espaço

Comece o ano organizada: planejamento para janeiro

Sim, eu sei que o ano ainda não acabou, mas quem me acompanha sabe que aqui trabalhamos com planejamento e isso requer certa antecipação. De forma geral eu faço o meu planejamento mensal na última semana do mês que está acabando, mas como eu sempre me dou férias entre o Natal e o Ano Novo (até porque tem meu aniversário no meio), eu já vou adiantando as coisas por aqui.

O planejamento mensal de janeiro, especificamente, pode ter algumas diferenças para os demais meses, já que também é o começo do ano e certos acontecimentos são específicos dessa época. Mas vamos começar falando do planejamento mensal básico e depois sobre as particularidades.

Seguindo o padrão dos meus planejamentos, o primeiro passo é verificar compromissos e eventos previamente agendados para o mês: pego o calendário (eu faço uma visão mensal no meu bullet journal, mas você pode usar seu planner, a agenda do Google, o que preferir) e anoto lá tudo que já tem data e hora marcadas (e que já estava no meu planejamento anual).

Feito isso, é hora de verificar a lista de projetos, que eu expliquei no post sobre como se planejar em 2022. Considerando a distribuição que eu fiz dos meus projetos ao longo do ano, quais eu programei para trabalhar em janeiro? Lembrando que podemos ter projetos que vão começar nesse mês e se estender ao longo de outros meses; projetos que vão começar e terminar em janeiro mesmo; e projetos que já vem do ano anterior e que continuarão a serem trabalhados, podendo ser concluídos ou não nesse primeiro mês. Esses projetos serão as prioridades do mês e também a base para fazer o planejamento semanal. Lembrando que aqui eu só listei os projetos ao quais quero me dedicar. Na hora de planejar cada semana é que serão definidas as ações/tarefas a serem realizadas.

planejamento janeiro post blog produtivamenteFoto de Glen Carrie em Unsplash

Até aqui, temos um planejamento mensal básico, feito da mesma forma todos os meses. Mas como eu disse no começo, janeiro tem suas particularidades e é bom começar a se planejar para elas já. Vamos falar primeiro de férias, já que muita gente tira férias exatamente nesse mês. Planejar nossas férias é como planejar qualquer outro evento na nossa vida. Principalmente se você for viajar.

Para quem vai ficar em casa, o planejamento das férias é bem simples. Na verdade, uma pequena lista de coisas que você quer fazer já resolve. Sabe aquele filme que faz tempo que você quer assistir, aquela série que quer maratonar ou livro que quer ler? Anote os nomes em uma lista. Não é nada rígido, apenas uma simples lista de consulta para aquele momento “quero assistir alguma coisa e não sei o quê”. O mesmo vale para qualquer coisa que você sempre diz que quer fazer, mas “não tem tempo”: um hobbie, um curso, uma visita a algum lugar da sua cidade, um encontro com amigos. Mais uma vez, não é que você tenha que fazer tudo que está na sua lista durante as férias. É apenas um lembrete, para que depois você não se lamente por não ter feito alguma coisa quando estava com tempo livre.

Já se você vai viajar, o planejamento da viagem requer um pouco mais de cuidado. Essa é uma situação em que criar checklists vai te ajudar muito. Por exemplo, você pode criar uma lista com tudo o que você precisa colocar na sua mala. Também é legal fazer uma lista de providências a tomar antes da viagem: checar as reservas do local de hospedagem, fazer o check-in antecipadamente (se for uma viagem de avião), comprar as passagens com alguns dias de antecedência (se for uma viagem de ônibus), fazer uma revisão completa do carro (se for usá-lo para viajar).

Também é uma boa ideia deixar a casa preparada para quando você chegar da viagem encontrar tudo ok. Algumas coisas que você pode considerar: esvaziar lixeiras, não deixar louça suja acumulada, não deixar nenhum alimento perecível que possa se estragar enquanto você está fora (frutas, por exemplo. Consuma antes da viagem ou doe). Imagine que chato voltar de uma viagem e encontrar a casa toda desarrumada? Programe-se então para deixar tudo pronto para quando você voltar; se for o caso de contratar alguém para fazer isso, informe bem as datas. Outra dica: desligue da tomada os aparelhos eletrônicos, já que vão ficar um bom tempo sem uso, isso pode fazer diferença na sua conta de energia. Se for precisar que alguém vá ate sua casa periodicamente para cuidar das plantas ou recolher a correspondência combine tudo em detalhes e antecipadamente. Todas essas providências podem ser mais um checklist.

calendario visao mensalFoto de Kyrie kim em Unsplash

Voltar de férias e se readaptar a rotina de todos os dias nem sempre é tão fácil. Por isso antecipe e planeje qualquer coisa que possa ajudar nessa volta. Deixe a casa em ordem, como eu falei no parágrafo anterior. Se for possível, programe-se para voltar de viagem alguns dias antes de ter que voltar de fato ao trabalho. Programe a primeira semana de forma mais leve: não agende muitas reuniões ou compromissos, não queira executar um milhão de tarefas. Se dê um espaço de manobra para a retomada do ritmo. Se você seguiu a dica de voltar de viagem alguns dias antes, tire um desses dias e planeje as tarefas de volta ao trabalho: com quem você precisa falar primeiro, quais tarefas precisa fazer de forma inadiável na primeira semana.

Por fim, acho importante falar do planejamento financeiro de janeiro. É necessário estar atento às datas de pagamento típicas desse mês, como IPVA e  IPTU. Avalie com cuidado se é melhor pagar a vista ou parcelado. Temos ainda a volta às aulas, suas ou de seus filhos: tem a taxa de matrícula para pagar, a primeira mensalidade do ano, a compra de material escolar. Isso sem falar dos gastos com a viagem de férias, se for o seu caso. Planeja-se bem para não estourar seu orçamento e evite ao máximo começar o ano já fazendo dívidas.

Esse é o último post dentre os que planejei com temas que acho importantes de serem lembrados nessa época do ano. Falamos de revisar o ano, de destralhar e organizar a casa, de planejar as comemorações de natal e ano novo, de planejar o ano e agora sobre as particularidades para o planejamento do mês de janeiro. Eu compartilhei as coisas como eu faço e eu espero que tenha sido útil para vocês: se não quiserem fazer igual, usem como inspiração para criar o seu processo pessoal.

Até mais,

Juliana Sales

Sobre mim

Engenheira, apaixonada por livros, animais, fotografia e natureza. Produtividade e organização são assuntos que sempre fizeram parte da minha vida e esse blog é para falar sobre o assunto, mas sem cobranças nem idealizações e sim para viver uma vida mais leve, tranquila e com propósito.

Categorias

arquivos

Newsletter

pesquisar

Comments

Uma resposta para “Comece o ano organizada: planejamento para janeiro”.

  1. Avatar de Lunna

    Meu planejamento está meia boca… mas, está nessa situação desde o ano anterior, aliás, a pandemia parece que cancelou dias-semanas-meses e está complicado se organizar. Eu fiz muita coisa sem planejamento. Tudo aconteceu e eu nem sei como. Não gosto disso, mas pelo menos não fiquei imobilizada como muitas pessoas.
    Ainda não consigo pensar 2022… janeiro é algo que nem aparece no meu horizonte e, o pior, é que daqui a pouco. A que horas acaba essa bendita pandemia? rs

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com