Eu já falei inúmeras vezes aqui que produtividade não tem nada a ver com se ocupar mais. Produtividade é uma forma de trabalhar para alcançar seus objetivos de forma mais eficiente. É o caminho para atingir suas metas.
De vem em quando eu vejo pessoas dizendo que não conseguem ser produtivas. Que não saem do lugar, não obtém resultados e não conseguem alcançar seus objetivos. Algumas até dizem que já tentaram diversos métodos e nada funcionou. Longe de mim querer generalizar, mas a impressão que eu tenho nesses casos é que o problema não são os métodos e sim a forma como eles são usados.
Como eu disse, produtividade é uma ferramenta para realizar suas metas. Se você não consegue ser produtivo usando nenhum método, quem sabe o problema esteja nas suas metas. Ou melhor, na forma como você as define.
A princípio, ter metas parece ser algo absurdamente simples. Todos temos metas, coisas ou situações que desejamos conquistar. Entretanto quando uma meta é muito ampla, muito geral ou muito longa, por exemplo, fica um pouco difícil traçar o caminho que nos levará a ela. Isso porque, alcançar qualquer meta requer planejamento e organização, e não dá pra planejar etapas e organizar tarefas se não conseguimos traduzir uma meta em ações para concretizá-la.
Existem diversas dicas, sugestões e metodologias que ajudam a traçar nossas metas de forma mais eficiente. Para começo de conversa, você deve garantir que sua meta não seja nem muito fácil nem muito difícil. Uma boa meta é desafiadora sem ser inviável. Metas muito fáceis não nos desafiam e mantém nossa mente muito relaxada. Metas difíceis demais nos levam a desanimar e cair na procrastinação quando percebemos a distância que nos separa de nosso objetivo.
Além disso, diversos especialistas concordam que uma meta deve ter cinco características específicas para que ela se torne realizável. Essas caraterísticas são a base do método SMART.
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A metodologia SMART
Acredita-se que a metodologia SMART tenha sido desenvolvida por volta de 1981, por George T. Doran, consultor e especialista em planejamento corporativo. Como diretor de planejamento corporativo, Doran acreditava que os executivos e administradores em geral tinham dificuldades para traçar objetivos significativos, que realmente traduzissem resultados a serem alcançados. Após estudos, ele definiu que cada objetivo traçado deveria ter certas características específicas que permitiriam de fato sua realização (fonte).
Essas características são as letras que formam a palavra “smart”, do inglês: Specific (específico), Measurable (mensurável), Attainable (atingível), Relevant (relevante) e Timely (temporal).
Assim, ao se estabelecer uma meta, devemos defini-la de forma que ela atenda, tanto quanto possível, cada uma dessas características. Vamos vê-las com mais detalhes.
Específica
Qualquer meta ou objetivo deve ser o mais específico possível. Evite metas genéricas. Identifique quem está envolvido, onde, quando, porque você quer alcançar aquela meta, quais os critérios necessários para que ela seja alcançada.
Por exemplo: substitua “emagrecer” por “perder 5 quilos”; “fazer atividade física” por “ir a academia 3 vezes por semana”; “estudar mais” por “estudar 2 horas todos os dias”. Deu para entender a ideia? Deixe o mais claro possível, detalhe qual é a meta.
Mensurável
Aqui estamos falando de números. Pelos exemplos do parágrafo anterior, já deu para perceber: 5 quilos, 3 vezes por semana, 2 horas. Pensar em termos de número torna a meta mais real. Trabalhar com números estimula o cérebro, além de permitir acompanhar o progresso de nossas ações. Observar o andamento das tarefas mostra que estamos saindo do lugar e isso funciona como um fator de motivação.
Então, determine quanto é o resultado esperado e quanto tempo será necessário para consegui-lo. Estabeleça pontos de referência ao longo do caminho que te permitam medir seu progresso. E saiba como você vai fazer essa medição.
Atingível
Esse ponto é essencial. Metas irrealizáveis acabam com nossa produtividade. Ao perceber que estamos trabalhando muito e, ainda assim, estamos longe de alcançar nosso objetivo, damos espaço para a desmotivação e a procrastinação.
Defina metas que de fato podem ser alcançadas levando em conta seus recursos disponíveis: tempo, dinheiro, conhecimento, disponibilidade de outras pessoas para ajudar, esforço, foco, energia. Por exemplo, não adianta estar determinado e disposto a se esforçar se você precisa de alguma forma de outra pessoa que não está interessada em ajudar.
Ainda nesse ponto, não hesite em redefinir e adaptar a sua meta a realidade sempre que for necessário.
Relevante
Buscar uma meta requer tempo, esforço, dedicação. Se o que você busca não for realmente importante, dificilmente você estará disposto a investir seu tempo e energia nas tarefas.
Então, faça com que suas metas tenham significado, estejam ligadas a um objetivo maior e venham de encontro ao seu propósito de vida.
Mais do que isso, tenha consciência de porque você está perseguindo aquele objetivo, e qual é a importância de realizar aquela meta.
Temporal
Agora estamos falando de prazos. Ao definir cada etapa que vai te levar até sua meta, estabeleça datas de início e de término. Prazos trazem senso de urgência e ajudam a evitar a procrastinação. Prazos também possibilitam estabelecer cronogramas.
É importante estipular um prazo para conclusão por que se não o fizermos, certamente a Lei de Parkinson entrará em ação. Essa lei diz que “o trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”. Então, quando não temos uma data limite para concluir qualquer coisa, tendemos a enrolar e alongar a tarefa desnecessariamente. Já que não há uma data certa para finalizar o trabalho, acabaremos sempre “deixando para depois”.
São essas as características indicadas pela metodologia SMART para traçar metas inteligentes e realizáveis. Existem algumas variações quanto ao significado de algumas letras na sigla, mas de forma geral o sentido permanece o mesmo.
Alguns apontam o A como significado de “atribuível” ao invés de “atingível”, indicando nesse caso que se deve estabelecer quem é o responsável por executar determinada ação. R também pode ser encontrado como “realista” no lugar de “relevante”, tendo nesse caso significado semelhante a “atingível”.
Existe ainda a sugestão do uso da sigla SMARTER, com as duas últimas letras significando, respectivamente, Evaluable (avaliável) e Revisable (revisável). Avaliável se refere à análise de uma meta para avaliar até que ponto ela foi alcançada. Revisável representa a possibilidade de adaptação da meta em si ou das ações necessárias para chegar até ela.
Nós estamos praticamente no meio do ano e esse papo sobre metas me fez pensar em uma coisa: como estão as suas metas de ano novo? Aquelas mesmo que você garantiu que ia cumprir esse ano. Estão bem encaminhadas ou ficaram esquecidas na gaveta antes mesmo do fim de janeiro? Se for esse o caso, que tal rever essas metas usando a metodologia SMART? Se você quiser tem também um post aqui no blog com dicas de como realizar suas metas. Você pode não acreditar mais ainda temos muito tempo pela frente até o final do ano. Vamos fazer esses objetivos serem alcançados?
Até mais,
Juliana Sales
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