranquila.

Tenha um cronograma sempre em mãos com os prazos referentes às suas atividades profissionais e estudantis. Tenha consciência de quanto tempo é necessário para realizar suas tarefas e seja proativo, comece a trabalhar nelas tão cedo quanto possível. Um cronograma bem definido ajuda a distribuir suas atividades ao longos dos dias sem se sobrecarregar e sem permitir que as coisas se acumulem.

laptotp notebook livros mesa

Foto de freddie marriage em Unsplash

Não seja multitarefa

Eu já falei aqui no blog sobre o quanto a multitarefa pode ser prejudicial a produtividade. Então, quando for fazer o seu planejamento defina bem quais serão seus horários de estudo e de trabalho. Não estude para uma prova enquanto está em um reunião de trabalho. Não resolva pendências de trabalho durante seu horário de aulas.

Claro que isso não quer dizer que você não possa aproveitar eventuais momentos livres no seu trabalho para estudar, por exemplo. O ponto é querer fazer as duas coisas ao mesmo tempo, alternando entre uma e outra seguidamente.

Por isso é tão importante se planejar e definir horários específicos de estudo e trabalho. Especialmente se você estuda à distância ou se trabalha home office. Tome cuidado para que as tarefas não se misturem e evite passar tempo demais em um tipo de atividade, descuidando da outra.

Aproveite bem seu tempo livre

Essa dica é interessante para quem tem horários fixos de estudo e trabalho, por exemplo, trabalho das 8h as 18h e faculdade das 19h as 23h. Nesse caso, é bom saber aproveitar com sabedoria qualquer tempo disponível que apareça: os intervalos de café no trabalho, o horário de almoço, o tempo gasto no deslocamento, os intervalos de aula.

Se quem trabalha com home office e/ou faz algum curso EAD tem que tomar um cuidado maior ao dividir seu tempo de forma equilibrada entre as diferentes tarefas, quem tem horários rígidos sofre por não conseguir definir seu tempo livre da forma que melhor lhe agrada. Então, cada momento que não é obrigatoriamente destinado ao estudo ou ao trabalho deve ser bem aproveitado.

Algumas sugestões:

  • quando estiver estudando faça resumos, que você pode aproveitar para ler no intervalo do café no trabalho;
  • aproveite para fazer alguma leitura necessária (artigo, livro) enquanto estiver no transporte público ou durante o almoço;
  • também é possível ouvir audiobooks ou podcasts enquanto se desloca entre um local e outro ou quando se está fazendo alguma atividade física.

É importante lembrar que aproveitar o tempo livre quer dizer também usar esses momentos para descansar, relaxar e se divertir. Ninguém é uma máquina para pensar só em trabalho/estudo o tempo todo. Momentos de descanso são fundamentais, tanto para a mente quanto para o corpo.

cafe mao lapis papeis anotacao

Foto de Green Chameleon em Unsplash

Seja mais eficiente no seu trabalho e ao estudar

Uma vez que você definiu seus horários de trabalho e estudo, seja o mais eficiente possível enquanto estiver executando suas tarefas. No trabalho, delegue tarefas sempre que possível, tenha um checklist para coisas que você precisa fazer periodicamente (todo dia, toda semana), estabeleça rotinas, tenha um lista de tarefas  e destaque de forma clara suas prioridades, mantenha seu espaço de trabalho organizado.

Você pode querer usar técnicas para melhorar seu foco e uma boa opção é o método Deep Work. Quando for estudar escolha um método de estudo que funcione bem para você: algumas pessoas aprendem melhor lendo, outras escrevendo, outras com a aula expositiva tradicional. Encontre um método que atenda suas necessidades. Aqui tem algumas dicas de como melhorar a sua produtividade nos estudos.

O segredo para não deixar que seu trabalho interfira no bom andamento dos seus estudos e vice-versa é se dedicar 100% ao que você está fazendo no momento, com foco total e com o máximo de produtividade. Assim, você não carrega tarefas intermináveis e pendências de um lado para o outro.

Cuide da sua saúde

É clichê mas é verdadeiro. Para se dedicar simultaneamente em duas frentes você precisa de energia e disposição. E para isso é essencial estar saudável. Cuide do seu sono, não durma demais nem de menos. Não pense que sacrificar seu sono é uma boa ideia porque com o passar do tempo o resultado é um cansaço crônico, estresse, dificuldade de concentração e queda da produtividade. Claro que isso pode ser necessário de vez em quando, mas não permita que se torne uma rotina.

Cuide também da sua alimentação, coma bem e consuma alimentos saudáveis. Nem pensar em pular uma refeição “por falta de tempo”. Seu corpo precisa de energia. Faça atividades físicas sempre que possível, porque ajudam a se manter disposto.

Realmente não é das tarefas mais fáceis ter que harmonizar uma rotina de estudos com o trabalho. É importante manter-se produtivo em ambas as áreas, para que uma não prejudique o bom andamento da outra. E é para isso mesmo que o blog existe, para apresentar e explicar tanto quanto possível sobre produtividade, organização e administração do tempo.

Se você está lidando com essa jornada dupla, me conta: qual a sua maior dificuldade? Acha que as dicas do post vão te ajudar? Tem alguma dica que queira compartilhar? É só dizer nos comentários!

Até mais,

Juliana Sales

 

 

11 comentários sobre “5 dicas de produtividade para quem trabalha e estuda

  1. Essa dupla jornada é terrível e quando e tripla…Trabalhar, estudar cuidar da casa…Ufa é necessário um super planejamento!

    Curtido por 1 pessoa

  2. A rotina de trabalho e estudo simultâneos é realmente muito desgastante e merece todo um planejamento especial. Concordo que não se deve pular refeições, cuidar da saúde é fundamental.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olha, concordo plenamente com o tópico “Cuida de sua saúde”, pois ano retrasado o stress do dia a dia me derrubou no final do ano e precisei tirar licença de 3 meses. Nunca mais desejo passar por isso, portanto todos deveriam seguir suas dicas que estão perfeitas para poder levar nossa vida que é super corrida.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Hoje tenho plena consciência do quão privilegiada eu sou por poder estudar sem precisar trabalhar. Meus pais sempre visaram bastante o meu futuro, e hoje eu basicamente ganho dinheiro trabalhando de babá, mas nada fixo ou que me atrapalhe na hora de fazer as coisas que eu gosto.
    O seu post é extremamente útil para quem tem que se virar em dois para consegui trabalhar e estuda e ainda manter a saúde mental!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oi Juliana, não faço jornada dupla de estudo e trabalho, mas já fiz e foi uma loucura. Me sai bem ao que tudo indica, mas foi complicado até encontrar um ritmo meu. Olha eu falando disso de novo.
    Hoje, o meu problema é relacionado a mistura de trabalho. me programo para fazer uma coisa e de repente estou a fazer outra. Hoje mesmo aconteceu, deveria trabalhar o capítulo de um livro e quando percebi estava totalmente entretida com outro.
    Enfim, a mente segue seus próprios caminhos, mas odeio procrastinar, mas também não adianta ralhar porque me torno improdutiva. rs

    bacio

    Curtido por 1 pessoa

  6. Olá! Como sempre, super valorizo as suas dicas! Sabe que acabei de ler um texto maravilhoso lá no blog da Lunna sobre metas e nos exigir demais com elas?! Eu adorei!
    Concordo que planejar seja o pontapé inicial. Inferindo em seu post a análise do citado, da Lunna, digo que tento o tempo inteiro me policiar para não me castigar com excesso de metas, mas confesso que às vezes coloco muitas e ao não conseguir dar conta, me frusto. Entretanto, já até melhorei bastante! A gente tem que se superar, não é verdade!? 😉
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oie!!

    Hoje em dia eu estou somente trabalhando e cuido da casa. Mas já tive essa jornada de casa, estudo e trabalho e foi extremamente desgastante. As horas livres, eu só pensava e conseguia dormir e dormir de tamanho cansaço.
    Achei as dicas extremamente válidas e mais ainda a de cuidar da saúde.
    Excelente post!

    bjs
    Fe

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Fernanda! Esse jornada dupla (ou tripla) é mesmo muito cansativa. Por isso acho importante fazer um esforço para cuidar da saúde, dormir e se alimentar bem, porque senão não conseguimos fazer mais nada além das obrigações, e ninguém quer viver assim, não é?

      Curtir

  8. Sempre procuro no Pinterest métodos que ajudam na concentração, estudo e trabalho ❤ O método que estou tentando aderir é o Pomodoro, e posso dizer que os resultados estão me agradando muito!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oi Juliana, tudo bem? Esse ano eu comecei a fazer outra faculdade após, alguns anos parada e tenho percebido que fazer a jornada tripla (trabalho, casa e faculdade) está sendo bem mais complicado do que eu lembrava, mesmo o meu esposo me ajudando com as atividades domésticas, algumas coisas eu preciso resolver sozinha. Por isso, tenho usado muito alguns métodos de concentração principalmente, quando estou na frente do computador estudando ou fazendo algum trabalho, porque tenho sérios problemas com a procrastinação..rs!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s